Bahia,  Blog do Jovane Sales

RAPIDINHAS DAS ELEIÇÕES 2022: AS “LIVES” DE RUI E NETO, BRUNO PISTOLA E O DESAFIO PARA DEBATE

DESAFIO DAS LIVES

Quem acompanha os eventos de campanha das principais candidaturas ao governo observou que duas delas – a de ACM Neto (União Brasil) e a de Jerônimo Rodrigues, representado por Rui Costa (PT) – realizaram um “desafio de lives. Se antes as análises dos eventos era somente para avaliar quem tinha mais seguidores em carreatas, comícios e caminhadas, dessa vez as comparações se dão para ver quem tem mais seguidores nos eventos ao vivo transmitidos pelo Instagram. Nas lives transmitidas simultaneamente na noite de domingo 11.setm.2022, em número de acessos, deu Neto.

No momento em que esta coluna conferiu quantos acompanhavam a transmissão do ex-prefeito da capital, eram 973 online; no mesmo minuto, a do governador tinha 264.

EFEITO LULA OU EFEITO RUI?

Essa participação mais incisiva de Rui Costa é vista por governistas como fundamental para alavancar a candidatura de Jerônimo Rodrigues para tentar reverter o cenário que, segundo a maioria das pesquisas, indicam vitória ainda no primeiro turno nas eleições daqui a 20 dias. “O governador precisa fazer esse esforço, pois não tivemos uma manifestação tão forte do presidente Lula ao pedir votos para Jerônimo. Mas isso de [Lula] não querer se indispor com ACM Neto é ‘teoria da conspiração’.

Tanto que ele deve vir à Bahia até o dia das eleições”, disse um governista não filiado ao PT.

BRUNO REIS INDO PARA CIMA

Quem tem feito as críticas mais contundentes contra Rui Costa é o prefeito de Salvador Bruno Reis. A contenta observada na semana passada ocorreu principalmente em torno das discussões sobre o sistema de transporte da capital. O gestor do União Brasil chegou a chamar o petista de “mentiroso” ao negar que Rui tenha feito uma proposta para gerir o BRT na capital. A artilharia de Bruno também foi apontada contra o presidente da Câmara Municipal de Salvador e candidato a vice na chapa de Jerônimo Rodrigues, Geraldo Jr (MDB), quando, no final de semana, a Justiça anulou as novas composições das comissões na Casa.

Aliás, a feição de poucos amigos entre Bruno e Geraldo já pôde ser observada quando ficaram lado a lado durante o desfile do 7 de Setembro.

PRECATÓRIOS

O governo estadual quer votar ainda esta semana o projeto de lei que garante o pagamento dos precatórios do Fundef aos professores na rede pública estadual. Os recursos já estão na conta, como afirmou o governador Rui Costa, e ele só espera a aprovação do projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa para realizar o pagamento. O impasse vem da cobrança da APLB, sindicato dos professores com histórica ligação ao PCdoB, que cobra pagamento sem descontos e com juros de mora.

Rui Costa disse nessa segunda que o projeto enviado à Assembleia, respeitando o que indicam as leis federais 14.113/2020 e 14.325/2022, além de decisão do STF na ADPF 528-DF.

Ministerio da economia e Defesa, apresentam, Projeto de Lei de reestruturação das Forças Armadas.

MILITARES

O que não deve entrar na pauta é o projeto de lei do Executivo que altera a previdência dos militares. Não é somente a questão de não haver consenso para a votação da matéria, mas o fato de que, votar a proposta e aprová-la antes das eleições, pode tirar votos de quem tentar a reeleição para novo mandato na Assembleia ou mira a Câmara dos Deputados a partir de 2023.

CENSURA

O vereador de Salvador Isnard Araújo postou na segunda 12.set.2022 um vídeo com uma participação do ex-presidente Lula em entrevista à Rádio Metrópole em que o petista pede a ajuda do jornalista José Eduardo, o Bocão, a ajudá-lo a promover seu projeto de regulamentar a imprensa e a internet. Opositores do petista entendem que um retorno de Lula pode indicar censura à imprensa como o nome pomposo de regulamentação e “democratização” da mídia.

“Por mais que a imprensa, em muito momentos, seja tendenciosa, não pode ser censurada”, comentou o vereador.

DESAFIO

O candidato ACM Neto (UB) aceitou o desafio para debater com Jerônimo Rodrigues (PT) e o fez no melhor estilo “tô pronto para a briga”. O ex-prefeito ainda disse para o petista escolher data e horário – o local seriam o YouTube e as redes sociais de ambos. Jerônimo respondeu também pelo Twitter e disse que esperará ACM Neto no debate da TV Bahia, em 15 dias. Já o candidato do PL, João Roma, que foi preterido no convite por Neto, perguntou ao ex-prefeito por que foi excluído do desafio; Roma insinuou que Neto tenha “medo” de debater com ele.

Se os debates não ocorrerem nas redes, devem ocorrer no dia 27, a 5 dias das eleições.

FONTE: Toda Bahia

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *