Blog do Jovane Sales,  Brasil

UNIÃO BRASIL INDICA ARTHUR MAIA PARA CPI DO 8 DE JANEIRO

Indicação pessoal de Lira, congressista é o mais cotado para presidir colegiado; integra grupo com 9 siglas e 173 deputados…

O bloco do qual faz parte o União Brasil na Câmara, com 173 integrantes e, portanto, o mais numeroso e poderoso, indicou na tarde desta 4ª feira (17.mai.2023) os 8 integrantes a que tinha direito para a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do 8 de Janeiro –formada por deputados e senadores. O número considera titulares e suplentes….

Único a figurar para o posto de presidente do colegiado, o deputado Arthur Maia (União Brasil-BA) foi indicação pessoal do chefe da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e consta no ofício entregue à SGM (Secretaria Geral da Mesa) do Congresso….

Com a atualização, que levou a lista de 17 para 36 integrantes, em uma semana, e o fato de que nenhum congressista corre por fora para ocupar o posto, cresce a tese de que o perfil moderado de Maia dará de fato o tom na presidência da comissão.

Com o aumento dos nomes, o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se vê diante do preenchimento do principal requisito para dar o sinal verde ao funcionamento do colegiado….

A única “pendência”, que não chega a ser um impedimento para o avanço dos trabalhos da CPI do 8 de Janeiro, é que os 2 maiores blocos do Senado indiquem seus respectivos integrantes. De um dos 2 sairá o nome do relator, outra posição de peso na condução das reuniões da comissão.

Único cotado para o posto de presidente da CPI do 8 de Janeiro, o deputado Arthur Maia (União Brasil-BA) publicou no início da noite desta 4ª feira (17.mai.2023), nas redes sociais, que o colegiado “será instalado” na próxima 3ª feira (23.mai.2023). “Falei há pouco com o senador Rodrigo Pacheco e fui informado que a instalação do colegiado acontecerá na próxima terça-feira, 23/05”, escreveu o congressista.

O principal cotado para a posição é o senador Eduardo Braga (MDB-AM). No Senado, o PT ainda não realizou suas indicações.

RECENTES INDICAÇÕES:

As formalizações dos nomes por parte dos blocos, partidos ou federações se dá por ofício. Por volta das 16h desta 4ª feira (17.mai), conforme noticiou em 1ª mão o Poder360, a CPI do 8 de Janeiro atingiu o número mínimo de integrantes para que Pacheco avance na permissão dos trabalhos. São 18 indicações titulares até o momento, 1 a mais que o necessário….

Pela Câmara, o bloco composto por MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC indicou 6 nomes (veja a lista ao final da reportagem).

Já o maior grupo da Casa Baixa, com União Brasil, PP, PDT, PSB, Avante, Solidariedade, Patriota e a federação PSDB-Cidadania, indicou 8. Os quantitativos consideram titulares e suplentes, com o mesmo número. Houve ainda, na mais recente atualização, uma mudança entre deputados da federação PT-PC do B-PV: Arlindo Chinaglia (PT-SP) saiu e Aliel Machado (PV-PR) substituiu o petista.

Eis os nomes indicados até o momento:

Esperidião Amin (PP-SC) – titular;

Damares Alves (Republicanos-DF) – titular;

Luis Carlos Heinze (PP-RS) – suplente;

Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) – suplente;

André Fernandes (PL-CE) – titular;…
Delegado Ramagem (PL-RJ) – titular;

Filipe Barros (PL-PR) – titular;

Marco Feliciano (PL-SP) – suplente;

Nikolas Ferreira (PL-MG) – suplente;

Eduardo Bolsonaro (PL-SP) – suplente;

Erika Hilton (Psol-SP) – titular;

Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) – suplente;

Eduardo Girão (Novo-CE) – titular;

Flávio Bolsonaro (PL-RJ) – suplente;

Jorge Seif (PL-SC) – suplente;…

Rubens Pereira Jr (PT-MA) – titular;

Rogério Correia (PT-MG) – titular;

Jandira Feghali (PC do B-RJ) – titular;

Aliel Macheco (PV-PR) – suplente;

Magno Malta (PL-ES) – titular;

Carlos Veras (PT-PE) – suplente;

Delegada Adriana Accorsi (PT-GO) – suplente;

Rodrigo Gambale (Pode-SP) – titular;

Paulo Magalhães (PSD-BA) – titular;

Aluísio Mendes (Republicanos-MA) – titular;

Maurício Marcon (Pode-RS) – suplente;

Laura Carneiro (PSD-RJ) – suplente;

Roberto Duarte (Republicanos-AC) – suplente;

Arthur Maia (União Brasil-BA) – titular;

Duarte Jr. (PSB-MA) – titular;

Carlos Sampaio (PSDB-SP) – titular;

Duda Salabert (PDT-MG) – titular…

Felipe Francischini (União Brasil-PR) – suplente;

Gervásio Maia (PSB-PB) – suplente;

Any Ortiz (Cidadania-RS) – suplente;

Josenildo (PDT-AM) – suplente….

FONTE: Poder 360

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *