Bacia do Paramirim,  Bahia,  Blog do Jovane Sales,  Érico Cardoso,  Política

ÉRICO CARDOSO OU ÁGUA QUENTE, OS DOCUMENTOS FALAM UMA COISA O PREFEITO DIZ OUTRA

Recebemos uma foto de uma leitora do nosso Blog que estampa o nome de Água Quente na frente da Prefeitura Municipal de Érico Cardoso, por que será que isso aconteceu? será que estão querendo trocar o nome do município? será que querem subsituir o nome do grande líder político Érico Cardoso do município? essa atitude não foi aprovada pela população e se esssas letras foram pagas com o dinheiro do município foi um grave erro, sujeito a  possível ato de improbidade, além de confundir as pessoas que chegam para visitar o município.

Será que esse letreiro foi colocado por questões políticas, visto que, o atual nome do município Érico Cardoso, foi dado em reconhecimento aos grandes serviços prestados por esse grande líder, que ajudou na emancipação política dessa bonita terra.

No início do século XVIII, a descoberta de ouro no início dos rios Paramirim (cujas nascentes estão no município de Érico Cardoso), Brumado e do Rio de Contas trazem para estas regiões portugueses, paulistas e mineiros. Estes desbravadores se instalam, em grande parte, em fazendas, mas alguns fundam povoados.

A Resolução n° 200, de 29 de maio de 1843, eleva o Arraial do Morro do Fogo, o mais antigo e centro de mineração de ouro na região, à categoria de freguesia, com o nome “Freguesia de Nossa Senhora do Carmo do Morro do Fogo”.

Com o declínio da produção aurífera do Morro do Fogo, os moradores do Morro do Fogo deixam o povoado e se fixam em fazendas em outras partes da Bacia do Paramirim, se dedicando à agropecuária.

Funda-se na fazenda do Coronel Liberato José da Silva, nestes tempos, o Arraial de Água Quente (hoje sede de Érico Cardoso), que rapidamente se desenvolve e cujo nome se deve às águas termais. Com isso, a Resolução provincial n° 1460, de 23 de março de 1875, transfere a Sede da Freguesia do Morro do Fogo para o Arraial de Água Quente.

Em 16 de setembro de 1878, a Lei Provincial n° 1849 cria a Industrial Vila de Água Quente, com o desmembramento da Freguesia do Morro do Fogo da Vila de Minas do Rio de Contas e da Freguesia de São Sebastião de Macaúbas da vila de Macaúbas. No entanto, a vila foi extinta em 1881.

Um ato estadual de 24 de março de 1890 recria a Industrial Vila de Água Quente, sendo instalada aos 23 de maio do ano seguinte, com a posse do primeiro intendente (prefeito) e da primeira Câmara Municipal.

O crescimento do Arraial do Ribeiro (hoje a Sede de Paramirim) ultrapassou o do Arraial de Água Quente, fazendo aquele ganhar mais destaque e importância. Com isso, a Lei Estadual n° 460, de 16 de julho de 1902, transfere a sede da Industrial Vila de Água Quente para o Arraial do Ribeiro.

Em 1909, é criado, dentro do município de Paramirim, o distrito de Água Quente.

O distrito de Água Quente foi desmembrado de Paramirim em 1962, sendo instalado em 7 de abril do ano seguinte. Em 1991, o topônimo do município foi alterado para “Érico Cardoso”, em homenagem a um político influente na região, ex-prefeito de Paramirim e de Água Quente.

Atualmente, Érico Cardoso conta com cerca de 11 mil hab. Érico Cardoso é um município muito rural: atualmente, cerca de 20% (1/5) da população do município vive na zona urbana, sendo este o município mais rural da Bacia do Paramirim, mas não o mais atrasado. A população do município, nos últimos anos, está em declínio.

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *