Bacia do Paramirim,  Blog do Jovane Sales,  Macaúbas

HOMENAGEM AO BATERISTA MACAUBENSE HELTON FALECIDO EM AGOSTO DE 2021

Um dia fui dormir mais triste.

Em um final da tarde encontrei, em grupos de internet, a triste mensagem da morte de um amigo do qual eu tinha uma verdadeira e sincera cumplicidade artística.

Sim um artista em todos os sentidos, assim era Helton, uma lenda da bateria roqueira, cujo estilo era incomparável e sem precedentes.

Executava o instrumento com performances inimagináveis e com forte precisão musical, tudo isto associado à sua rebeldia, característica dos jovens roqueiros do Brasil dos anos 80, que conferia às suas execuções um sotaque singular e único o que me conquistou me tornando seu fã incondicional.

Assim, como em toda arte, o valor maior nasce do perfeito equilíbrio entre o dom e as agonias e indignações da nossa quase incontrolável alma jovem.

Helton é mais uma lenda macaubense que ficou no anonimato em função desta nossa descuidada geração que ainda não aprendeu a identificar, compreender e valorizar os verdadeiros gênios.

Assim, os gênios se consomem em suas próprias manifestações artísticas, não se conformam com as crenças e opiniões do mundo e muitos sucumbem e se perdem em sua irrefreável genialidade.

A poderosa arte de Helton não estava restrita ao campo musical. Era um cartunista de primeira monta e seus personagens , quase sempre baseados em sátiras geniais, divertiam e arrancavam risos dos privilegiados que puderam ter acesso aos seus cartuns.

Como todo grande artista, era meio angustiado e ansioso com os dilemas existenciais, pois sua visão que está além do insignificante e do inexpressivo, pode ter conflitado sua alma.

Sempre foi assim. Apenas alguns poucos humanos escapam desse conflito existêncial. A maioria sucumbe sem conseguir vencer essa poderosa força incontida de suas personalidades raras.

Assim Helton imortalizou-se.

A sua arte está viva e presente e a beleza contida nelas nos tornaram seres melhores.

Saudades eternas de Dalmazinho e de todos seus amigos e amigas.

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *