Bahia,  Blog do Jovane Sales,  Covid-19,  Educação

COVID 19 E AS AULAS PRESENCIAIS NA BAHIA: GOVERNADOR PREVÊ RETORNO EM 15 DIAS, APLB DIZ QUE SÓ VOLTA COM TODOS VACINADOS, E AGORA?

Governador da Bahia Rui Costa prevê retorno das aulas presenciais nos próximos 15 dias

O governador Rui Costa já começa a traçar planos para que as aulas da rede pública estadual de ensino possam ser retomadas. Ele comentou durante um evento no município de Ibipeba, que está aguardando apenas uma queda mais significativa na ocupação de leitos de UTI.

“Nós estávamos ontem com 75% e, se esse número se mantiver nesse patamar, ou inferior a esse, nos próximos 10, 15 dias, vamos voltar às aulas presenciais. Essa será a segunda etapa, chamada de modelo híbrido, com alguns dias presenciais e alguns remotos, para garantir que apenas metade dos alunos compareça a escola”, explicou.

Ainda de acordo com o governador, caso a taxa de contaminação e ocupação continue caindo, haverá migração para a fase três, que é 100% presencial. As aulas presenciais estão suspensas desde março de 2020.

AULAS PRESENCIAIS SÓ COM IMUNIZAÇÃO TOTAL, DIZ DIRETOR DA APLB APÓS RUI ESTIMAR RETORNO

A retomada das atividades escolares presenciais, que dará início a fase de ensino “híbrido” na rede estadual, voltou à discussão nesta quarta-feira (30) após o governador Rui Costa (PT) comentar a possibilidade eventual de um retorno em 15 dias, caso os índices da Covid-19 continuem reduzindo.

Nesta terça-feira (29), Rui Costa comentou durante um evento no município de Ibipeba, que está aguardando apenas uma queda mais significativa na ocupação de leitos de UTI.

Questionado pelo Bahia Notícias, o diretor-geral da APLB Sindicato, Rui Oliveira, revelou que a intenção do governador deverá encontrar alguma dificuldade para ser concretizada.

De acordo com Oliveira, uma pesquisa interna realizada pela própria APLB consultou 13 mil profissionais em todo o território baiano. Destes, 97% decidiram que só retornarão as aulas presenciais após concluírem o calendário vacinal com a aplicação da segunda dose. A imunização dos profissionais da educação foi iniciada no mês de abril. O sindicato não sabe precisar a margem de trabalhadores que já receberam a primeira dose no estado. Os municípios adotaram estratégicas individuais para cumprir a determinação de vacinação.

“Num cenário pós festejos juninos e com a preocupação de nova variante é inadmissível não se preocupar com a vida do povo baiano. Temos mais que lutar por mais vacina e condições de biossegurança, por isso, vamos lutar em defesa da vida e por mais vacina. Aulas presenciais só com imunização total e protocolo de biossegurança”, enfatizou Oliveira.

Em maio deste ano, os trabalhadores da rede estadual de ensino chegaram a aprovar a adoção do estado de greve pela continuidade das aulas remotas e pelo retorno das atividade presenciais somente após a imunização completa, com aplicação das 1ª e 2ª doses da vacina. (reveja).

“Estamos muito ansiosos pelo retorno às aulas porque é fundamental para a vida e futuro dos jovens o retorno das aulas. Inclusive, quero renovar meu pedido aos prefeitos para já irem aquecendo as turbinas das escolas municipais para a gente voltar com tudo”, afirmou o governador nesta quarta durante uma transmissão nas redes sociais.

Procurada, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia não respondeu aos questionamento sobre a viabilidade de diálogo com a categoria.

FONTE: Agência Sertão e Bahia Notícias

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *