Bacia do Paramirim,  Bahia,  Blog do Jovane Sales,  Eventos,  Macaúbas

SÃO JOÃO 2022: EM MACAÚBAS A CAPITAL DO FORRÓ TAMBÉM É A CAPITAL DA BELEZA E DA PAZ

Os festejos juninos resgatam a tradição da cultura nordestina.

Mesmo fazendo parte do calendário de eventos em todo o país, os festejos juninos se popularizaram mesmo na região Nordeste, onde é a sede das maiores festas do Brasil. 

Falar do São João é resgatar memórias afetivas das famílias e também das infâncias, que trazem consigo muitas cores, sons, afetos e lembranças.

Nesse São João de 2022 Macaúbas a Capital do Forró também se tornou a capital da beleza, os amigos de São Paulo, Curitiba, Aracaju nos perguntaram de onde saiu tanta gente bonita.

Respondi que nossa cidade é bela tem uma população bonita, educada e hospitaleira, desde a abertura dos festejos juninos até hoje 25.junho.2022 não se tem registro de 1 única briga, não poderíamos deixar de parabenizar a Policia Militar e a Segurança Particular pelo excelente trabalho.

“E o balão vai subindo, vem caindo a garoa

O céu é tão lindo e a noite é tão boa

São João, São João!

Acende a fogueira no meu coração!

Sonho de papel a girar na imensidão

Soltei em seu louvor, um sonho multicor

Oh, meu São João!

Meu balão azul foi subindo devagar

O vento que soprou meu sonho carregou

Não vai mais voltar!”

Sempre que sentimos algo muito bom, independentemente de qual seja esse sentimento, costumamos dizer que estamos com “um quentinho no peito”, não é? E isso lembra muito a fogueira da celebração de São João, que é o coração da Festa Junina.

O São João de Macaúbas teve sua origem no Século XVIII, quando os primeiros portugueses fixaram residência no município e se reuniram em torno da fogueira para homenagear o São João e esquentar o frio do mês de junho.

A menina escolhia a pessoa favorita para ser a sua madrinha o menino e o padrinho e pulavam a fogueira na noite do dia 23 de junho, tornando-se afilhados e padrinhos de fogueira, uma tradição que se arrasta até os dias atuais.

Na atualidade, a fogueira ainda é acessa em muitas ruas onde o tráfego de veículos é pequeno e são ornamentadas com as típicas bandeirolas e palhas de coqueiro, e os fogos fazem parte da festa.

Em Macaúbas os pratos típicos não podem faltar: a leitoa assada, avoador, licor, quentão, bolo de batata e de mandioca.

As visitas a casas de amigos também fazem parte da tradição, onde o sanfoneiro anima a todos e o anfitrião oferece bebida e comida a todos, sejam conhecidos ou não.

É uma festa!

Nossa festa é tão maravilhosa que traz visitantes até de outros países como Quinito e Suzana que vieram da Espanha e nos honrar com suas presenças presenças e de municípios vizinhos como Leandro de Brumado.

Salvador, Aracaju, Feira de Santana também marcaram presença em nossa festa.

Obrigado, em seus nomes agradecemos a presença de todos os visitantes.

0

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *