Bacia do Paramirim,  Bahia,  Blog do Jovane Sales,  Macaúbas

MACAÚBAS: FAMÍLIA BORGES EMITE NOTA SOBRE A SITUAÇÃO DO CASARÃO SITUADO NA PRAÇA IMACULADA CONCEIÇÃO

Em resposta a postagem do nosso blog referente a situação do casarão da família Borges que se encontra localizado na Praça Imaculada Conceição na cidade de Macaúbas na Bahia, a família nos enviou uma nota muito educada explicando a realidade de tão belo imóvel.

Agradecemos a Jonathan Borges e família pela atenção dispensada ao nosso blog e ao convite para conhecer o casarão por dentro, aceitamos esse convite com alegria, é o sonho de todo mundo que passa na praça matriz de Macaúbas saber como é o famoso casarão dos Borgers por dentro. Obrigado, segue o texto que nos foi enviado pela família Borges.

Entendemos a preocupação da população de Macaúbas, qualquer manifestação é legítima afinal compõe o exercício da cidadania, mas é necessário esclarecer que o casarão é um bem particular, sendo assim qualquer ação tomada não é publicitada a população, já tomamos as devidas providências no início de 2020, onde reparos foram iniciados, mas por conta da pandemia, foram pausados aguardando agora a estiagem para retomar.

Esclarecemos ainda que profissionais inspecionaram o prédio e não identificaram problemas estruturais na edificação, as rachaduras presentes são superficiais atingido apenas o reboco e, a iminência será a troca do reboco, retelhamento e reforços preventivos.

Quanto a postagem no facebook do Sr. Carlos André e publicada pelo blog www.blogjovanesales.com.br, entendemos suas preocupações, poism, se de fato houvesse risco de desabamento seria eminente a tomada de uma ação, mas não há inclinação estrutural como foi colocado, no caso do casarão há deformidades na linha horizontal onde se assenta o telhado, causando uma falsa sensação de inclinação, tal reparo já estava previsto na retomada das obras após a estiagem.

Família Borges

Apoveitamos essa oportunidade para falar um pouco da família Borges e de sua importância para Macaúbas, Bahia e Brasil. Como a mesma é composta de vários membros importantes, falaremos sobre um sem tirar a importância dos demais integrantes.

Abílio César Borges

Nasceu no dia 9 de setembro de 1824 na cidade de Rio de Contas e faleceu em 17 de janeiro de 1891 na cidade do Rio de Janeiro, Abílio era médico e educador pedagogista brasileiro.

Abílio César Borges, é o primeiro e único Barão de Macaúbas.

Casa Natal de Abílio César Borges na cidade de Rio de Contas – Bahia

Biografia e formação

Era filho de Miguel Borges de Carvalho e de Mafalda Maria da Paixão. Nasceu no povoado de Macaúbas, então pertencente à pequena vila de Rio de Contas, ao sul da Chapada Diamantina, exatamente quando esta completava cem anos de emancipada. Ali efetua os primeiros estudos e, em 1838 muda-se para a capital baiana (Salvador), a fim de completar sua formação.

Em 1845, depois de haver interrompido os estudos por causa da saúde, entra para a Faculdade de Medicina da Bahia, transferindo-se em seguida para o Rio de Janeiro, onde diplomou-se em 1847 – tendo realizado o curso de forma brilhante.

Voltando para a Bahia, dedica-se ao magistério por quatro anos. Em 1845, funda, junto a outros, o Instituto Literário da Bahia, uma espécie de prelúdio de Academia de Letras, onde são realizados saraus, discutidas ideias e reunia os mais expressivos nomes da literatura baiana da época.

Em 1849, chega à vila de São Francisco das Chagas da Barra do Rio Grande do Sul (atual Barra) para trabalhar como médico no Hospital São Pedro, para atender vítimas da peste (varíola), onde casou-se com Francisca Antônia Wanderley (irmã do Barão de Cotegipe). Em 1853, construiu a primeira escola ginasial na vila e foi presidente do Senado da Câmara da Barra, onde teve a hombridade de expulsar o coronel Militão de França Antunes (de Pilão Arcado), que acabara de ordenar a castração de um vaqueiro chamado Pedro na ilha do miradouro em Xique-Xique. Abílio afirmou: “A sessão não se realizará, dada a presença do coronel Militão, a quem convido para retirar-se do ambiente, bárbaro não se senta em mesa de cidadão”. Militão levanta-se pega a bengala de ouro, o chapéu de “estadista”, e declara: “venho acabar com a Barra na bala…”. Nisto, Abílio retruca: “Espero… Na sua terra manda o direito da força. Na Barra manda a força do direito”

Em 1856, retira-se da cidade de Barra para Salvador, aonde iria assumir a direção da pasta de instrução pública da Bahia, levando filhos barrenses, Joaquim Cesar Borges e Abílio Cesar Borges Filho, este último que viria a se tornar diplomata. Foi lá em Salvador que ele foi agraciado com o título de Barão de Macaúbas e também onde viria a fundar o Colégio Doutor Abílio, onde estudaram Castro Alves e Rui Barbosa.

Realizou diversas viagens à Europa, a fim de aperfeiçoar seus métodos pedagógicos, de forma a torná-los aplicáveis aos seus trabalhos, e neste interim foi um importante agente abolicionista, estabelecendo alianças com a rede abolicionista transnacional.

Suas ideias, na época, eram inovadoras na educação brasileira: abolia completamente qualquer espécie de castigo físico; realizava torneios literários; culto ao civismo, etc. Imaginou um método de aprendizagem de leitura que denominou de Leitura Universal, para facilitar o estudo das primeiras letras, abriu vários cursos públicos gratuitos de leitura, convencido de que assim prestava o melhor serviço ao país.

A fim de poder ministrar as lições aos seus alunos, sem ofender, entretanto, os rígidos costumes da época, chegou até a mandar publicar, na Bélgica, um volume especial, adaptado para “menores”, de Os Lusíadas.

Era casado, desde 1846, com Francisca Antônia, oriunda de importante família pernambucana, com quem teve netos.

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *