Bacia do Paramirim,  Bahia,  Blog do Jovane Sales,  Eventos,  Macaúbas

SÃO JOÃO 2023 EM MACAÚBAS-BA A CAPITAL DO FORRÓ

Prefeitura do Município de Macaúbas – Ba, aqui, a transparência entrou no ritmo de festa!

A Prefeitura de Macaúbas, por meio do gestor Aloísio Rebonato, foi contemplada com o Selo de Transparência do Ministério Público Estadual sobre os investimentos com os Festejos Juninos! 💃💥

São João de Macaúbas 2023, Revivendo a Nossa História!

Painel de Transparência dos Festejos Juninos da Bahia (mpba.mp.br)

Conhecida como A CAPITAL DO FORRÓ, Macaúbas foi disparadamente o melhor evento junino do ano de 2023, sem comparações, lembrando que os outros municípios da Bacia do Paramirim tiveram suas bandas principais pagas pelo governo do estado e o município de Macaúbas não teve apoio nenhum, só que o Macaúbas teve algo que nenhum outro municipio teve “Alegria, Carisma, Energia, Paz…”.

Esse ano o Prefeito Aloisio Rebonato atendeu aos diversos pedidos da população principalmente dos jovens e autorizou a Secretaria da Cultura a fazer uma festa com bandas e grupos para atender todos os gostos musicais.

As tradicionais festas juninas sempre foram marcadas por muita alegria e esbanjamento de cores e sabores.

O S. João macaubense teve sua origem no século XVIII quando os primeiros portugueses fixaram residência no município e se reuniam em torno da fogueira para homenagear o Santo João e esquentar o frio do mês de junho. A menina escolhia a pessoa favorita para ser a sua madrinha e o menino o padrinho e pulavam a fogueira na noite de 23 de junho tornando-se afilhados e padrinhos de fogueira, uma tradição que não se vê mais na zona urbana macaubense.

Hoje, a fogueira ainda é acesa em muitas ruas onde o tráfego de veículos é pequeno e são ornamentadas com bandeirolas e palhas de coqueiro e os fogos fazem parte da festa. As escolas promovem quadrilhas, quebra pote, pau de fita, pau de sebo ao som de muito forró. Os pratos típicos não podem faltar: a leitoa assada, avuador, licor, quentão, bolo de batata e de mandioca.
As visitas a casas de amigos é tradicional onde o sanfoneiro anima a todos e o anfitrião oferece bebida e comida a conhecidos ou não… É uma festa.

O São João de Macaúbas sempre fez história e isso é algo que esta na mente do próprio macaubense que, realmente como sabemos entende de forró. Nesses dias de festas, ninguém consegue ficarem indiferente à explosão de alegria que atinge a todos aqueles que vêm às ruas, ou mesmo os que permanecem no recesso dos lares, numa demonstração eloquente de que as nossas tradições mostram-se bastante resistentes em relação aos solavancos e ás tentações de revolução tecnológica.

Nessa época a cidade recebe gente de todos os lugares, macaubenses que moram fora e também turistas de todas as partes que vem curtir o São João. E nos últimos anos já passaram artistas renomados nacionalmente como César Menotti e Fabiano, 100 Parea, Soró Silva, Edmilson Batista,  Caninana, Trio da Huana, Edu e Maraial, Marlus Viana, Banda Calcinha Preta, Banda Calypso, Banda Magníficos, Mastruz com Leite, FAGNER, Elba Ramalho, Daniel, Zeze di Camardo & Luciano, Paula Fernandes, Leonardo, Michel Teló, Chitãozinho e Xororó, Teodoro e Sampaio, Milionário e José Rico e muitos outros cantaram na praça e fizeram a alegria da multidão.

 

O São João de Macaúbas teve sua origem no Século XVIII, quando os primeiros portugueses fixaram residência no município e se reuniram em torno da fogueira para homenagear o São João e esquentar o frio do mês de junho. A menina escolhia a pessoa favorita para ser a sua madrinha o menino e o padrinho e pulavam a fogueira na noite do dia 23 de junho, tornando-se afilhados e padrinhos de fogueira, uma tradição que se arrasta até os dias atuais.

Na atualidade, a fogueira ainda é acessa em muitas ruas onde o tráfego de veículos é pequeno e são ornamentadas com as típicas bandeirolas e palhas de coqueiro, e os fogos fazem parte da festa. Em Macaúbas os pratos típicos não podem faltar: a leitoa assada, avoador, licor, quentão, bolo de batata e de mandioca.

As visitas a casas de amigos também fazem parte da tradição, onde o sanfoneiro anima a todos e o anfitrião oferece bebida e comida a todos, sejam conhecidos ou não. É uma festa!

Macaúbas conhecida como A CAPITAL DO FORRÓ também se tornou A CAPITAL DA FESTA então nada mais do que justo as bandas que irão fazer a festa serem de diversos ritmos (estilos).

No ano de 2023 no palco do São João da Macaúbas – Ba, teremos  música SERTANEJA, ARROCHA, PISADINHA mais o Forró irá prevalecer 80% dos grupos que irão se apresentar serão de Forró.

PROGRAMAÇÃO DA FESTA NA PRAÇA IMACULADA CONCEIÇÃO:

Dia 22.06 – César Menotti e Fabiano, Vinicius de Macaúbas, 100 Parea e Duquinha do Acordeon;

Dia 23.06 – Soró Silva, Ito Moreno, Edmilson Batista e Tony Santos;

Dia 24.06 – Caninana, Fluor de Mamulengo, Percebes Rabelo, Vandinho o Lobo do Forró;

Dia 25.06 – Trio da Huana, Edu e Maraial, Marlus Viana e Daniel Bastos.

 

Parabéns a Diego Oliveira (Produtor Musical) e Gil de França (Secretário da Cultura) responsáveis pela contratação das atrações que farão os FESTEJOS JUNINOS 2023, a grade de atraçõs está excelente, a melhor que já teve nos Festejos Juninos em Macaúbas.

O Sanfoneiro João Almeida e a Banda Fulô de Mandacaru foram as atrações da abertura do São João; Vejam os vídeos abaixo.

O forró surgiu em meados da década de 1930, popularizando-se por volta dos anos 1950 por todo o Brasil através do poeta, cantor e compositor Luiz Gonzaga (1912 -1989), que convencionou o formato do trio de forró composto pelos instrumentos musicais sanfona, zabumba e triângulo.

Pode se dizer que o forró pé de serra teve três grandes momentos na história. O primeiro, na década de 1950, com o baião “criado” por Luiz Gonzaga, conhecido como Rei do baião e principal representante do forró, que abriu caminho para o surgimento de novos artistas nordestinos como Jackson do Pandeiro, Marinês, Dominguinhos, Sivuca, entre outros. Já na década de 1970, a geração dos cabeludos Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Zé Ramalho e Elba Ramalho inovou o forró, introduzindo misturas sonoras como elementos da música pop e do rock, além da utilização de novos instrumentos como o baixo, bateria e guitarra. O terceiro grande momento do Forró se inicia a partir do final da década de 1990 com grupos como Falamansa, Forróçacana, Rastapé, Trio Forrozão, Raiz do Sana, Bicho de Pé, entre outros. Esta última geração promove um movimento de difusão dessa cultura, principalmente pela facilidade de divulgação e promoção através das novas tecnologias e plataformas digitais.

O forró se modernizou junto com o processo de migração, urbanização e globalização do país, e acompanhou o desenvolvimento de novos sistemas tecnológicos e de comunicação. O forró, antes restrito ao interior nordestino, alcança níveis globais.

A música passou a utilizar diversos instrumentos e a dança se apropriou de passos de dança de salão. Surgiram, então, novas formas de relacionamento com a festa, música e dança, mas a alegria de curtir um “forrózin” não muda.

No forró, existem gêneros específicos como o Baião, Xote, Xaxado, Coco, Embolada, Arrasta-pé, Rojão. Atualmente os gêneros mais tocados são o Baião, Xote e Xaxado.

  • Baião
    O Baião é um ritmo musical e de dança do nordeste Brasileiro, com origens no Lundu Africano e nas danças indígenas. Antes de sua popularização no Sudeste, o Baião já era cantado por violeiros, bandas e conjuntos do interior nordestino.
  • Xote
    A palavra tem origem da dicção popular alemã “schottische” que originou então a expressão “xote” ou “xótis”. O xote é uma dança de salão, semelhante à polca, mas com andamento mais lento. Surgiu na Alemanha e se espalhou pela Europa chegando ao Brasil em meados do século XIX, onde animava os salões aristocráticos. Rapidamente, esse gênero se popularizou por todo o território nacional adquirindo características específicas em cada região do país.
  • Xaxado
    Existem diferentes versões para a origem do xaxado, a mais aceita diz que teria vindo do Cangaço. Como não haviam mulheres nos bandos de cangaceiros, estes, dançavam com seus rifles em momentos comemorativos e a dança se tornava basicamente masculina. Com a vinda das mulheres aos grupos, estas começam a entrar na dança também. Atualmente o xaxado é dançado de forma enlaçada entre os parceiros da mesma forma que os outros gêneros do forró, desvencilhando completamente da como como faziam antigamente.

Quadrilhas Juninas! 💥🪗

Venha com toda a sua família prestigiar as apresentações que, com toda certeza, vão abrilhantar ainda mais o nosso São João! 💃💥❤️

São João de Macaúbas 2023, Revivendo a Nossa História!

QUADRILHA JUNINA 2023

A quadrilha é uma dança tradicional das festas juninas que ocorrem no mês de junho. Ela é uma dança coletiva, que conta com a participação de vários casais vestidos com roupas caipiras. A dança é embalada ao som de músicas instrumentais típicas do interior do Brasil. A quadrilha é dirigida pela narração de uma pessoa (marcador), que faz brincadeiras e conduz os casais em cada momento.

Essa comemoração é comum em todas as regiões do Brasil, especialmente no Nordeste, e foi trazida para o Brasil por influência dos portugueses no século XVI. Inicialmente, a festa possuía uma conotação estritamente religiosa e era realizada em homenagem a santos como São João e Santo Antônio.

Atualmente a quadrilha é o ponto alto das festas juninas brasileiras.

Saibam a programação das QUADRILHAS JUNINAS nos São João 2023 em Macaúbas.

  • Grupo Terceira Idade do Açude (Dia 14.06 às 19:00 horas)
  • Grupo Adolescente dos Cristais (Dia 14.06 às 19:50 horas)
  • Creche Municipal Mercedes Rosa dos Santos (Dia 15.06 às 18:30 horas)
  • Colégio Municipal Joaquim Marques (Veredinha) (Dia 15.06 às 19:40 horas)
  • Escola Municipal Padre Durval Soares de Sales (Dia 15.06 às 20:50 horas)
  • Instituto de Educação Social (ISEM) (Dia 15.06 às 21:50 horas)
  • Comfatisa do Açude (Dia 16.06 às 18:30 horas)
  • Colégio Municipal Selma Nunes (Dia 16.06 às 19:40 horas)
  • Escola Municipal Professor Flamiano Alves Pimenta (Dia 16.06 às 20:50 horas)

As luzes, as cores, os sabores, os sorrisos… Meu ano se divide em “antes” e “depois” dum São João!

As luzes, as cores, os sabores, os sorrisos…

Meu ano se divide em “antes” e “depois” dum São João!

O São João oficial em Macaúbas acontecerá nos dias 22, 23, 24 e 25 de junho, mas lembramos que na CAPITAL DA FESTA além das quadrinhas Juninas também tem o Forró dos Blocos, das casas dos Bairros e da Zona Rural, os festejos juninos se iniciam 01 de maio e só termina dia 29 de julho com o Forró da comunidade de Umbuzeiro do Bomfim na Serra do Distrito de Canatiba.

  • ENTREVISTA SOBRE O TRÂNSITO E SEGURANÇA NO SÃO JOÃO DE MACAÚBAS

Saiba como será realizado a segurança e o fechamento das ruas no São João.

  • FORRÓ NAS CASAS

Forró da Família Betaneira no São João 2023 em Macaúbas – Ba “A Capital do Forró”

Podemos da um exemplo de festa paralela a que a Prefeitura realiza na Praça, o Forró nas casas…

O Forró do Tacho, esse evento que acontece em uma residência particular na cidade inicia com uma ALVORADA dia 23 de junho e só termina quando acaba os festejos juninos ou seja dia 25 de junho, são 72 horas de churrasco, bebidas e Forró, esse evento é realizado pela família do Funileiro João do Tacho (in memorian) para receber amigos e familiares.

FERIADOS MUNICIPAL

SÃO JOÃO 2023 EM MACAÚBAS A CAPITAL DO FORRÓ.

A Prefeitura de Macaúbas decretou feriado municipal dias 23 e 26 de junho e antecipou a feira para os dias 21 e 22 de junho.

ORNAMENTAÇÃO 2023

 

FORRÓ NA ZONA RURAL E BAIRROS DE MACAÚBAS:

Logo abaixo relacionamos as principais festas que acontece nas comunidades, se tiver mudanças e quando contratar as bandas iremos acresentar…

Junho é, mesmo, o nosso mês! 💥💙💙

Vem aí o Tradicional Festejo de Santo Antônio na Comunidade de Maria da Silva! 📍

Muita música boa para a nossa gente festejar do jeito que ela gosta: com alegria.

Será neste sábado 10.junho.2023, às 20:00 horas com as quadrilhas e, logo após, às 21h30, com o início dos shows.

Vai ser top! 😎

  • 10/06 – Maria da Silva
  • 12/06 – Loteamento Morada Nova em frente a UPA
  • 11/06 – Taboleirinho (Superação do Forró e Tony Santos)
  • 17/06 – Gameleira
  • 23/06 – São José
  • 23/06 – Peixe
  • 28/06 – Canatiba
  • 30/06 – Cantinho
  • 01/07 – Curralinho
  • 07/07 – Cristais / Santa Teresinha 
  • 08/07 – Cristais / Santa Teresinha 
  • 14/07 – Contendas
  • 15/07 – Contendas
  • 22/07 – Pajeú
  • 29/07 – Umbuzeiro do Bomfim

ABERTURA DO SÃO JOÃO ACONTECEU NOS DIAS 01 E 03 DE JUNHO DE 2023:

  • 01 / 06Alvorada festiva com levantamento do mastro e buchada;

Uma história baseada em tradição. 💥❤️ Vamos reviver!

Estamos tão ansiosos para abrir os nossos festejos juninos que vamos começar às 04:00 horas do dia 01 de Junho, na Praça 2 de Julho, depois, seguiremos com os primeiros raios de sol para a Praça da Matriz, lá teremos o tradicional Levantamento do Mastro e iremos nos deliciar com a tradicional BUCHADA tudo isso animados pelos forrozeiro filhos da terra Duquinha e Vandinho; Não podemos deixar de citar a população festeira de Macaúbas. 

Eita que está chegando a melhor época do ano!

Só vem, São João 2023! 💥🔥

ARRAIA DAS MULHERES 2023 NO CLUBE SOCIAL DE MACAÚBAS

O Tradicional Arraiá das Mulheres, uma noite muito especial, só para ELAS, Você mulher não pode perder! 

Tradição é isto: se renova a cada ano.

Será no dia 09 de Junho de 2023, às 19:oo horas, no Clube Social e Recreativo de Macaúbas.

BLOCOS E CORDÕES JUNINOS: 

Fazem a festa durante o dia, você compra o ingresso e bebe e come sem pagar mais nada durante 5:00 horas, ou seja, 0800, os foliões que são jovens saem dos blocos e vão direto para a Praça onde o Forró só termina ao nascer do dia: 

Um dos melhores Blocos é o Chapéu de Couro, com o melhor ALL INCLUSIVE do São João de Macaúbas 🍻🤠

O melhor All Inclusive você encontra no Chapéu de Couro 2023 🔥

  • Cerveja;
  • Tequila;
  • Refrigerante;
  • Água Mineral.

E aí, vai ficar de fora? Vem para o Bloco Chapeu de Couro 2023 🤠

Adquira já seu ingresso no Restaurante Lebazi, início da Rua Direita.

#blocochapeudecouro #saojoao2023

  • 09 / 06Forró das Mulheres organizado pela 1º dama do município no Clube Social de Macaúbas com as bandas ?
  • 15 / 06 – Bloco Xamego Quente na Chácara Rabudo do amigo Canicha no Pajeú com Forró A2, Xodo da Bahia e Tiaguinho Black a partir das 16:00
  • 18 / 06Forró do Bloco Pano de Pia no Clube Social de Macaúbas com as Bandas ?
  • 22 / 06Forró do Bloco Betão Folia com as Bandas Aduilio Mendes e Robertinha;
  • 23 / 06Forró do Cordão Tô Nen Tchum no Tamarineiro com as Bandas Estaka Zero, Ito Moreno e Banda Carcará;
  • 24 / 06 – Forró do Bloco Alternativo Macaubense com as Bandas Filomena Bagaceira e Marcia Felipe;
  • 25 / 06Forró do Bloco Chapéu de Couro no Clube Social de Macaúbas com as Bandas  Fulô do Mamulengo e Xodo da Bahia;
  • 25 / 06Bloco ARACAZEIROS com a Banda Xodo da Bahia…

As festas juninas têm em suas raízes a mistura de elementos das tradições pagãs romano-germânicas e cristãs.

No Brasil, desde pelo menos o século XVII, no mês de junho, comemoram-se as chamadas “Festas Juninas”, que possuem esse nome por estarem associadas ao referido mês. Sabemos que, além daquilo que caracteriza tais festas, como trajes específicos, comidas e bebidas, fogueiras, fogos de artifício e outros artefatos feitos com pólvora (como bombinhas), há também a associação com santos católicos, notadamente: São João, Santo Antônio e São Pedro.

HOTÉIS E POUSADAS

Hotel Portal: (77) 3473-1160

Macaúbas Palace Hotel: (77) 3473-2900

Pousada Betânia: (77) 9 9933-0450

Pousada Menino Jesus: (77) 3473-2106

Pousada Oliveira: (77) 3473-2259/9 9998-6562

Pousada Refúgio: (77) 3473-1366

Vitória Palace: (77) 9 9966-8898/9 8148-0686

Pousada e Restaurante Boa Viagem: (77) 999108517

IMPORTUNAÇÃO SEXUAL CONTRA A MULHER NOS FESTEJOS JUNINOS É CRIME, “RESPEITA AS ‘MININA’ NA FESTA JUNINA”.

O Ministério Público lançou uma campanha de combate à importunação sexual contra a mulher nos festejos juninos, “Respeita as ‘Minina’ na Festa Junina”.

A importunação sexual se tornou crime em setembro de 2018, quando foi criada a Lei Federal nº 13.718/18 que criminaliza situações como contato físico sem consentimento em locais como transporte público e festas. Divulgação de cena de nudez ou pornografia, sem permissão, também é crime de importunação sexual. O infrator pode ser punido com prisão de 1 a 5 anos.

Como denunciar…

Os casos de importunação sexual podem ser denunciados por meio de ligação para o Disque 190 (Polícia Militar).

Especialistas recomendam que as vítimas, se possível, deem preferência para Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) ou procurem a delegacia mais próxima, levando alguma testemunha ou pessoa de confiança, caso haja possibilidade.

Ao fazer a representação, as vítimas devem citar e pedir que o caso seja enquadrado pela Lei de Importunação Sexual.

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *