Bacia do Paramirim,  Bahia,  Blog do Jovane Sales,  Eventos,  Macaúbas

MACAÚBAS – BA: A CAPITAL DO FORRÓ REALIZA O IV ENCONTRO DE SANFONEIROS (EMSAN) NA PRAÇA MATRIZ

O IV Encontro de Forrozeiros é um evento realizado por sanfoneiros com o objetivo de fortalecer o forró VIVA A SANFONA”, a sanfona que é um instrumento que ficou esquecido por um bom tempo e só agora está voltando com força total brigando com os instrumentos e ritmos modernos; A sanfona ficou esquecida mais, os sanfoneiros raízes, os sanfoneiros amantes e que gostam de forró, estão lutando para fortalecer o forró e colocar a sanfona no lugar que ele merece (em 1º lugar), um outro objetivo é reencontrar os (sanfoneiros) músicos amantes da sanfona de toda nossa região, porque não dizer do Brasil já que os melhores sanfoneiros do Brasil estarão no “IV ENCONTRO DE SANFONEIROS EM MACAÚBAS – BA A CAPITAL DO FORRÓ” que irá acontecer nos dias 15 e 16 de setembro de 2023 no município de Macaúbas situado na Região da Bacia do Paramirim estado da Bahia.

ZEU AZEVEDO DA INGLATERRA PARA MACAÚBAS

“Cacau Com Leite, Trio Nordestino, Zeu Azevedo, Fulô do Mamulengo, Vinicius de Macaúbas, Dio do Acordeon, Rennan Mendes, Jussiê do Acordeon, Marquinhos Café, Duquinha do Acordeon, Kleber Moreno, Hilário Passos, Claudinho do Acordeon, Percebes Rabelo, Carlinhos do Acordeon…,” são algumas das atrações do IV ENCONTRO DE SANFONEIROS EM MACAÚBAS A CAPITAL DO FORRÓ dias 15 e 16 de setembro de 2023 na Praça da Matriz.

Nosso blog www.blogjovanesales.com.br gostaria de ressaltar que esse ano o evento será na quadra da praça e que não tem fins lucrativos, o dinheiro doado pelos patrocinadores (Prefeitura Municipal de Macaúbas, Câmara de Vereadores, Grupo Robinson Nunes, Governo do Estado da Bahia, Comerciantes etc.) é todo gasto com a festa, os organizadores Vinicius de Macaúbas e João Santana não ganham nada, parabéns Dão, Vinicius, Luciano DP, a organização e todos os músicos que irão participar desse evento.

FORRÓ….

Ao longo de uma trajetória que representa no sertão nordestino sua expressão nacional, o gênero Forró, sempre tão diverso em suas canções, rememora muitos momentos especiais, vivencia e representa a história de um povo de luta, é tradicionalmente tocada em trio- por um zabumbeiro, um sanfoneiro e tocador de triângulo – com sonoridades voltada ao xote, xaxado e baião enquanto ritmo e poesia.

Marcado por tanto expoentes, o Forró já é um bem cultural de natureza imaterial.

O IV Encontro de Forrozeiros trata-se da apresentação de sanfoneiros de toda a região que levam com orgulho a cultura do forró por onde passam, é, sem dúvida, uma iniciativa que gera frutos.

O Nordeste foi e continuará a ser celeiro de um ritmo que espalhou pelo mundo verdadeiras revoluções sanfonadas.

Diante da vastidão de saberes que o forró legou ao país – de Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Targino Godim, Antônio Barros e Céceu, Silvério Pessoa, do Forró Caçuá entre tantos artistas que cravam na memória uma guerrilha cultural que merece ser valorizada.

São tantas esperanças que, mesmo nas dificuldades, continuam com olhar vivo no rosto e alegria no coração.

Realização: João Santana e Vinicius de Macaúbas

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *