Bahia,  Blog do Jovane Sales

EDUCAÇÃO E ELEIÇÕES 2022: GOVERNO DA BAHIA RECUA APÓS PRESSÃO DA APLB, VOLTA ATRÁS E O AUMENTO DOS PROFESSORES SERÁ CONCEDIDO

APLB Bahia cobrou do Governo do Estado da Bahia e dos Municípios o pagamento do piso salarial dos Professores e promete manifestação em todo o país se o mesmo não for concedido.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Bahia (APLB-BA), Rui Oliveira, garantiu, em conversa com o site Política Livre no início da tarde de quinta-feira 03.fec.2022 que está cobrando tanto ao Governo do Estado quanto dos municípios o pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica (PSPN).


Com o reajuste de 33,24% anunciado na última quinta 27.jan.2022 pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), o piso para 2022 será de R$ 3.845,63.

Mais de 1,7 milhão de docentes serão beneficiados em todo o país, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

“A APLB Sindicato enviou um documento a todos os prefeitos pelas APLBs do interior e ao Governo do Estado cobrando o pagamento do piso salarial do magistério que está 33%. Nós estamos perguntando aos governos qual é o prazo, que dia que irão pagar”, contou o sindicalista.

À reportagem, Oliveira disse ainda que, diante da situação, está previsto, em todo o país, no próximo dia 16, um ato juntamente com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) para a cobrança do piso.

Ele, porém, não deu pistas de onde seria a manifestação em Salvador.

O piso nacional da categoria é o valor mínimo que deve ser pago aos professores do magistério público da educação básica, em início de carreira, para a jornada de, no máximo, 40 horas semanais.

Ele foi instituído pela Lei 11.738 de 2008, regulamentando uma disposição já prevista na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB). A lei estabelece, ainda, que os reajustes devem ocorrer a cada ano, em janeiro.

Depois disso o Governo da Bahia voltou atrás e resolveu pagar o aumento.

Rui Costa anuncia que cumprirá lei do novo piso salarial de professores com reajuste de 33,2%.

O governador Rui Costa (PT) anunciou nesta segunda-feira 07.fev.2022 que enviará um projeto de lei à Assembleia Legislativa da Bahia que faz a adequação dos salários dos professores da rede estadual de ensino ao novo valor do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica que teve reajuste de 33,2 %, sancionado na sexta-feira 04.fev.2022 pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

O piso da categoria para 2022 será de R$ 3.845,63
“Cumprimos todas as leis, inclusive a lei do piso, e vamos continuar cumprindo.

Hoje estamos enviando um projeto de lei, inclusive adequando a estrutura salarial, para mais uma vez manter o que sempre fizemos de cumprimento da lei do piso da nossa rede.

Já tínhamos feito uma evolução que já tinha chegado a 17% para alguns salários ou alguns salários da rede; vamos fazer agora a segunda para fazer essa adequação – ainda hoje a gente envia”, disse o governador Rui Costa, durante aula inaugural da rede estadual de ensino, no Instituto Anísio Teixeira.

O governador lembrou sua origem como sindicalistas e pontuou que o trabalhador nunca considera ideal o salário que recebe.

“Fui sindicalista e salário nunca é o ideal. Quem ganha o teto salarial do servidor público brasileiro toda hora quer receber auxílio moradia, auxílio disso, mesmo recebendo 40 mil de salário e acha que é pouco.

A natureza humana é assim”, comentou o petista.

Assinatura

Durante a sanção da novo piso salarial, o presidente Jair Bolsonaro relatou que poderia conceder o reajuste mínimo de 7% e o máximo de 33,24% e, em conversa com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, decidiu pelo maior percentual.

“Discutimos a questão desse reajuste para os professores da educação básica. Havia, sim, muitos pedidos de chefes de executivo estaduais e municipais querendo 7%.

Conversei com o Milton [Ribeiro].

O dinheiro de quem é?

Quem repassa esse dinheiro para eles?

Somos nós, Governo Federal”, disse Bolsonaro, na sexta-feira 04.fev.2022.

FONTE: Politica Livre / Blog Jovane Sales

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *