Bacia do Paramirim,  Bahia,  Macaúbas

MACAÚBAS: SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE EMITE NOTA EXPLICANDO PODA DA FIGUEIRA NA PRAÇA IMACULADA CONCEIÇÃO

Secretaria de Meio Ambiente do município de Macaúbas emitiu uma nota de esclarecimento explicando a poda realizada na figueira que se encontra na Praça Imaculada Conceição, essa árvore já tem quase 100 anos de idade e já têm algum tempo segundo relatos de moradores que está doente, outros dizem que a mesma foi envenenada, mas,  não se sabe porque de repente começou a perder as folhas.

Vários estudos foram feitos para detectar o que aconteceu com a árvore, mas não foi possível identificar as possíveis causas e não se sabe porque a figueira começou a cair as folhas. 

A Secretaria informa que a poda neste momento foi imprescindível para que a mesma possa recuperar em um curto espaço de tempo.

Quando da reforma da Praça Monsenhor Hermelino Leão (atual Praça Imaculada Conceição) foi construído o canteiro para o plantio da histórica árvore Ficus Bemjamina, cuja variedade desta espécie, encontra-se em processo de extinção.

O então prefeito Manoel Messias de Figueiredo, chegando da cidade de Caetité, trouxe consigo a muda desta planta e conta à lenda que o prefeito a conduziu em seu colo para não danificá-la.

O canteiro original encontra-se hoje a mais ou menos dois metros de profundidade, pois na reforma do ano de 1958, quando foi alterado o nome da Praça para Imaculada Conceição, também foi construído o aterramento para formar o famoso e lendário paredão.

O pedreiro Antonio Manoel de Oliveira (Antonim de Adélia) tendo como ajudante Dalmar Lula da Silva plantaram juntamente com o prefeito a histórica árvore, cuja presença na Praça é indispensável é indissociável, pois formou uma identidade com os verdadeiros Macaubenses, que em sua frondosa copa manifestaram  seus anseios e emoções.

O primeiro balde de água que molhou a muda foi buscado pela Senhora Carolina Roque da Silva (Loura de Inha) no Riacho do Meio, cujo acesso acontecia pelo Beco do Cisco.

A histórica árvore está em processo de definhamento apresentando sinais de senilidade, entretanto, os sintomas de morte súbita, também devem ser levados em conta e isto requer uma investigação mais aprofundada.

A propósito, verificamos dentro do seu canteiro um poste para instalação de uma lâmpada de iluminação pública.

Caso haja qualquer decapeamento de fios elétricos pode provocar a morte da árvore.

FONTE: Dalmazinho

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *