Bacia do Paramirim,  Bahia,  Blog do Jovane Sales

CACHAÇA TIO QUINCA: ARTESANAL, SEM AGROTÓXICO E LEVANTA ATÉ DEFUNTA, VEJAM O VÍDEO

“Cachaça” é uma denominação exclusiva para a aguardente de Cana-de-açúcar produzida no Brasil.

A Cachaça pode ter entre 38 a 48% de graduação alcoólica.

Na localidade de São José município de Macaúbas o produtor Joaquim de Preto conhecido como Tio Quinca produz uma das melhores cachaças da Bahia, a famosa cachaça Tio Quinca não tem agrotóxico e é produzida artesanalmente. 

Essa famosa CACHAÇA TIO QUINCA, levanta até defunta como podemo ver no link abaixo e é vendidade pela Padaria Mister Pão Tel: (77) 99932 6593

https://www.youtube.com/shorts/8Jp_JhcZGAY

A Cachaça Artesanal passa pelas seguintes etapas até estar pronta para consumo:

Colheita

Antes de tudo, é feita a colheita da Cana, matéria prima para fabricação da Cachaça.

O período de Colheita normalmente dura entre Maio e Dezembro.

Na produção Artesanal a colheita é feita manualmente, diferente da produção Industrial, em que a Cana é colhida por máquinas, e o Canavial pode ser queimado, processo que acelera sua deterioração.

Moenda

Depois de cortada, a cana é moída em um prazo máximo de 36 horas.

Nessa etapa o bagaço é separado do caldo de cana.

Esse caldo é filtrado e preparado para ser levado à fermentação.

Fermentação

Existem vários tipos de Cana, e cada tipo possui um nível de açúcar diferente, portanto é preciso padronizar esse caldo. Como na produção artesanal não é permitido o uso de aditivos químicos, a água potável é uma grande aliada nesse momento. Alguns produtores utilizam também o “Fermento Caipira” que pode ser composto por fubá de milho, farelo de arroz, soja, milho entre outros. Após a fermentação o vinho da cana fica com 7 a 9% de álcool.

Destilação

A graduação alcoólica fixada por lei é de 38 a 48%, dessa forma é necessário destilar o vinho para elevar a GL. Pois o vinho de cana resultante da fermentação contém elementos nocivos à saúde e possui baixo teor alcoólico. Dessa forma, a destilação consiste em ferver o vinho dentro de um alambique de cobre, produzindo vapores que são condensados por resfriamento, o que resulta grande quantidade de álcool etílico. Durante a destilação são separados e eliminados a “calda” e a “cabeça”, deixando somente o “coração”, que é o conteúdo ideal para o consumo.

Envelhecimento e Armazenamento

Após a destilação, a Cachaça é armazenada em tanques de inox ou envelhecida em barris de madeira.

Para ser considerada uma Cachaça envelhecida, ela precisa descansar em barris de até 700L por no mínimo um ano.

Ao passar pela madeira o destilado adquire cores, aromas e alguns aspectos específicos, de acordo com a madeira usada.

Existem ainda madeiras neutras, que não adicionam cor à cachaça.

As madeiras mais usadas são o Carvalho, Amburana, Bálsamo entre outras. Jequitibá e Amendoim são exemplos de madeiras neutras, que não alteram a cor do destilado.

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *