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ELEIÇÕES 2022 BRASIL: INSTITUTO PODERDATA ACERTA RESULTADO DE LULA E ASCENSÃO DE BOLSONARO, DE 9 INSTITUDOS 7 APONTAVAM A VITORIA DE LULA NO 1º TURNO

PoderData acerta resultado de Lula e ascensão de Bolsonaro mesmo pesquisando 7 dias antes, resultado ficou alinhado com as urnas; Datafolha e Ipec (ex-Ibope), que fazem pesquisas presenciais, tiveram resultado mais discrepante Poder360.

De 9 pesquisas compiladas pelo “Poder360”, 7 indicavam a possibilidade de vitória de Lula (PT) no 1º turno; só duas não captaram esse cenário:

PoderData e Paraná Pesquisas.

O desempenho de empresas de pesquisa foi muito questionado por políticos durante a campanha presidencial, mas alguns levantamentos ficaram próximos do que foi o resultado final.

O PoderData, empresa do Grupo de Comunicação Poder360, pesquisou pela última vez de 25 a 27 de setembro. Ou seja, as intenções de voto eram de 5 a 7 dias antes do 2º turno. Foram 48% para Lula e 38% para Bolsonaro.

No caso do petista, o acerto do PoderData foi completo. Bolsonaro teve 5 pontos percentuais a mais, acima da margem de erro do levantamento, mas a tendência de alta lenta e gradual de Bolsonaro havia sido captada há cerca de 60 dias, antes de outras empresas de pesquisa.

É necessário considerar que no período 5 a 7 dias antes da eleição –quando foi realizada a última pesquisa PoderData– foi exatamente quando a campanha de Ciro Gomes (PDT) sofreu grande ataque especulativo com o PT falando em “voto útil”.

Ciro caiu de 6% dos votos válidos para só 3%.

Como o candidato do PDT foi muito atacado por petistas, a estratégica pode ter resultado em efeito reverso com parte dos ciristas indo para Bolsonaro –algo que terá de ser comprovado pelas pesquisas desta semana. “A pesquisa PoderData ficou muito próxima do resultado final. Foi uma das únicas que nunca disse ser possível a eleição terminar no 1º turno. Esse cenário nunca apareceu nos levantamentos do PoderData.

Ao mesmo tempo, empresas de pesquisas mais antigas há mais de 1 mês falavam sobre a possibilidade de uma vitória já no dia 2 de outubro, alimentando essa tese –que estava errada– em vários veículos da mídia. Creio que tenha sido um resultado muito relevante para consolidar uma empresa que faz pesquisa desde 2017 e nunca sofreu nenhuma impugnação na Justiça Eleitoral”, diz o jornalista Fernando Rodrigues, 59 anos, diretor de Redação do jornal digital Poder360….

“O trabalho do PoderData já havia sido impecável em 2018, quando antecipou tendências. A metodologia usada é muito sólida. Entendo que exista muito preconceito contra pesquisas telefônicas que usam gravações para fazer perguntas. Mas mais uma vez o PoderData demonstra que se trata de um sistema sólido, confiável e que prova agora em 2022 que pode ajudar os brasileiros a entenderem com precisão o cenário eleitoral.

Não se trata de desmerecer ninguém, pois todas as empresas se esforçam para mostra o cenário completo, mas acho que a metodologia do PoderData foi mais eficaz do que as demais para apontar o que estava se passando na sucessão presidencial, ajudando o bom jornalismo profissional praticado pelo Poder360”, diz o cientista político Rodolfo Costa Pinto, 31 anos, coordenador do PoderData.

As discrepâncias entre o que apuram as pesquisas e o resultado das eleições devem ser observadas à luz da distância entre a coleta dos dados e a votação em si. Também é muito relevante notar que houve 7 levantamentos de empresas já estabelecidas no mercado e que indicavam para a possibilidade de vitória de Lula no 1º turno: Ipec, Datafolha, Quaest, Ipespe, MDA, Atlas e FSB.

Nesse caso, chama a atenção que 4 dessas 6 empresas tenham feito pesquisas na véspera ou antevéspera da eleição e ainda assim apresentado diferenças conflitantes além da margem de erro em relação ao resultado 24 horas depois. E apontaram para possível vitória de Lula no 1º turno, com ampla divulgação pela mídia.

O principal telejornal do Brasil, o “Jornal Nacional”, da TV Globo, só apresentou em suas edições nos últimos 45 dias as pesquisas Datafolha e Ipec. Ambas sinalizaram de maneira constante a possibilidade de vitória de Lula no 1º turno….

Datafolha, Ipec (ex-Ibope), Ipespe e Quaest fizeram pesquisas na véspera ou antevéspera da eleição, mas tiveram resultados num nível de discrepância além de suas margens de erro.

Datafolha, Ipec e Quaest fazem pesquisa com entrevistas presenciais. Ipespe faz por telefone, com operadores humanos fazendo as perguntas.

Apenas duas empresas nunca captaram a possibilidade de Lula vencer no 1º turno: Poder Data e Paraná Pesquisas.

“Uma coisa é uma pesquisa de 5 a 7 dias antes da eleição não ter uma taxa de intenção de votos exatamente igual ao resultado das urnas. Outra, diferente, é fazer pesquisa na véspera e ficar com taxas muito além da margem de erro. Creio também que o pior em alguns casos foi dar de maneira continuada a impressão e que a eleição terminaria no 1º turno, algo que o PoderData nunca mostrou em seus levantamentos”, diz Fernando Rodrigues.

Outras duas empresas cujos levantamentos apontaram mais para a tendência do que foi o resultado das urnas foram MDA e FSB. Mas ambas davam a possibilidade de vitória de Lula no 1º turno. A Atlas teve um resultado próximo ao que foram os dados das urnas, mas informou que sua margem de erro era de só 1 ponto percentual, o que coloca os percentuais além dessa taxa de tolerância. A pesquisa da Atlas é feita 100% pela internet, com pessoas que são recrutadas por meio de anúncios clicáveis em diversos sites e portais.

Ipec / Ibope tem 26 pesquisas diferentes das urnas nos Estados Em alguns casos, diferença chegou a mais de 10 pontos percentuais; Datafolha também apresentou divergências em SP, RJ e BA…

Em alguns cenários, diferença do levantamento do Ipec (ex-Ibope) com resultados nas urnas foi de 24,7 pontos percentuais –como foi o caso de Rogério Carvalho (PT), em Sergipe GABRIELA MESTRE e VICTOR SCHNEIDER 03.out.2022 (segunda-feira) – 5h21 O Ipec (ex-Ibope) fez pesquisas para eleições de governadores em 26 Estados e no Distrito Federal. A maioria foi na semana passada, algumas na véspera da eleição.

Desses 27 estudos, 26 tiveram os resultados diferentes do que mostram as urnas no domingo (2.out,2022) e essas discrepâncias eram além do que permitia a margem de erro desses levantamentos.

O Datafolha fez pesquisas só em 4 Estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. Apenas em Minas Gerais o estudo da empresa do Grupo Folha ficou próximo do resultado das urnas. Poder360 todos os dias no seu e-mail concordo com os termos da LGPD. O Poder360 fez um levantamento dessas pesquisas e comparou com os resultados das urnas. A seguir, os estudos do Datafolha:

A seguir, quadros com pesquisas do Ipec para cada uma das 5 regiões do país: No Sudeste, o ex-Ibope marcou 15 pontos percentuais de votos válidos a menos para o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), reeleito no 1º turno. O resultado de pesquisa mais próximo do das urnas foi também em Minas Gerais: para Romeu Zema (Novo), o ex-Ibope pontuava 6% a menos, e 7% a mais para Alexandre Kalil (PSD).

No Centro-Oeste, o atual governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), foi reeleito em 1º turno com 50,3% dos votos válidos, 4,3 p.p. a mais que o apontado pelo Ipec.

No Nordeste, a distância chegou a 14 pontos percentuais em Pernambuco: Marília Arraes (PSB), que alcançou 24% dos votos válidos, tinha 34% de intenções no ex-Ibope. Outra grande diferença também foi registrada no Sergipe, onde o candidato do PT, Rogério Carvalho, marcou 44,7% nos resultados das urnas, mas aparecia com 20% no Ipec.

Na região Sul, o 1º colocado em Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), aparecia com 29% no levantamento do Ipec. Terminou com 38,6% dos votos válidos.

No Norte, 1 candidato teve resultado com diferença maior que 10 pontos percentuais do que o ex-Ibope indicava: Marcos Rogério (PL), em Rondônia, foi para o 2º turno das eleições com 37% –a projeção do Ipec indicava 27%.

Lira fala em votar regulamentação de pesquisas eleitorais Presidente da Câmara dos deputados diz que empresas de pesquisas não devem ser usadas para “conduzir o eleitorado”.

O presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL) voltou a criticar as pesquisas de intenção de voto nesta 2ª feira (3.out.2022). Em entrevista a GloboNews, o presidente da Câmara dos Deputados afirmou que deseja votar no Congresso a regulamentação das pesquisas eleitorais.

“Nós tínhamos pesquisas que mostravam o Tarcísio 10 pontos atrás e a realidade da eleição mostra o Tarcísio na frente. As votações e expressões da população brasileira deixam claros que as empresas de pesquisa não devem ser usadas para conduzir o eleitorado. Quando a gente tentou votar no código eleitoral, algumas complicações [surgiram] para trazer responsabilidade para essas empresas, [mas] a gente tem que votar no Congresso Nacional”, disse. “Deputado Arthur Lira”

Antes do pleito, em 22 de setembro, Lira defendeu a implementação de medidas legais para punir os institutos “que erram demasiado ou intencionalmente”. Na eleição presidencial, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) disputarão o 2º turno das eleições em 30 de outubro de 2022. Ao contrário do que alguns institutos de pesquisa afirmavam, a vantagem do petista sobre o atual chefe do Executivo foi acirrada….

FONTE: Poder 360

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

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