Bahia,  Blog do Jovane Sales,  Esporte

ESPORTE: COM UMA CAMPANHA MEMORÁVEL TIME DO VITÓRIA ESTÁ DE VOLTAR A SÉRIE A

Pode bater no peito e gritar, torcedor rubro-negro, o Vitória já está na Série A! A nação vermelha e preta foi a primeira a comemorar o acesso e com duas rodadas de antecedência. Depois de lotar o Barradão em dois jogos seguidos, a festa não aconteceu na arquibancada contra Juventude ou Vila Nova, mas sim em jogo fora de casa, diante do Novorizontino, neste domingo (12), no estádio Jorge Ismael de Biasi.

A história do Vitória na temporada 2023 poderia tranquilamente ter sido escrita por roteiristas de novelas exibidas em horário nobre na televisão brasileira. Teve sofrimento, boa dose de drama e um final muito feliz para o protagonista. Depois de lamentar três eliminações precoces no primeiro semestre, o clube conquistou o principal objetivo do ano com mérito. Os fracassos no Campeonato Baiano, Copa do Nordeste e Copa do Brasil foram compensados com uma campanha sem riscos na Série B, que resultou no tão sonhado retorno à elite do futebol nacional após cinco anos. E agora o clube está muito próximo do título nacional inédito.

O acesso foi conquistado com 69 pontos, após 36 jogos. Para fazer jus ao nome que carrega, o time foi o que mais venceu no Brasileiro: 21 vezes. Também perdeu nove partidas e empatou outras seis. O Leão balançou a rede em 48 oportunidades e viu os adversários fazerem o mesmo em 28, o que resulta num saldo de 20 gols. O aproveitamento na campanha é de 63%.

Sob o comando de Léo Condé, o Vitória se manteve firme durante todo o campeonato e colecionou recordes. Um deles foi registrado logo no começo da Série B, quando venceu os cinco primeiros jogos sem sofrer gols. Nenhum outro clube ficou tanto tempo sem ser vazado na largada na história da Série B de pontos corridos.

A defesa também bateu outro recorde posteriormente, ao passar nove partidas seguidas como mandante sem sofrer gols, da 26ª à 34ª rodada. Nenhum integrante das 18 edições disputadas por pontos corridos da Segundona passou tanto tempo sem ter a rede vazada dentro do próprio estádio como o Leão.

O acesso antecipado coroa uma campanha segura. Nenhum time passou mais tempo no topo da tabela da atual edição do que o Vitória. O rubro-negro liderou o torneio em 25 das 36 rodadas disputadas. Dono de 69 pontos, tem oito a mais que o Atlético-GO, 2º colocado. Juventude e Criciúma ainda jogam na rodada amanhã e podem chegar a 63, o que daria ao Leão seis pontos de vantagem.

O posto pode se tornar intocável nesta terça-feira (14) mesmo. Basta o Criciúma não vencer o Guarani, fora de casa, que o rubro-negro também garante o 1º lugar da Série B.

O Vitória oscilou poucas vezes no campeonato e não viveu nenhuma turbulência considerável. Os poucos momentos negativos de destaque aconteceram na 15ª e 16ª rodadas, únicas em que o time não esteve no G4 e ocupou a 5ª posição, após derrotas para Juventude e Vila Nova, ambas por 1×0 e fora de casa. Outro baque foi na 27ª, quando o time comandado por Léo Condé foi goleado por 6×0 pelo CRB, no estádio Rei Pelé, em Maceió. Apesar de vexatório, o resultado não tirou o rubro-negro da liderança. Não são eles que ficarão na memória e coração do torcedor. Acesso garantido, é hora de focar na taça!

FONTE: Correio da Bahia

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *