Bahia,  Blog do Jovane Sales

ELEIÇÕES BAHIA 2022: QUEM FICA EM CIMA DO MURO TOMA PEDRADA DOS DOIS LADOS, OU SEJA, O BOM POLÍTICO PRECISA TER FIRMEZA E HONRAR A PALAVRA

Penso que a regra geral em uma democracia deve ser de que decisão política deve tomar quem tem voto.

Essa é a primeira regra.

O político que tiver voto pode escolher sem medo que decisão tomar, que partido deve ficar, que candidato deve apoiar.

Aquele que não tem voto fica em cima do muro sem definir sua posição para conseguir votos dos dois lados.

O deputado estadual Marquinho Viana (PV) foi visto nesta segunda-feira 04.abril.2000 em um evento oficial que contou com as presenças do pré-candidato ao Governo do Estado, ACM Neto (UB), e do vice-governador e pré-candidato ao Senado, João Leão (PP), em Piatã, na Chapada Diamantina.

Marquinho está federado com o PT e o PCdoB para as eleições deste ano. Ao BNews, ele alegou que foi convidado pelo prefeito de Piatã, Marcos Paulo (PDT), e que não sabia das presenças do ex-prefeito e do vice-governador.

“O evento era do prefeito. Eu não estou com Neto, não. O evento era do prefeito, eu nem sabia que ACM Neto ia estar lá. O prefeito, inclusive, vota comigo, ele e o grupo dele. Eu nem sabia que ele estaria lá. Quando vi, só o cumprimentei, mas não houve conversa nenhuma. O evento termniou, eles foram para a churrascaria da cidade e eu fui embora”, afirmou o deputado.

Marquinho fez questão de reafirmar seu apoio à pré-candidatura de Jerônimo Rodrigues (PT) ao governo.

“Eu estou Jerônimo, tanto que sou do PV, federado, e não posso vacilar para acabar perdendo o meu mandato”, disse.

Político leal cumpre a palavra

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB), disse em entrevista ao Acorda Cidade na manhã desta segunda-feira 04.abril.2022, que diferente do que anunciou o seu partido na semana passada, de apoiar o pré-candidato do PT para o governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, ele apoiará o pré-candidato ACM Neto (União Brasil).

Segundo ele, o partido de repente tomou outro rumo, estava na base de ACM Neto e mudou o apoio para o PT. No entanto, ele vai manter a postura de oposição ao PT assim como manteve nas eleições municipais.

O MDB estava na base de ACM neto até sexta-feira, agora tomou outro rumo, fico no MDB e manterei uma posição dissidente da direção estadual do MDB e vou apoiar ACM Neto.

“ACM Neto participou da campanha municipal e foi leal. Eu também sei ser leal com quem é comigo, continuo no partido. Em Feira e em outras partes do estado o partido vai acompanhar ACM Neto.

O ex-prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, disse ao Informe Baiano, nesta segunda-feira 04.abril.2022, que disputará uma vaga para Assembléia Legislativa da Bahia pelo PSD, partido que é filiado. Nos bastidores, comentava-se que o político seguiria para o PV, sua antiga legenda.

“Fui convidado realmente pela agremiação, mas sou do PSD. Não vou sair do PSD. Otto Alencar é como um pai para mim e jamais sairia do partido”, sentenciou.

Eures ratificou que é pré-candidato a deputado estadual e vai sair das eleições “ainda mais fortalecido” de sua principal região de atuação, o “Oeste baiano, de Bom Jesus da Lapa até Barreiras”.

A lealdade é fundamental para uma verdadeira amizade, os amigos devem poder confiar plenamente um no outro.

Eures Ribeiro com sua decisão de ficar no PSD provou que tem voto e é leal ao seu partido e a Otton Alencar a quem ele chama de Pai pelo respeito e amizade.

É de Deus, Luiz?

O prefeito de Paulo Afonso, Luiz de Deus (PSD), trabalha para montar dois palanques para eleger a neta, Luiza de Deus, a deputada estadual. O primeiro palanque terá ele apoiando Jerônimo Rodrigues (PT) e Otto Alencar (PSD); no outro palanque, com ACM Neto e João Leão, sendo apoiado pelo genro Luiz Humberto (Luizinho), pai de Luiza, recém-lançada ao posto de pré-candidata à Assembleia após a desistência do mesmo Luizinho, visto como o manda-chuva da gestão municipal.

Falta ao prefeito combinar a jogada com Rui e com ex-prefeito de Salvador; quem não está gostando de nada disso também é o deputado estadual Paulo Rangel (PT), que é prejudicado com o apoio de Luiz de Deus à neta.

A meta dos 10 se transformou em 03

O vereador Henrique Carballal (PDT), que já foi líder da bancada do ex-prefeito ACM Neto (União Brasil), pré-candidato ao governo, chegou a dizer que levaria dez vereadores atualmente na base de Bruno Reis (União) para apoiar o candidato do PT, Jerônimo Rodrigues. No evento em que Lula esteve em Salvador para lançar a chapa, anunciada no dia anterior, com Jerônimo e o presidente da Câmara, Geraldo Jr (MDB), Carballal disse que dez era uma meta.

Na quinta-feira 31.mar.2022, o pedetista, que reafirmou amizade com Bruno e Neto, salientou que, dos dez, só têm Carlos Muniz (PTB), além dele e de Geraldo, para pedir votos por Jerônimo.

Operando em alta

Quem também quer ser vice de ACM Neto é o deputado federal Marcelo Nilo (sem partido), embora tenha garantido que não ficará aborrecido se não for o escolhido. O parlamentar tem tido frequentemente encontros reservados e públicos com o ex-prefeito da capital. Procurando demonstrar força, ele levou, na semana passada, dois pré-candidatos a deputado federal para uma visita ao escritório do postulante a governador: João Coelho, de Itapetinga, e Joyuson Vieira, de Utinga.

Nilo ainda negocia a filiação ao Republicanos, mas frisou que vai para onde ACM Neto quiser. Resta saber se ele também vai cantar o jingle do arqui-inimigo ACM, o avô, como tem feito o vice-governador João Leão (PP).

Fonte: Toda Bahia, Blog Jovane Sales, Bnews

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *