Bacia do Paramirim,  Bahia,  Blog do Jovane Sales,  Covid-19

COVID-19: AUMENTO DE CASOS NA REGIÃO DA BACIA DO PARAMIRIM PREOCUPA POPULAÇÃO E ACENDE A LUZ PARA UMA NOVA ONDA

O secretário de saúde de Brumado que faz parte da Região da Bacia do Paramirim destacou que teme piores índices de contaminação e internações para os próximos meses, em decorrência da covid-19.

Ele explicou que a doença se manifesta em ondas e em momentos de maior pico no número de notificações. “Esse final de maio, início de junho, apesar de Brumado estar aparentemente tranquilo, temos em nossa região diversos municípios sofrendo com a Covid-19.

Quando se tem vários municípios passando por surtos, como já passamos, tudo se torna muito difícil ate porque não há leito pra todo mundo”, disse o Secretário Claudio Soares Feres. 

Por conta disso, o secretário alertou que o trabalho de prevenção e notificação deve continuar firme em toda a Região, principalmente levando em consideração a aproximação dos festejos juninos.

“A doença vem em ondas e está diretamente ligada ao comportamento da população. Não existe outra forma de transmissão se não for via contato. Por isso mantemos todas as recomendações de uso da máscara e distanciamento social. Cada cidadão deve colaborar e fazer a sua parte”, os números de casos ativos, pacientes internados e óbitos em decorrência da Covid-19 diminuíram em alguns municípios e aumentaram em outros no último mês.

Após um período crítico entre os meses de março e abril, o combate à pandemia pode piorar novamente com a aproximação dos festejos juninos.

Quatro dos seis hospitais com leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento da Covid-19 estão com taxa de ocupação em 100% na região de saúde Sudoeste.

Dos110 leitos disponíveis, 106 estão ocupados, o que representa 96%. Do total de pacientes sob cuidados intensivos, 47 estão intubados.

Não há vagas no Hospital Municipal Prof. Magalhães Neto de Brumado, nem no Hospital Geral de Guanambi (HGG), ambos com 10 leitos cada. O mesmo ocorre no Hospital Municipal de Caetité (Unacon), com 20 leitos, no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), com 40 leitos.

As únicas quatro vagas desocupadas estão no Hospital de Clinicas e no Hospital São Vicente de Paulo, ambos em Vitória da Conquista. O Hospital de Clínica tem 20 leitos, com 18 ocupados, já o São Vicente tem 10 leitos, com oito desocupados.

Os leitos disponíveis nas quatro cidades são os únicos para atender pacientes de 74 municípios da região, que juntos possuem 1,8 milhão de habitantes. 

Segundo o boletim da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, 47 pacientes aguardando autorização da Central de Regulação para transferência para UTI. Este número permanece no mesmo patamar pelo segundo dia consecutivo.

A região é a segunda com mais casos ativos da Covid-19, com 2.294 pacientes em tratamento, atrás apenas da região Leste (Salvador), com 3.801. Vitória da Conquista, com 543 casos, e Guanambi, com 346, estão entre os municípios com maior incidência da doença no momento.

Em todo o Estado, dos 1.598 leitos de UTI disponíveis, 1.327 estão ocupados, o que equivale a 83%. Sã 109 pacientes aguardam por regulação.

Ocupação de leitos de UTI por regiões da Bahia:

CENTRO-LESTE – 85%

CENTRO-NORTE – 77%

EXTREMO-SUL – 89%

LESTE – 81%

NORDESTE – 100%

NORTE – 83%

OESTE – 93%

SUDOESTE – 96%

SUL – 78%

Em alguns municípios o aumento dos casos da COVID-19 está sendo visível mesmo antes dos Festejos Juninos, o município de Bom de Jesus já declarou LOCKDOWN e outros como Guanambi e Riacho de Santana a população já estão pedindo medidas mais duras aos seus gestores.

A pandemia não acabou, não dá para relaxar nos cuidados com você, sua família e os amigos. Pode ser muito arriscado. Vamos relembrar a todos nossos leitores algumas dicas rápidas que devemos seguir para nos prevenir.

  • restringir o contato social
  • manter uma distância mínima de 2 metros
  • tossir ou espirrar na dobra do cotovelo ou em lenços descartáveis (mesmo de máscara)
  • evitar apertar as mãos, abraçar ou beijar
  • lavar as mãos regularmente por cerca de 20 segundos
  • evitar contato com superfícies como carrinho de compras, maçanetas, chaves, corrimãos, botões de elevador, sacos de supermercado, farmácias, embalagens de compras e quentinhas, limpar superfícies potencialmente contaminadas
  • higienizar as compras, pias e chão de cozinha e banheiros
  • viajar só com muita segurança mantendo os mesmos cuidados
  • cuidar do celular, do computador e do controle remoto de TVs’. A higiene deve der diária porque esses equipamentos acumulam germes, entre os quais, o novo coronavírus
  • usar a máscara sempre e evitar aglomerações

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *