Bacia do Paramirim,  Bahia,  Blog do Jovane Sales,  Covid-19

BOQUIRA: MUNICÍPIO VOLTA A TER RESTRIÇÕES APÓS ELEVAÇÃO DOS CASOS DE COVID-19  

Mesmo com 41% dos moradores acima de 18 anos vacinados, as aglomerações clandestinas e descuido com as medidas de prevenção, obrigaram o prefeito a renovar decreto com proibições.

Apesar de todo esforço da Secretaria Municipal de Saúde, que já imunizou 41% do público alvo com pelo menos uma dose de vacina, o município de Boquira registrou nesta quarta-feira 28.jul.2021 74 casos ativos da Covid-19 e 14 óbitos.

Os números elevados persistem há mais de uma semana, situação que obrigou a prefeitura a publicar, um novo decreto contendo restrições, inclusive proibição de venda de bebidas alcoólicas nos finais de semana.

Enquanto na maioria das cidades da Bahia, a combinação entre isolamento e vacinação segue empurrando os números para baixo, alguns municípios do sudoeste (inclusive Boquira e Botuporã), apresentam números ainda elevados de casos.

Para que as coisas não fujam do controle, alertadas pelas equipes de saúde, as administrações locais agem para barrar o avanço da doença.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde Alan França, a necessidade de reeditar medidas austeras, se dá em consequência de um relaxamento, especialmente por parte dos jovens, com as medidas de prevenção e de combate à proliferação da Covid-19.  

“A postura equivocada de alguns grupos, achando que a pandemia já passou, aglomerações e até festinhas clandestinas, podem ter contribuído para a elevação dos casos registrados. Daí a imediata providência do prefeito em inibir isso, com o intuito de proteger a população”. Por meio de decreto, a gestão ordenou o fechamento de bares, proibiu a comercialização de bebidas alcóolicas e a realização de festas no último fim de semana (24 e 25) e no próximo. Ainda segundo o Secretário Alan, devido a casos confirmados entre servidores na prefeitura, o atendimento ao público foi suspenso a partir de ontem terça-feira 27.jul.2021, com a atividades em home office para prevenir a onda de contaminação.

Mesmo registrando novos óbitos em consequência da doença, há relatos verídicos de aglomerações em bares, restaurantes e até em locais improvisados, residências e sítios na área rural, com alta concentração de pessoas que passam a ignorar a máscara de proteção, bem como os demais protocolos.

Jovens, a maioria assintomática, contraem o vírus e transmitem aos pais e demais membros da sociedade, fazendo com que a covid-19 avance. Diante do cenário preocupante, que contraria a tendência no estado, autoridades e especialistas se preocupam em frear a disseminação do vírus. O momento pede cautela na região, com forte apelo à consciência da juventude, para que colabore evitando os encontros com aglomerações, para que dentro em breve tudo volte ao normal evitando mais mortes e mais sofrimentos.

Fonte: Jornal O ECO

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *