ACM Neto,  Bacia do Paramirim,  Bahia,  Blog do Jovane Sales,  Macaúbas

ELEIÇÕES 2022: PESQUISA IPEC E PARANÁ PESQUISA PARA O GOVERNO DA BAHIA APONTAM EMPATE TÉCNICO JERÔNIMO E ACM NETO

Ipec: Jerônimo vence no interior e entre católicos; ACM Neto na Região Metropolitana (RMS) e entre evangélicos

O Ipec publicou na sexta-feira 21.out.2022 em parceria com a Rede Bahia, o seu primeiro levantamento relativo ao segundo turno das eleições para o governo do estado.

Nos números gerais, Jerônimo Rodrigues (PT) tem 48% das intenções de voto, contra 44% de ACM Neto (União), configurando um empate técnico. Entretanto, quando a população é definida em grupos, o petista aparece com vantagem maior entre mulheres, católicos, pessoas mais pobres e no interior, enquanto o ex-prefeito de Salvador vence entre homens, evangélicos, mais ricos e na Região Metropolitana (RMS).

  • Entre pessoas que recebem até um salário mínimo, Jerônimo aparece com 53% da preferência, contra 39% de ACM Neto.
  • No grupo que recebe entre um e dois salários, o petista tem 50%, enquanto o ex-prefeito de Salvador pontua 44%. Já os que ganham mais de dois mínimos preferem Neto: 55% a 39%.
  • A vantagem de Jerônimo no panorama geral é muito garantida pela preferência que pessoas do sexo feminino possui pela candidatura dele: o petista vence por 50% a 43% entre as mulheres.
  • Já entre os homens, ACM Neto possui leve vantagem, impondo um 47% a 45% contra o candidato governista.
  • Considerando o fator religioso, Jerônimo tem grande vantagem entre os católicos, alcançando 57% das intenções de voto, contra 36% de seu adversário.
  • O oposicionista ACM Neto, por outro lado, supera com folga o petista entre os evangélicos: 64% a 30%.
  • O oposicionista também vence na Região Metropolitana de Salvador. Ex-prefeito da capital, ACM Neto tem 56% na RMS, contra 32% de Jerônimo.
  • O petista, por outro lado, nascido em Aiquara, supera seu adversário no interior do estado por 53% a 40%.
  • Na divisão etária, Jerônimo apresenta sua maior vantagem entre os que possuem 60 anos de idade ou mais.
  • Os mais velhos dão 54% da preferência para o petista, contra 37% do seu adversário.
  • O governista, porém, também vence entre os mais jovens, entre 16 e 24 anos: 50% a 45%.
  • ACM Neto equilibra o jogo nas demais faixas etárias, com leve vantagem entre os que têm de 25 a 34 anos de idade (48% a 46%), empatando entre os que possuem de 35 a 44 anos (46% cada um) e com leve derrota entre aqueles de 45 a 59 anos (45% a 44%).
  • O fator cor da pele, muito debatido durante a campanha deste ano, não apresenta grandes diferenças. Entre aqueles que se declaram pretos ou pardos, Jerônimo tem 47% e ACM Neto 44%. Já entre os brancos, é o ex-prefeito de Salvador quem tem 47%, enquanto o petista aparece com 46%.

Entre os eleitores da Bahia, 89% garantem que a decisão do voto é definitiva, e 11% indicam que ainda podem mudar de candidato até o dia da eleição.

Um porcento não sabe ou não respondeu. Por conta dos arredondamentos no cálculo, a soma do percentual é superior a 100%

Na pergunta espontânea de intenção de voto, aquela em que os nomes dos candidatos não são apresentados para os entrevistados, 13% não sabem apontar espontaneamente em quem votariam e os que declararam espontaneamente que pretendem votar em branco ou nulo são 6%.

De acordo com o Ipec, essa proporção de eleitores pode trazer movimentações de última hora.

Empate técnico nos votos válidos, os eleitores estão mudando o voto porque não querem votar em um número mas sim no candidato mais preparado, que tem mais experiência:

  • Jerônimo Rodrigues (PT): 52% representa o continuismo
  • ACM Neto (União Brasil): 48% representa a mudança

No primeiro turno, o petista saiu na frente, com 49,45% (4.019.830 votos), contra 40,8% de ACM Neto (3.316.711 votos).

A pesquisa ouviu 1.504 pessoas, entre os dias 18 e 20 de outubro, em 74 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-07302/2022 e BR-05874/2022.

PARANÁ PESQUISAS NA BAHIA: ACM NETO E JERÔNIMO ESTÃO TECNICAMENTE EMPATADOS

Jerônimo tem 50,7% dos votos válidos e ACM Neto tem 49,3%; margem de erro é de 2.5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Novo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas aponta empate técnico entre o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) e Jerônimo Rodrigues (PT) na disputa pelo governo da Bahia.

De acordo com a pesquisa, Jerônimo tem 50,7% dos votos válidos e ACM Neto 49,3%. Com a margem de erro de 2.5 pontos percentuais os candidatos ficam em um patamar similar.

Ainda segundo o levantamento, em relação aos votos totais, o petista tem 46,8% das intenções de voto. Já ACM Neto, 45,6%. Votos brancos e nulos somam 3,7%; indecisos, 3,9%.

A PESQUISA

O levantamento foi feito com 1.580 eleitores, entre os dias 14 e 19 de outubro. A margem de erro é de 2.5 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível deconfiabilidade de 95%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BA-00020/2022.

FONTE: Bahia Notícias

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *