Bacia do Paramirim,  Blog do Jovane Sales,  Educação,  Macaúbas

MACAÚBAS: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REVERENCIA A DATA MAGNA DA NOSSA PÁTRIA AMADA, A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

O dia 7 de setembro é mais do que uma simples data para nós brasileiros, ele simboliza o início da liberdade de uma pátria….

No dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro proclamou a independência do Brasil as margens do Rio Ipiranga e trouxe “Independência ou morte!” como um marco histórico do país.

As relações entre Brasil e Portugal estavam abaladas desde 1808, quando o rei dom João 6º desembarcou no Brasil ao fugir das tropas francesas de Napoleão Bonaparte. Com a corte portuguesa aqui, o Brasil deixou de ser formalmente uma colônia.

Em meio a disputas políticas na terra natal, em 1820, o rei voltou para Portugal e deixou dom Pedro como príncipe regente. As autoridades portuguesas começaram a exigir, então, que dom Pedro também voltasse.

Em janeiro de 1822, ele decidiu ficar no Brasil e começou a preparar a separação da metrópole. 

Naquele 7 de setembro, o príncipe regente dom Pedro, filho do rei dom João 6º, viajava com sua comitiva para São Paulo quando recebeu uma carta do governo português com uma série de exigências que restringiam o processo de separação do Brasil. Insatisfeito, decidiu declarar formalmente a independência brasileira, processo que já estava em curso, em uma colina próxima ao riacho Ipiranga.

Como foi o grito de Independência do Brasil?

O grito atribuído a dom Pedro no dia 7 de Setembro é “Independência ou morte!”

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *