Blog do Jovane Sales,  Brasil,  Saúde

AUTISMO: UM TRANSTORNO QUE ATINGE MAIS DE 2.000.000 MILHÕES DE PESSOAS NO BRASIL, O QUE É AUTISMO?

O autismo, atualmente chamado de Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição caracterizada por comprometimento na comunicação e interação social, associado a padrões de comportamento restritivos e repetitivos.

Os sinais do TEA começam na primeira infância e persistem na adolescência e vida adulta. A condição acomete cerca de 1 a 2% da população mundial, com maior prevalência no sexo masculino, e as causas são multifatoriais, com grande influência genética, mas também com participação de aspectos ambientais.

Algumas outras condições podem acompanhar o TEA, como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), depressão, epilepsia e deficiência intelectual, essa com ampla variabilidade.

O tratamento do TEA é baseado em terapias de reabilitação que devem ser direcionadas de acordo com as necessidades de cada pessoa e envolvem equipe multidisciplinar.

Os principais objetivos do tratamento são melhorar a funcionalidade social e as habilidades de comunicação e reduzir comportamentos negativos e não-funcionais e, assim, contribuir significativamente para a qualidade de vida das pessoas com TEA e de seus familiares/cuidadores. Sabe-se que o tratamento precoce tem grande impacto no prognóstico.

Ambientes com acessibilidade, educação inclusiva, programas de suporte e a inclusão no mercado de trabalho têm contribuído substancialmente para a melhora da qualidade de vida desta população.

Problemas com interação e comunicação social

Esses problemas podem ser caracterizados pela falta de comunicação verbal ou de seu entendimento, dificuldade em fazer amigos ou de manter uma conversa ou contato visual.

Crianças com autismo podem não responder ao próprio nome, não mostrar reações a emoções ou conseguir distingui-las em outras pessoas ou não ter desejo em compartilhar seus interesses com outras pessoas.

Padrões repetitivos e restritos de comportamento, atividades e interesses

Os padrões repetitivos podem ser a repetição de som ou frases (ecolalia), movimentos ou preferência por uma rotina, interesses restritos e sensibilidade a estímulos sensoriais.

Muitas vezes, pessoas com autismo podem desenvolver um tipo de hiperfixação, seja em um assunto ou interesse especial. Também é comum que autistas tenham uma habilidade ou área em destaque, como na música ou até com a memória.

Causas

Especialistas concluíram que existem diversas causas genéticas e ambientais que podem resultar em uma probabilidade maior de uma criança desenvolver autismo na gravidez.

E, embora uma “teoria” popular, não há nenhum estudo ou documento com embasamento científico que comprove o papel das vacinas no aumento de probabilidade do desenvolvimento do autismo. Sendo assim, é melhor categorizado como mito do que teoria.

Diagnóstico

O diagnóstico e triagem são feitos a partir de testes genéticos e avaliações. Nas avaliações, os pais respondem uma série de perguntas, que então são analisadas por especialistas que podem ou não fazer o diagnóstico.Epilepsia
A epilepsia é comum em casos de autismo. Cerca de 30% a 50% das crianças apresentam a condição em conjunto com o diagnóstico.

Uma pesquisa realizada na Northwestern University aplicou a causa de episódios de epilepsia com a falta de uma proteína específica — a CNTNAP2. Crianças autistas apresentam baixos níveis de CNTNAP2, que as deixam suscetíveis à epilepsia.

Isso acontece porque, quando o cérebro é superestimulado, ele produz essa proteína, que ajuda as células cerebrais a acalmarem. A falta de CNTNAP2, então, resulta na epilepsia.

A descoberta pode ajudar no diagnóstico e no tratamento de episódios epilépticos.

Apoio

O autismo não tem cura e nem é uma condição que tenha muitos tratamentos além de alguns sintomas sérios, como a epilepsia. Porém, é possível oferecer apoio a pacientes do transtorno.

O apoio é muitas vezes feito por acompanhamento médico ou psicológico. Mas, também é importante que a pessoa tenha um sistema de apoio forte, como pais, responsáveis ou pessoas presentes que mostram um entendimento da condição e das dificuldades que podem ser apresentadas.

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *