Bacia do Paramirim,  Bahia,  Blog do Jovane Sales,  Educação,  Macaúbas

CEUSMA SALVADOR: COMO ESTÁ A SITUAÇÃO DESSE PATRIMÔNIO DO MUNICÍPIO DE MACAÚBAS

Como anda a situação do terreno do CEUSMA situado na Rua José Durate, Tororó, Salvador que foi invadido?

Prejuízo de alguns milhões para Macaúbas.

Adquirido pelo município, na década de 80, pelo ex-prefeito João Sales, um antigo casarão em Salvador, onde abrigou dezenas de macaubenses sendo muitos destes hoje médicos, professores, engenheiros, agrônomos, enfermeiros… Alguns até já falecidos, mais construíram uma vida acadêmica e profissional graças por Macaúbas ter na capital um lugar para morar e estudar.

Com a casa em ruinas nos primeiros anos do ciclo “dos dois mil” – o ex-prefeito Sebastião Nunes, consegui comprar outra casa.

Sem uso e com problemas estruturais, o casarão que foi demolido, ABANDONADO e em seguida ocupado irregularmente, como mostram as fotos cedidas na época por estudantes e ex-moradores indignados.

Pela terceira vez o terreno da Prefeitura de Macaúbas, no Tororó foi invadido por “oportunistas”, percebendo o desleixo do Poder Público de Macaúbas, no que se referem às invasões anteriores. Tendo construção de residência no fundo do terreno e invasão de cerca um metro na lateral direita, pelo proprietário de um prédio vizinho.

Aparentemente deu “legitimidade” aos invasores. Segundo informações a Prefeitura iniciou ação judicial para reaver a propriedade do terreno. Mas as diversas invasões vem confirmar a lentidão do ato, ou ainda sua inexistência, se não for o caso, morosidade do Judiciário. 

Parece que as coisas só resolvem com “gasolina” “coquetel molotov”, “lixeiras pegando fogo”, “pneu velho incendiado”, fachadas de concessionárias e carros luxuosos destruídos” e um e outro “estouro”… Talvez para muitos melhor que IR PARA A RUA seria IR PARA A SALA DE AULA e sair das PORTAS DAS PREFEITURAS… Macaúbas nunca iria para as ruas!… O protesto visto em 2012… Não teve grande repercussão, feito na manhã de um sábado, percorreu algumas ruas e nada!… E de lá para cá tudo ficou na rua!… Pelas ruas!… Palavras ao vento!… Pois tudo que aconteceu NÃO foram traduzidas nas URNAS!… Então fiquem em casa, rezem e vão comer pipoca!

Depois de muita pressão da sociedade e de manifestações há 2012 há 10 anos, a prefeitura entrou com uma ação judicial de reintegração de posse, o processo por diversas vezes seguiu a revelia, sem acompanhamento do setor jurídico do município, certamente por prevaricação dos gestores.

Entra e sai governo em Macaúbas e o munício mantem o ritimo da parcialidade, da morosidade e omissão das questões de grande relevância, indo de obras inacabadas, obras inauguradas sem funcionamento, desleixo com o saneamento básico e sérias deficiências de transparência dos Atos Públicos.

E hoje, como está a situação? Com a palavra o prefeito Aloisio Rebonato e seu setor jurídico.

FONTE: Blog Alécio Brandão / Blog Jovane Sales

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *