sexta-feira, 2 de outubro de 2020

ELEIÇÕES EM MACAÚBAS: SAIBA QUEM SERÃO OS CANDIDATOS A PREFEITO, VICE-PREFEITO E VEREADORES, ESCOLHAM OS MAIS PREPARADOS E EXPERIENTES

Macaúbas conta com 86 candidatos a vereador, 33.940 eleitores e destes 50,3% são mulheres.

Macaúbas, com 50.161 habitantes, conforme estimativa 2020 do IBGE, tendo 33.940 eleitores aptos a votarem nestas eleições municipais e, os números curiosos apontam que as mulheres são maioria do eleitorado, representando 50,3% do total, contra 49,7% dos homens, no entanto, a maioria dos candidatos a vereador são do sexo masculino, uma desproporção que não deveria existir. Dos 86 candidatos há apenas 28 candidatas mulheres, o que representa quase 30% do quadro total, isso devido a uma exigência da Lei Eleitoral, onde os partidos políticos devem reservar vagas para mulheres. É possível que muitas das candidatas estejam apenas “preenchendo” vagas, para atender a legislação – no entanto, caso isso seja comprovado, é possível penalização por parte da Justiça Eleitoral que está de olho nestas “manobras”.

Hoje, a Câmara Municipal de Macaúbas, conta com apenas 01 mulher, o que mostra a pouca representatividade feminina no Legislativo Municipal, por outro lado, o número de mulheres em cargos de primeiro escalão na administração pública municipal é maior que de homens, principalmente os cargos de segundo escalão na área da saúde.  Mas, a igualdade de gênero vai além disso, não só políticas públicas, mas sim, uma posição feminina, que não deve se confundir com “imposição”, e se posicionar na hora no voto já é o começo!

Outro número assustador, segundo dados do TSE, 19% do eleitorado se declararam analfabetos, e 27% sem escolaridade, apenas lê e escreve (esse informação muito vaga, visto que o IBGE já identificou que 40% da população brasileira, se classifica com “alfabetizados funcionais” , que assinam o próprio nome e tem rudimentos da escrita e leitura)…

 Um país que deseja sair do eterno “em desenvolvimento” não pode aceitar estes dados vergonhosos.

Destes 33.940 eleitores, foram identificados 123 com algum tipo de deficiência e 05 optaram por serem identificados com seus “nomes sociais”. Para ter acesso aos dados completos acesse o site do TSE.

Veja a seguir os candidatos a prefeito, vice e vereadores nestes eleições municipais para 2020, a qual terá um ritual diferente, devido a Pandemia do Covid-19.

 Candidatos ao cargo de prefeito: 01 vaga existente:


Candidatos ao cargo de vice prefeito: 01 vaga existente:


Candidatos ao cargo de vereador: 15 vagas existentes:











FONTE: Blog Alécio Brandão

Nenhum comentário:

Postar um comentário