Bacia do Paramirim,  Bahia,  Blog do Jovane Sales,  Educação

BAHIA: POLÍCIA PRENDE ADOLESCENTES POR BOATOS DE ATAQUES A ESCOLAS

Em 24 horas, Polícia apreende 4 adolescentes por boatos de ataques a escolas na Bahia.

Quatro adolescentes foram apreendidos em toda a Bahia só nesta segunda-feira 10.abril.2022 após propagarem boatos de ataques a escolas.

A informação foi repassada nesta terça-feira 11.04.2022 pela Polícia Civil.

Segundo a corporação, os casos ocorreram em Salvador, Vitória da Conquista, no Sudoeste; Itarantim, no Médio Sudoeste; e Ituberá, no Baixo Sul do estado.

Na capital baiana e em Ituberá, os adolescentes foram apreendidos durante Operação Escola Segura, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Em Salvador, o menor foi localizado no bairro de Cajazeiras.

Em Vitória da Conquista, o adolescente foi encaminhado junto com o pai para o Núcleo para o Adolescente Infrator (NAI) onde foi registrado um Boletim de Ocorrência Circunstanciado (BOC) pelo ato infracional análogo ao crime de ameaça (ver mais aqui).

Em Itarantim, o adolescente foi descoberto através de um perfil apócrifo em uma rede social. Os policiais apreenderam além do celular um caderno com desenhos que remetiam ao nazismo.

Polícia Civil informou que segue em monitoração das ameaças e afirmou que qualquer pessoa, sem precisar se identificar, pode ligar para o número 181, do Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (SSP), para relatar casos de ameaças a escolas.

O surgimento de informações transmitidas pelo boca-a-boca ou por intermédio de aplicativos de troca de mensagens sobre supostos ataques em escolas – tanto públicas quanto privadas – têm levantado a desconfiança de pais e educadores. Mas o que fazer quando situações semelhantes ocorram na sua família ou na instituição que seu filho estuda?

Consultada, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) afirmou que casos de ameaças devem ser comunicados para a direção da unidade escolar, que registra o boato junto ao órgão de polícia. Pais ou educadores que tiverem acesso a tais informações também podem denunciar de forma direta, seja presencialmente, numa delegacia, ou por meio da plataforma Delegacia Virtual. A recomendação é a mesma para estudantes da rede pública ou privada de ensino.

Na rede pública do estado, um protocolo foi adotado pela Secretaria de Educação do Estado (SEC). Assim, quando identificados, os supostos casos de ameaça são imediatamente comunicados para a SSP.

Em paralelo, a SEC também tem desenvolvido ações focadas no bem-estar socioemocional dos educadores, servidores e estudantes. “Desde 2015 vem sendo realizada uma ampla programação nas escolas com uma equipe multidisciplinar, por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor (PASVAP)”, informou a pasta ao BN. 

De acordo com a SEC, de janeiro a março já aconteceram 848 oficinas, envolvendo escutas, rodas de conversas e dinâmicas, em 355 unidades escolares de 164 municípios, tendo alcançado 24.042 participantes. O trabalho também inclui um direcionamento aos gestores, professores e servidores sobre como lidar com casos de crise de ansiedade, no ambiente escolar.

O Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor conta com uma equipe multidisciplinar. Além do atendimento nas unidades escolares, os educadores dispõem de atendimentos psicológicos individuais, cujo agendamento é feito pelo e-mail: [email protected], informando a matrícula, o nome, o telefone e a escola em que estão lotados.

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) também mantém uma parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), para a apuração dos boatos envolvendo as unidades escolares. Outra parceria é para as ações da Ronda Escolar, que são desenvolvidas por meio do Programa de Melhoria da Segurança nas Escolas, criado em 2008, por estas duas secretarias. 

FONTE: Bahia Notícias

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *