Bacia do Paramirim,  Bahia,  Blog do Jovane Sales,  Macaúbas

MACAÚBAS-BA: O SÃO PEDRO DE CANATIBA SERÁ FORRÓ OU PISEIRO? OS JOVENS QUEREM PISEIRO, OS ADULTOS FORRÓ!

Chegando o mês de junho os BETANEIROS que estão longe começam a arrumar seus apetrechos pra virem pra nossa terrinha tirar a ferrugem das pernas no animado e costumeiro FORRÓ.

Na história do São Pedro de Betânia ficaram gravados, para sempre, dois nomes das mais entusiastas FORROZEIRAS: BEBÉ SALES AZEVEDO e AVANI COSTA. Elas FORROZEAVAM a noite toda sem esmorecer e, ainda com incentivo conseguiam fazer os outros BETANEIROS (AS) a imitá-las e, os quais, continuam a esperar um ano todo pela chegada dessa TRADICIONAL FESTA JUNINA FEITA DE FORRÓ que continua sendo o tipo de dança que caracteriza as FESTAS JUNINAS com o seu especial DIFERENCIAL, bem como as tradicionais fogueiras e comidas típicas, com a PRESENÇA DAQUELES QUE PARTIRAM E O COSTUME DE RETORNAR À SUA TERRINHA PRA MATAR A SAUDADE NA ÉPOCA DA FESTA QUE CARACTERIZA A DANÇA POPULAR DAS FESTAS JUNINAS, VINDA DE LONGAS DATAS E, É ATÉ HOJE PREFERIDA POR TODOS, O NOSSO FORRÓ; ritmo que embala as festas juninas em todo país; O FORRÓ, herança conservada nos costumes da nossa gente dando o destaque no nosso município com o título.

“MACAÚBAS CAPITAL DO FORRÓ”

Vambora minha gente!

Festas juninas só acontecem uma vez no ano.

O FORROZÃO DE CANATIBA CONTINUA SENDO O MELHOR, MAIS ALEGRE E ANIMADO DO MUNICÍPIO DE MACAÚBAS

Sabemos que os tempos mudaram, que os jovens de hoje preferem piseiro ao forró.

Então o que fazer?

A sugestão dos Betaneiros adultos que residem na sede do Distrito de Canatiba, nas comunidades e as diversas pessoas que nos mandaram mensagens é que o recurso disponibilizado pela Prefeitura de Macaúbas seja divido igualmente por três, por três bandas, uma banda de piseiro e 2 de forró.

O que não pode acontecer é 03 pessoas que se intitularam representantes do Distrito de Canatiba destinarem 80% do recurso para uma banda de piseiro e 20% para duas bandas de forró.

Como fica a democracia, onde está a igualdade, pedimos que a Prefeitura de Macaúbas olhe nossa sugestão com bons olhos, eu tive 854 votos para Vereador e posso garantir que meus eleitores e o povo que conheço não são mandados por 03 jovens ou por 01, o que estamos pedindo é direito iguais.

Podemos até da uma sugestão de bandas de forró:

  • Superação do Forró e Manoel Matias, essas duas bandas de forró que irão agradar a todos custam 60% do recurso destinado ao evento sobrando 40% para uma banda de piseiro, lembrando que a Prefeitura de Macaúbas já contratou o som, o palco e o gerador. 

O Distrito de Canatiba teve início no século XVIII, tendo como primeiro morador Sr. José Batista Ramos e dona Marcelia Batista Ramos, Sr. Alferio Rufino e D. Sofia, família e outros.

Trabalhavam para seu sustento próprio na lavoura, criação de animais, mantendo o comércio com a antiga vila de Macaúbas, usando o carro de boi, cavalos e jumentos como meio de transporte.

Tinha costumes de enterrar ouros, prata ser transformados em utensílios e moedas antigas. Vestiam roupas de algodão tecidos pelas mulheres, que também era tomas rendeiras, usando almofadas, bilros e espinhos de mandacaru.

Todo esse início de comunidade foi na fazenda “maxixe”.

A primeira cultura era e continua sendo a cana-de-açúcar, onde os antigos destilavam a cachaça em alambiques de barros e depois apareceu o de cobre.

Em  1915 passou a ser administrador o canatibense  José  Francisco da Silva, que fio confirmador da criação do antigo maxixe, passando ao nome de Arraial de Betânia.

É bom mencionar que os primeiros moradores do distrito sempre viverão cuidado de não deixar as pessoas analfabetas.

Em 1915 surgiu o nome Betânia com a primeira missão religiosa onde o bispo sugeriu   devido ao local possuir muitas arvores frondosas e os riachos que ali desaguavam dando a sensação de um retiro para um descanso com um claro referencial a cidade bíblica  BETÂNIA local onde  JESUS CRISTO descansava de suas peregrinações. Nessa época quem comandava a cidade era o canatibense JOSÉ FRANCISCO DA SILVA.

Foi criado a feira livre em 1923 pois a população teve a necessidade de comprar e vender seus produtos da lavoura sem precisar ir a “MACAÚBAS”.

Em 1924 foi construído o cemitério  sendo depois ampliado. Em 4924 a capela passou a pertencer a paroquia de Macaúbas.

Em 1995 foi criado o cartório civil tendo como escrivã a senhora  LAURINDA ROCHA, sendo levada a categoria de vida. 

Em 1936 o nome foi mudado de BETÂNIA para CANATIBA que em tupi Guarani significa cana grossa. Hoje, é a maior produtora regional da cachaça, produtora a largamente consumida na região, PELA SUA QUALIDADE levando o nome deliciosa.

Em 1937 foi construído no alto de uma colina uma capelinha em homenagem a SANTO ANTÔNIO.

Em 1938 ouve uma epidemia da febre tifoide que ceifou parte da população, fato doloroso que abalou todos. 1° pessoa que trouxe a doença indo em Bom Jesus da Lapa ao participar dos festejos do Bom Jesus foi dona Miquilina Teodora de 1938.

Em 1940 foi criada a 1° escola que, funcionava em casa tendo como primeiro professor Marilio até a 1° professora leiga Maria  e a Prof. Maria Francisca Pires.

A COMUNIDADE EXPERIMENTOU UMA ACELERAÇÃO DO SEU DESENVOLVIMENTO DA A QUALIDADE DE ESCOAMENTO DA AGUARDENTE PARA ATRAS DA LOCALIDADE DA REGIÃO COM A ABERTURA DA ESTRADA CAROCAVEL QUE LIGA CANATIBA A SEDE DE MACAÚBAS EM 1952.

O comerciante José Francisco da silva trouxe o primeiro engenho de madeira na fabricação da água ardente em 1956.

Em 1958 foi criado a energia hidráulica pela usina dos tingis, pactuando para a Coelba em 1983. Em 1967 um canatibense foi coordenado em São Paulo, o Frei José Sales Ramos, sendo como uma benção para todos.

O posto de saúde foi construído em 1978, assim a Escola Municipal, tendo como diretora a professora Geni Silva Rocha e as Professoras Maria Alves Ramos, Argentina Alves Ramos, Palmira Costa Sales, Sirlei Azevedo Costa e Maria Rodrigues Silva.

Em 1979, Pe. Aldo Luxeta de Riacho de Santana, conseguiu a criação do colégio com a coordenação de Caetité tendo a mesma direção e professores da escola Municipal , denominada Colégio Municipal de Primeiro Grau de Canatiba,  hoje já conta como várias  outras escolas espalhadas pelo distrito. nos últimos tempos, a comunidade continua vivendo em torno do procedimento da água ardente e da agropecuária de subsistência.

Existem o abito de cultivar hortas e palmares apenas para o consumo próprio e um significativa produção de buritis, pequis, mangabas e puçá. O distrito de Canatiba fica distante da sede, 36km , onde são adquiridos bens de produção e de consumo, principalmente auto domésticos e também assistência médica hospitalar e odontologia. 

Alguns vereadores de Canatiba conseguiram benfeitorias para o ditrito, junto ao padre executivo José Francisco da Silva, Francisco Rodrigues da Silva, José Rodrigues da Rocha, Antônio Francisco Alves, João Nonato de Sousa Neto, Ivando Martiniano de Souza e Belarmino Xavier e Souza.

Fora a que já foram citados merecem destaques a seguinte obra: Água encanada em 1979; serviços de correio, em 1984; cobertura da praça da feira, 1990; posto telefônico em 1992; saneamento de 30% das ruas, 1980 foi encanada a água pertencente ao SAAE, 1998 colocação da rede hidrômetros, sendo que algumas famílias usavam outra rede sendo de responsabilidade da associação, que foi pelo custo da, luta do povo Canatibense …

Em 1955 em um terreno dado por José Francisco da Siva foi crido o primeiro campo de futebol.

Em 1959 após a conclusão do levantamento da capela que por isso mesmo já se acha pronta, possui ornamentação completa, uma toca disco, um zé gás, banco, três imagens grande e um crucifixo jarros. 

Administrador( Zeca) com ajuda dos demais habitantes criou a feira construindo o barracão. (Zeca) conseguiu a construção da capela. 

A principal cultura era doutrina. Sobretudo a educação religiosa, tendo belo costume de todas as noites reunia a família para ensinar orações tradicionais e costumes. Tinham um caráter sinceros e usavam como documento para garantir um compromisso para um fio de barba a qual ele não ousava a cortar. 

Com espirito tradicionalmente hospitalar e profissionalmente religioso, o senhor José Batista Ramos no ano 1887, construiu a primeira capela neste povoado em frente de sua residência, que foi levantada pelos seus escravos, bem como açude público desse local e os canais (regos)que até hoje irrigam os terrenos.

Antes da construção da capela ele já era devoto de São João Batista, por esse motivo ele mandou vim de salvador uma pequena imagem de 30cm, feito de madeira que até hoje ainda é considerada pelo padre  Vicente, parente de Alferio Rufino…

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *