ACM Neto,  Bahia,  Blog do Jovane Sales,  Política

ELEIÇÕES 2022: JOÃO LEÃO PP 11 ROMPE COM O PT E SERÁ CANDIDATO A SENADOR DE ACM NETO UNIÃO BRASIL 44

Como já era esperado e comentado por todos os blogs João Leão vice-governador do Estado da Bahia rompe com o PT e será o candidato a Senador do grupo do candidato ACM Neto.

Vice-governador João Leão (PP) e o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil) estão unidos pela Bahia.

Chapa com ACM Neto e João Leão é vista como ‘imbatível’ por progressistas e netistas.

Deputados do PP e do União Brasil veem como “imbatível” a chapa que será supostamente formada pelo vice-governador João Leão (PP), que será candidato ao Senado, e ACM Neto, cuja pré-candidatura ao governo já está lançada pelo União Brasil.

O principal motivo que sustentaria a ida de Leão para a oposição seria a “deslealdade” com que o líder do PP foi tratado na composição da chapa governista.

O argumento é simples: se o senador Jaques Wagner (PT) retirou a candidatura ao governo e Otto Alencar também não aceitou a missão, o nome natural seria o de Leão.

Mas não foi essa a decisão petista, pelo menos a do senador Jaques Wagner, que anunciou que Rui Costa ficaria na cadeira de governador até o final do mandato e que a majoritária seria escolhida entre três quadros do partido: os secretários Jerônimo Rodrigues (Educação) e Luiz Caetano (Relações Institucionais) ou a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho.

O que pesa e aumenta a indignação dos progressistas foi a forma como João Leão soube da decisão de Jaques Wagner: indo para a Vice-Governadoria, ouvindo a entrevista do senador pelo rádio do carro.

A reunião que ocorreu na segunda até a meia-noite não deu um rumo, naquele momento, ao destino do partido, mas estabeleceu a união de todos os progressistas em torno do vice-governador.

Lembram que Leão tinha uma eleição garantida para ser um dos deputados federais mais votados em 2014, mas apostou ser vice de Rui Costa quando o então indicado por Wagner tinha 2% nas pesquisas e o ex-governador Paulo Souto, candidato naquele ano, despontava com quase 60%.

Quatro anos depois, aceitou continuar como vice-governador, abrindo espaço na chapa para que Angelo Coronel (PSD) compusesse com Wagner para concorrer ao Senado.

A resposta à lealdade, dizem os progressistas, foi a ingratidão. Nesta terça-feira, à noite, diversos quadros importantes do PP lançaram campanha nas redes sociais em que manifestam apoio ao vice-governador.

“Estamos com você, João Leão”, diz o card compartilhado por deputados como Luiz Augusto, Antônio Henrique, os prefeitos Dr Pitágoras (Candeias) e o presidente da UPB e prefeito de Jequié, Zé Cocá.

“Se Leão parar, ele morre”, disse um dos progressistas mais próximos ao vice-governador, afirmando, inclusive, que em caso de composição com o União Brasil, o candidato é João Leão e não o filho e deputado federal Cacá Leão.

“Cacá também é 100% João Leão”, asseverou o progressista que integra o “núcleo duro” do partido.

Do lado do União Brasil, os parlamentares ouvidos destacam que, se não for uma chapa imbatível, é uma chapa com “cheiro forte de vitória”.

“Se isso realmente se concretizar, vejo uma força política muito grande. ‘Imbatível’ é uma palavra muito forte, mas vejo uma chapa com cheiro de vitória muito forte”, disse um parlamentar do União Brasil.

Parlamentares da base do governo consideram que a briga entre Rui Costa e Jaques Wagner – exposta na imprensa na ultima segunda-feira 07.mar.2022 – pode acabar rompendo toda a base.

“Faltou paciência”, disse um petista. “Parece que não tiveram equilíbrio emocional”, comentou um progressista.

Deputado Marcelo Nilo fecha com Acm Neto.

O ex-prefeito ACM Neto (DEM) rasgou elogios, em entrevista à rádio Metrópole no final da manhã de quinta-feira 10.mar.2022, ao deputado federal Marcelo Nilo (PSB), cotado como possível nome na chapa do pré-candidato ao governo do Estado.

Segundo Neto, há a possibilidade de Nilo integrar a sua chapa na corrida pelo Palácio de Ondina, porém não há nada definido. “Outros nomes também estão nessa mesa. Tudo vai ser construído nesses próximos meses”, disse.

“Eu não faço política com ódio. Pelo contrário. Uma coisa que reconheço é que ao longo do tempo sempre procurei construir pontes. Converso com Marcelo há muitos anos. Nossas conversas começara quando ele era deputado estadual e eu deputado federal”, lembrou ACM Neto.

O presidente do PDT na Bahia, deputado federal Félix Mendonça Jr., dedicou seu tempo de inserção partidária na TV, na terça-feira (1º), para criticar o desempenho da educação pública no estado, tal como tem feito o pré-candidato ao governo ACM Neto (UB 44) – de quem o pedetista pode ser vice.

“O PDT não pode aceitar que a Bahia esteja na situação atual de educação, ocupando os últimos lugares. Nós temos que ter a melhor educação do Brasil e é possível, recursos existem, tecnologias existem”, inicia Félix

“Nós temos que colocar na Bahia o que há de melhor no Brasil e no mundo. Nós temos que ter educação que a gente tenha orgulho de ter nossos filhos no colégio público. E é isso que nós vamos lutar, vamos lutar por isso, pela melhor educação do Brasil”, complementa.  

A Bahia não pode continuar ocupando as últimas posições do país na qualidade da educação. Temos que mudar isso! Confira a minha participação na propaganda partidária do PDT. 

PDT e ACM Neto estão com tratativas avançadas, cuja negociação passa pela presença da legenda de Ciro Gomes na chapa majoritária, com a indicação posta do nome do cacique pedetista.

FONTE: Blog Jovane Sales / Site Política Livre

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *