sábado, 31 de outubro de 2020

COVID-19: MORTES E PICO DE CONTAMINAÇÃO EM CIDADES DA REGIÃO DA BACIA DO PARAMIRIM APAVORA POPULAÇÃO QUE EXIGE PROVIDÊNCIAS



Consórcio da Bacia do Paramirim deverá realizar videoconferência nesse domingo (01) para que gestores decidam sobre novas medidas para conter o alarmante avanço da COVID-19.

A região vive momentos de extrema comoção nos últimos dias, com o avanço assustador da contaminação pelo novo Coronavírus, mortes de jovens, adultos e idosos, existindo inclusive uma espécie de lockdown no município de Ibipitanga, que sofreu com 04 óbitos em poucos dias, possuindo ainda pacientes gravíssimos em UTIs, ultrapassando a média de 202 casos confirmados da doença, de acordo com o boletim de 30/11. O crescimento da contaminação de forma assustadora na maioria dos municípios do Vale do Paramirim, vem sendo atribuído às aglomerações em período eleitoral.


Conforme noticiado hoje (31) pelo nosso portal, o Vereador e candidato à reeleição em Livramento, Paulo Lessa, faleceu nessa madrugada em consequência do agravamento da doença. O fato chocou a população local que convive com perdas humanas e também possui um elevado número de casos confirmados, eram 330 em 27/10. A pandemia avança com força e é o principal assunto no Vale do Paramirim, pois já ultrapassa a casa de mil infectados. Diante disso, órgãos e profissionais de saúde, orientam gestores e demais autoridades, para que sejam tomadas medidas urgentes no sentido de impedir o descontrole, o que poderá provocar um verdadeiro caos no sertão.


Pensando nas condições precárias de atendimento, a ausência de leitos de UTIs, complicações para a remoção de pacientes, pois não é possível transporte aéreo no período noturno, considerando a elevação geral dos casos na Bahia e a diminuição das vagas em hospitais especializados, a população é tomada pelo temor e já manifesta tal angústia, exigindo dos gestores, a maioria em campanha eleitoral, que tenham bom senso e reúnam-se para em conjunto, tomarem as medidas necessárias, que evitem qualquer tipo de aglomeração, aumentem a fiscalização e assim diminuam a onda do contágio em uma região que não possui suporte para os enfermos.


Nossa reportagem entrou em contato com o Prefeito Roberval Meira, que é presidente do Consórcio da Bacia do Paramirim, bem como, com o Secretário Executivo do órgão Dr. Leonardo Costa, que manifestaram muita preocupação e sensibilidade para com esse fenômeno, informando que está prevista uma reunião extraordinária com os gestores, se possível já neste domingo (01), para deliberarem sobre o assunto. Também o Ministério Público Estadual, deve se manifestar sobre o assunto, afinal, está em jogo vidas humanas, que estão sendo expostas pelo alvoroço desenfreado das campanhas eleitorais.

FONTE: JORNAL O ECO

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário