Bacia do Paramirim,  Bahia,  Blog do Jovane Sales,  Crônica,  Macaúbas

MACAÚBAS – BA: FALECE O FREI JOSÉ SALES RAMOS, O FREI JUCA DE CANATIBA

Os Betaneiros, conterrâneos, parentes, amigos do Frei José Sales Ramos (Frei Juca) com o coração enlutado choram a grande perda:

 O nosso querido Frei José Sales Ramos faleceu às 20:00 horas do dia 10.janeiro.2024 num hospital da cidade Piracicaba – SP onde será sepultado.

No colo de maria santíssima ele aprecia a beleza da demonstração do puro sentimento de amor dessa gente que chora por ele atender ao chamado de deus para a eternidade.

Temos certeza de que do céu ele pede ao nosso pai eterno para nos abençoar, derramar graças sobre a nossa Betânia e por todas as pessoas que durante a sua vida souberam cultivar e conservar a sincera amizade recíproca.

Com uma dor imensurável no peito, em coro pedimos a deus pra conceder ao nosso frei José descanso eterno e iluminar sua alma dando-lhe a merecida recompensa pelo bem prestado a nossa Betânia, a nossa gente, a igreja e ao povo de deus.

Vá em paz discípulo de São Francisco de Assis!

Sua presença ficará eternamente entre todos nós querido Frei José. “Avani Sales, irmã”

Esse cântico, é uma simples homenagem ao Frei José Sales Ramos, Frei Juca, que Deus na sua infinita misericórdia conceda a ele um bom lugar e um bom descanso junto ao pai celestial e Nossa mãe Maria Santíssima, sabendo que na sua missão é humildade, nos deixou bons exemplos e ensinamentos. Que a letra desse cântico sirva de reflexão a todos.

Saudades eternas. “Ernesto Urcino”

QUANTA ALEGRIA!  MERECE APLAUSOS!

Foi no dia 27 de abril do ano de 1938 que você veio pra Betânia lugar esse que na época não passava de um pequeno povoado.

A epidemia da febre Tifoide naquele ano tirou a vida de vários moradores daqui, inclusive da jovem esposa de Heitorzinho, filho de Heitor Batista Ramos; Júlia de Pedro e Maria Pia com apenas 18 anos incompletos foi pra eternidade deixando você bebezinho com 06 meses de vida. 

Com 07 anos de idade você foi com seu Pai pra Junqueirópolis- SP mas seu UMBIGO ficou aqui enterrado… seus rastros impregnados no solo da nossa Betânia; criança esperta, inteligente, guardou na sua ALMA todas as lembranças dessa terra abençoada e da nossa gente.

Ordenado Frade da Ordem de São Francisco de Assis, veio neste  altar celebrar a sua PRIMEIRA MISSA; como num  filme, você ébrio de amor relatava com os mínimos detalhes tudo que  aqui viveu na infância; daí você sempre veio nos  meses  de junho e  dezembro de todos os anos, como um pastor cuidando do seu rebanho,  fazendo bater forte o CORAÇÃO das crianças, dos jovens, dos idosos, de todas pessoas ao ouvirem:

O NOSSO FREI JÁ TA VINDO!

No colo de Maria Santíssima você aprecia a beleza da demonstração do puro sentimento de amor dessa gente que chora por você atender ao chamado de Deus para a eternidade.  

Com certeza, do Céu você  pede ao nosso Pai Celestial pra nos   abençoar,  derramar graças sobre nossa Betânia e por todas as pessoas que durante 84 anos souberam conservar a sincera amizade recíproca, lhe consideraram e com dor imensurável no peito, em coro  pede a Deus pra lhe conceder DESCANSO ETERNO E ILUMINAR SUA  ALMA, dando-lhe a merecida recompensa pelo bem feito à nossa Betânia e a nossa gente.

Você vai para Deus mas NÃO esquecerá quem amou aqui na terra, como disse Santo Agostinho.

Nunca duvidamos de que sempre poderíamos contar com sua presença entre nós na nossa querida Betânia.

Choramos porque, quando a tristeza  não cabe no coração ela se   torna em lágrimas:  

ESSA PERDA É GRANDE DEMAIS!

Vá em paz sua presença ficará eternamente entre todos que te conheceram.  

Adeus compadre Juca!

Meu coração está aos prantos meu fraterno amigo, enfim sua passagem nessa terra se finda e nossa irmã morte te recolhe ao encontro do Pai e da vida eterna.

Frei Juca foi uma dessas pessoas que vem ao mundo de tempos em tempos com a finalidade de trazer LUZ! Exemplo de como viver segundo o Santo Evangelho e do carisma Franciscano. Você me ensinou, me cativou, me motivou, obrigado meu amigo, obrigado por tanto! Ficarão as diversas lembranças em meu coração e principalmente em minha caminhada cristã. Que você esteja em um bom lugar e dá um salve no Frei Miguel aí por mim!

Meu amigo viveu sem ter nada

Por esposa escolheu a pobreza

Era jovem demais o menino

Não podia ter tanta certeza

Foi assim que ele abriu um caminho

Para quem quer viver só de amor

Não ficou muito tempo sozinho

Gente nova o seguiu com fervor

#freiJuca

“Diegão Cypriano Freire”

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã nossa, a morte corporal, da qual nenhum homem vivente pode escapar.

Ai daqueles que morrerem em pecado mortal: bem-aventurados os que ela encontrar na tua santíssima vontade, porque a morte segunda não lhes fará mal!

Todo tempo Deus nos concede pessoas que transformam a história e assumem os desafios de sua época. Foi assim com Abraão, Moisés, São José, São Francisco e tantos outros.

Eu conheci e convivi com um santo homem, presente num tempo marcado por egoísmos e vaidades e no qual não se deixou macular. Frei Juca é um homem que marcou minha vida e de tantas que com ele se encontraram.

Com ele o ordinário se transformava em extraordinário e me alegro por tantas lembranças de uma convivência fraterna, acolhedora, educadora e amorosa.

Deus lhe conceda o prêmio da vida eterna, a ele que durante toda essa vida assumiu com fervor a missão do pobrezinho de Assis em testemunhar Jesus Cristo.

O pouco que sou devo muito a ele. O tudo que ele foi em mim e nos irmãos é glória de Deus manifestada em nosso chão. “Caio Madeira”

Caros irmãos e irmãs

Nesta noite as 20h30 frei Juca veio a falecer. Rezaremos a missa de corpo presente amanhã às 15h na Igreja dos Frades, em Piracicaba -SP.

Às 16h será o enterro no Cemitério de Piracicaba.

Rezemos pelo seu descanso!

https://www.facebook.com/CapuchinhosSP 

Frei José Sales (Frei Juca)

“Creio que a sua vida nos ensina a morrer, pois seu exemplo ensina a viver”.

Um olhar, uma palavra, um gesto e a gente percebe que daquele ser humano emana algo de grandioso e maravilhoso. Um homem teimoso pelo seu desejo de servir. Um homem enfraquecido pela doença mas forte no testemunho de vida. Mesmo muito debilitado, insistia em trabalhar, confessar, acolher.
Uma troca de olhares ali, um sorriso aqui e destes gestos Eu pensava nos lugares que aquela voz ecoou no anúncio do Evangelho e nas suas intensas atividades como missionário.

O calor de sua simpatia, simplicidade e teimosia em servir nos leva a um grande amor pelo Mestre. Frei Juca, com sua vida e com seu testemunho e hoje, com sua passagem, está nos ensinando mais uma vez a viver. Seu bom exemplo será um brilho em toda a nossa vida.

O seu testemunho de vida somado com a certeza da morte, faz-nos viver mais intensamente! Que Deus conforte a nós, os seus Familiares e a Fraternidade que Escolhestes como Família.

FREI JOSÉ SALES RAMOS (FREI JUCA)

José Sales Ramos nasceu em Betânia, Macaúbas, Bahia no dia 27 de abril de 1938; filho de Heitor Ramos Filho e Júlia Sales Rocha; com a morte da mãe em outubro de 38 ficou sob os cuidados da tia materna Laurinda; o pai viúvo, casou-se com Gildásia e levou o filho para Junqueirópolis São Paulo. Ao término do curso ginasial revelou o seu desejo de ser padre, da ordem de São Francisco de Assis, deixando o pai decepcionado uma vez que, sonhava fazer o filho médico.

Iniciou seus estudos no Rio Grande do Sul e, nas constantes cartas enviadas à sua Mãe Laurinda, falava sobre o frio que, estava difícil pra ele se acostumar; agradecia ao bom Deus por substituir à sua Mãe biológica que, foi pro Céu quando ele estava com apenas 06 meses de vida, por três mães: Laurinda, Gildásia e a Mãe Santíssima.

Ordenado em 1967, Frei Joaquim Maria de Macaúbas, veio celebrar a sua primeira missa na sua terra natal e daí, ficou vindo duas vezes por ano: em junho e dezembro.

Como um verdadeiro pastor, não media esforços pra chegar até as ovelhas espalhadas por lugares de difícil acesso; num cavalo, visitava lugarejos, celebrava missas nas pequenas igrejas, atendia aos doentes e, agonizantes; esse pequeno Servo de Deus, com força de leão, trabalhava com garra e disposição; nos trabalhos de reformas e construção, carregava nos ombros, madeira e todo material necessário.

A província reconhecendo a boa vontade do Frei José em trabalhar em favor da sua querida Betânia, deu a ele condição de construir o Centro Comunitário, ao qual os Betaneiros, acompanhando de perto o seu imensurável esforço, o denominou, Centro Comunitário Frei José Sales Ramos. São várias as reformas, feitas por esse Santo Padre, na Igreja São João Batista, Cemitério, Capelinha de Santo Antônio, casa paroquial, estrada com degraus pra capelinha, jardins, praças etc. Trabalho feito por amor a Igreja, a sua gente e ao seu torrão natal.

Idoso e doente, enfrentando um longo tratamento com efeitos colaterais que causam sofrimento, acompanhado por médicos cardiologistas, oncologistas e de outras especialidades, o Frei José (Frei Juca) insistia ainda em conseguir através de doações, objetos pra leilões, rifas, bingos, quermesse e outros, com finalidade de adquirir recursos pra continuar contribuindo com o pagamento das costumeiras despesas.

Mesmo muito doente ele pediu a seu médico a realização do seu único desejo: voltar à Bahia, Macaúbas e Betânia.

Mesmo andando com dificuldade apoiando numa bengala, ele veio, demonstrou uma alegria enorme, sentindo abençoado por receber mais essa graça do Pai Eterno.

Junto ao nosso Frei, agradecemos aos médicos que cuidam dele, ao seu Superior e a todos que, de uma maneira direta ou indiretamente, contribuíram pra que esse seu e nosso sonho se realizasse.

Que o POBREZINHO DE DEUS, SÃO FRANCISCO DE ASSIS, abençoe a todos e, conceda um bom descanso ao nosso mui estimado Frade o Frei José Sales Ramos (Frei Juca). “Jovane Sales, Sobrinho”

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *