Bacia do Paramirim,  Macaúbas,  Saúde

MACAÚBAS – BA: MORADORES RECLAMAM DE FALTA DE MEDICAMENTOS NA FARMÁCIA MUNICIPAL E CULPAM A SECRETÁRIA DE SAÚDE

Ministério Público acompanha a situação, e secretária garante que são situações pontuais.

Moradores do município de Macaúbas, na Região da Bacia do Paramirim, alegam problemas na distribuição de medicamentos na farmácia municipal.

Em alguns casos, usuários dizem que enfrentam escassez de produtos há meses. O Ministério Público foi acionado e abriu uma investigação, enquanto a Secretária diz que os casos são pontuais.

O nosso Blog esteve na farmácia municipal na segunda-feira 17.out.2023 e ouviu moradores que reclamam da situação. Na farmácia municipal, nem fila tem já que os principais medicamentos não existem. Gostaríamos de ressaltar que já tivemos várias vezes na farmácia e podemos afirmar que a queixa da população é verdadeira.

Muitas pessoas chegavam com as requisições e ouvem da atendente (que são muito educadas) que parte dos remédios não estão disponíveis.

Foi o caso do Antônio Silva. Dos três medicamentos que ele precisava retirar na farmácia municipal, só encontrou dipirona. A dona de casa Aparecida também não conseguiu retirar o medicamento de pressão alta, segundo ela, a lozartana que era para seu filho não tinha, “já é a 6 vez que venho e não tem o remédio tão necessário quanto o da pressão” nos relatou dona Aparecida.

A Secretária Municipal da Saúde (SMS) é responsável pela gestão da saúde do município, inclusive a Secretária de Saúde a gestão é plena, uma das competências na condição de Gestão Plena refere-se à contratação, compra de medicamentos, controle, auditoria e pagamento aos prestadores de serviços ambulatoriais e hospitalares, relativos a todos os serviços de saúde existentes no município, incluindo os profissionais médicos, principalmente os especialistas.

As reclamações da população Macaubense contra a Secretária de Saúde são diversas, os elogios a gestão do Prefeito Aloisio Rebonato são muitas, mas, quando se fala da saúde, huuuummm, falaremos sobre as reclamações em outra matéria, também não seria justo não falar de alguns funcionários da saúde que estão fazendo um trabalho impecável, principalmente os do setor de marcação de exames, esses são perfeitos nota 10.

Voltando a questão dos medicamentos, o Ministério Público já se posicionou e recomendou que:

  • dentro do prazo de 15 dias seja regularizado o fornecimento de medicamentos da rede de atenção básica à saúde;
  • que seja deflagarado o procedimento licitatório para a aquisição de medicamentos;
  • que seja promovida medidas preventivas de controle de estoque e que;
  • seja disponibilizado no site de Prefeitura os medicamentos que estiverem a disposição da população.

 

 

 

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *