Bahia,  Blog do Jovane Sales,  Política

ELEIÇÕES 2022: DEPUTADO MARCELO NILO JÁ ESTÁ COM AS DUAS PERNAS FORA DO PT, SÓ FALTA PULAR

A novela sobre a permanência de Marcelo Nilo (PSB) na base governista parece estar próxima do fim, com sua situação ficando cada vez mais delicada dentro do grupo. A avaliação de alguns integrantes da cúpula petista no estado é de que o parlamentar se equivocou em ter admitido conversas com o ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao Executivo do Estado, ACM Neto (DEM/UB), e não descartar a possibilidade de fazer parte da chapa majoritária ao lado do democrata.

Em reiteradas entrevistas para a imprensa no último ano, Nilo vem deixando clara a sua insatisfação no grupo liderado pelo governador Rui Costa. Em recente conversa com o Bahia Notícias, Nilo afirmou que teve encontros constantes com Neto ao longo de 2021, mas negou que tenha recebido qualquer tipo de convite para concorrer ao Senado.
 
Além disso, o movimento de Nilo está sendo encarado como uma tentativa dele de conseguir mais cargos dentro da gestão estadual. Uma fonte ouvida pelo BN disse que o ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) é um dos deputados federais com mais indicações no governo de Rui Costa e que não seria feito nenhum esforço para dar espaço para ele colocar mais gente sua na administração estadual. Seria consenso entre os caciques governistas que o motivo da insatisfação de Nilo seria justamente esse.
 
O caldo teria entornado de vez para o socialista nesta semana, com o comentário do senador e provável candidato do PT ao Palácio de Ondina, Jaques Wagner, sobre o assunto. Questionado pelo BN, Wagner disse que seria “um final ruim” para Nilo, caso ele concretize a sua ida para a oposição. A reação de Nilo foi postar uma foto nas redes sociais com Jutahy Magalhães Jr. (PSDB), o que também não foi bem digerido pelo governo.


 
“Não dá pra entender o que ele está fazendo. Se ele acha que do lado de lá ele vai ter mais espaço, está muito enganado. Parece que não confia na própria reeleição e está tentando uma saída honrosa da política”, argumentou a fonte.
 
Outro episódio que vale destacar foi o bate-boca entre os líderes governista e da oposição na AL-BA, Rosemberg Pinto (PT) e Sandro Régis (DEM/UB). “Se meu amigo Marcelo reclama que do nosso lado a chapa majoritária é sempre formada por PT, PSD e PP; se prepara amigo, do lado de lá é sigla única: Neto!”, escreveu Rosemberg em sua conta no Twitter. A postagem teria tido o aval do núcleo duro do PT.

Uma possibilidade de partido para acomodar Nilo no grupo liderado por Neto seria o PSDB, mas a sua filiação possui alguns impasses. Outra sigla que foi cogitada nos bastidores é o MDB, mas integrantes da sigla avaliam que a filiação dele, no entanto, seria uma “peça de ficção científica”

O MDB segue sendo cortejado para compor a chapa majoritária nas eleições de 2022 do grupo liderado pelo ex-prefeito ACM Neto (DEM/UB). Forte na disputa ao Palácio de Ondina, o partido, no entanto, não estaria disposto a ser “barriga de aluguel”. 
 
Apesar disso, interlocutores apontaram ao BN que o partido não aceitaria gestar nenhum dos nomes que acenam como possíveis integrantes da majoritária de Neto. Dois deles, Marcelo Nilo (PSB) e José Ronaldo (DEM), têm a aterrisagem no MDB ventilada.
 
Integrantes da sigla avaliam que a filiação deles, no entanto, seria uma “peça de ficção científica”. Inclusive, o partido teria condicionado a participação na chapa à indicação de um “emedebista-nativo”. Um deles atribui a história à “sanha antiga” de Nilo em participar da majoritária

A indicação do nome “nativo” teria um motivo: as eleições de 2016. Na época, o MDB abrigou o então candidato a vice-prefeito Bruno Reis para a composição na chapa com o candidato à prefeitura da capital baiana, ACM Neto. Agora, em 2022, indicaria um dos quadros que já integram o partido. Por isso não estariam dispostos a receber nomes que chegassem na legenda somente para a candidatura. 

FONTE: Bahia Notícias

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *