Bacia do Paramirim,  Bahia,  Blog do Jovane Sales,  Macaúbas

MACAÚBAS: INCÊNDIO NOS ARREDORES DA CIDADE PODE TER SIDO CRIMINOSO E INTENCIONAL, DIZ TESTEMUNHA OCULAR!

Impunidade: é o combustível das queimadas!

Identificado como “incêndio florestal sem controle” por volta das 17h00 da fatídica parte de quinta feira, 16 – na região Leste da cidade de Macaúbas que ladeia a BA 156, nas proximidades do sitio Pintada, onde por ali, segundo consta informações preliminares onde teria iniciado as primeiras chamas, as quais estas, teriam sido criminosas e intencionais.

Assim, afirma o servido público Gilson Figueiredo, funcionário do SAAE (autarquia do município que capta, trata e faz a distribuição das águas potáveis do município).

Informa a testemunha que no crepúsculo desta mesma tarde, estava em serviço com um colega seu, e num dos corredores nas proximidade da Pintada, viu um cidadão de estatura mediana, de pele clara, usando um boné, tendo idade superior a 30 anos, ateando fogo no mato seco, tendo este em mãos tochas a qual espalhava o fogo em alguns pontos aleatório – visto e abordado, o cidadão saiu em fuga, foi perseguido, mas logrou êxito se embrenhando no mato e desapareceu como “fumaça” – e, deixando para trás, o incendiário, as chamas por ele provocadas!

No cardápio: calango assado. Aves de rapina fazem a festa!

Com este relato da testemunha, fica evidente que o fogo teve origem intencional e criminosa, ou não teria motivos para fuga o suspeito.  Na mesma linha da impunidade estão os “acidentes” de trânsito e os ambientais, este último, em Macaúbas nem se quer há queixas registradas nos órgãos de fiscalização e controle. Segundo a testemunha, o fato foi relatado a Secretaria de Meio Ambiente.

Foram devastadas mais de 100 hectares, destas a maioria capim seco, e algumas hectares de mata virgem que eram preservadas  no terreno da família do saudoso Betinho da Farmácia, além de boa parte nas terras do ex-prefeito Sebastião Nunes, não foi registrada perda de gado ou animais de grande porte, como tem sido noticiado. A imagem é de desolação, ver-se aves de rapina por todo lado, se banqueteando de pequenos roedores, aves e repteis, os quais não conseguiram sair do inverno fervente das chamas.

Espera-se das autoridades competentes que se apure as responsabilidades, e que possa ter uma efetiva campanha de conscientização e prevenção a ações como estas. A expectativa é que o município possa ser contemplado com um destacamento do corpo de bombeiros, e os movimentos já estão sendo articulados!

O esforço agora é político!

Também podemos falar sobre mais um incêndio que não se sabe como começou e nem quem colocou que ocorreu no dia 09 de setembro de 2021 no centro de Macaúbas e destruiu uma grande área localizada no fundo do Belelé centro da cidade.

Como no município de Macaúbas não existe corpo de bombeiro, coube aos funcionários da Secretaria de Meio Ambiente, Policiais Militares e voluntários apagarem o incêndio que poderia ter causada uma tragédia se não fosse a rapidez dos Macaubenses. 

Logo que se inicou o incêndio o Secretário Municipal Uirlei, Cuia, Policiais Militares e diversos outros Macaubenses foram vistos com mangueiras, baldes, enxadas, abafadores de fogo…, se não fosse a coragem desses bravos Macaubenses esse fogo poderia ter se espalhado e atingido diversas moradias.

Moradores disseram à reportagem do nosso blog (www.blogjovanesales.com.br) que a origem do incêndio pode ter sido criminosa.

Outra hipótese seria de que alguém, acidentalmente, tenha provocado o fogo no mato.

FONTE: Blog Alécio Brandão / Blog Jovane Sales

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *