Bacia do Paramirim,  Bahia,  Blog do Jovane Sales,  Educação,  Macaúbas

CETEP MACAÚBAS: MILHARES DE “PEDRAS UNIFORMES” RETRATAM A HISTÓRIA DE MACAÚBAS EM GIGANTES PAINÉIS DE MOSAICO…

“E não ficará pedra sobre pedra”… (Lc 21, 5-11)

…”Também pudera! Ali estava o Templo! Suas pedras chamavam a atenção pela grandiosidade! Contudo e, intrigantemente, mesmo possuindo milhares delas engenhosamente arrumadas, faltava uma única para poder dar-lhe significado e propósito: a Pedra Angular. Na verdade, ali não estava apenas uma imponente construção, mas o símbolo máximo de um sistema…”

… Entretanto, o feito em mosaico retrata três momentos importantes da nossa História, o começo da “civilização do povoado”, a sua “invasão” que deu início a uma nova fase política e a criação de um dos primeiros colégios do interior baiano: a educação!… E tudo isso é retratado em painéis de mosaico, um “Templo Memorial”, feito de “pequeninos e de grandiosidade ímpar”: os cacos “inúteis” que seriam levados ao lixo… 

…E a Pedra Angular?

E os três painéis formam um TRIANGULO… Os pontos do Esquadro! :.

A retidão, a equidade e a uniformidade são padrões “estéticos” de uma cultura, são  nas “coincidências”  e nelas só o artista pode explicar o sentido e subentendimento de um feito épico, pois aos olhos do leigo ou do profano são apenas “pedras” sistematicamente organizadas! Assim é a humanidade ver-se tudo por um “uniângulo.”

Mosaico:  “Origem de Macaúbas”… ?

“Ilustração” dos bandeirantes descendo pelo riacho/rio do Coité a procura de ouro e diamantes, encontrando os índios, nativos do lugar, os Tupinaés. Havendo ai controvérsias entre historiadores… 

O painel foi idealizado pelo artista plástico Aldo Ramos Nunes Souza e construído pelos alunos do quarto ano do Curso de Edificação e Meio Ambiente do CETEP de Macaúbas…

“Invasão da Vila de Macaúbas” – (1878)…

Ação esta também retratada num livro de autoria do Prof. Alan José Alcântara de Figueiredo  “O Capitão que Desafiou o Império”… O protagonista desta invasão foi o Capitão Porfírio Brandão desafeto político dos Borges… Os lendários da História de Macaúbas do século XIX… O Capitão Porfírio era visto ou tido como ser “mistico”… 

O painel foi idealizado pelo artista plástico autodidata Eduardo Cambui Junior e confeccionado pelos alunos do quarto ano do Curso de Edificação…

Mosaico da “Instalação do Ginásio de Macaúbas –  1960…

Hoje abriga a Biblioteca Pública Prof. Zacarias do Amaral Rego, coincidentemente primeiro diretor do Colégio… Segundo consta o prédio era dividido em alas masculinas e femininas, as vestes dos alunos ou “perfeitos uniformes”, onde homens usavam gravatas e mulheres saias longas e tudo era “impecável”, partido principalmente do modelo e da qualidade da educação, sendo um dos primeiros colégios que foi instalado no interior da Bahia… 

O painel foi idealizado pelo artista plástico e músico Herbert Sant’Ana de Souza e construído pelos alunos do Curso de Edificação e Meio Ambiente (Quarto Ano)

Os painéis têm em média sete metros de comprimento por quase três de altura.

E a Pedra Angular? 

O que é uma Pedra Angular? 

..”Pedra angular é uma pedra de esquina, que nas construções antigas servia para alinhar toda a construção. A escolha de uma boa pedra facilitaria a construção conforme a planta, portanto uma pedra fora de esquadria resultaria numa construção errada.

Para os católicos pedra angular refere-se ao filho de Deus, os construtores de Israel julgavam Jesus uma pedra inadequada para o tipo de construção que eles queriam. Deus o julgou perfeito para edificar a igreja conforme a planta divina.

Simbolicamente, a “Pedra Angular”, que é Cristo, é o mais importante fator do templo espiritual, não é um tempo material, não é material, e sim, uma entidade espiritual, da qual Cristo é o construtor”…

Junior Cambuir um dos idealizadores dos painéis… 

Veja mais fotos dos Painéis e de outros ângulos! E imagens outras do CETEP…

 

FONTE: Blog Alécio Brandão

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *