Bahia,  Blog do Jovane Sales

CLIMA: CIDADES DA BAHIA TÊM CLIMA DE DESERTO COM TEMPERATURA ACIMA DOS  40ºC

Moradores de dezenas de cidades da Bahia têm sofrido com as altas temperaturas, que chegam a passar dos 40ºC. Com umidade relativa do ar variando entre 10 e 20%, os municípios estão com clima considerado desértico, que é prejudicial ao corpo humano, segundo a Organização Mundial da Saúde.

As cidades, de acordo com o g1 Bahia, ficam concentradas principalmente no oeste baiano.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou máximas de 42ºC em municípios como Morpará, Barra, Ibotirama e Brejolândia – onde a umidade do ar chegou em 10%.

Esse índice de umidade é menor do que a média encontrada no Deserto do Saara, que corta 10 países africanos. Nele, a umidade relativa do ar fica em torno de 12%. Em contrapartida, o percentual de 10% é semelhante ao do Deserto de Atacama, no Chile.

Em Muquém de São Francisco a temperatura também chegou a 42ºC, com umidade em 15%. O mesmo percentual foi registrado em Barreiras, onde os termômetros marcaram 41ºC – temperatura que se repetiu em Wanderley, Angical e Bom Jesus da Lapa, que tiveram índice de umidade em 20%.

Também com umidade em 15%, a cidade de Formosa do Rio Preto atingiu 40ºC de máxima. Esse índice é comparável ao Deserto de Gobi, que corta a China e a Mongólia, com o mesmo percentual, e o Deserto de Sonora, entre os Estados Unidos e o México, com umidade de 14%.

As altas temperaturas aliadas à baixa umidade do ar são um perigo real à saúde. Além de causar desconforto nos olhos, boca, nariz e pele, também podem levar a danos mais graves e até mesmo irreversíveis, como a desidratação, insolação, aumento da frequência cardíaca, diminui a circulação sanguínea para o coração e até causar infartos e acidente vascular cerebral (AVC).

Na cidade de Macaúbas na Bahia além do calor infernal a população tem que aguentar com o fogo no lixão da cidade, lembrando que acabar com essa prática foi uma das promessas de campanha do atual gestor Aloísio Rebonato.

ABSURDO o que aconteceu no Bairro Morumbi na cidade de Macaúbas-BA no dia 26 de setembro,
enquanto estamos sentindo um CALOR fora do costume, pessoa sem princípio, sem consciência ou melhor, DESUMANA, pôs fogo NÃO sabemos em que, formando nuvens de fumaça que
causou mal estar, falta de ar, dor de cabeça e até ânsia de vômito, nas pessoas idosas, crianças e tbm em adultos.

Essa fumaça apareceu à noite pelo terceiro dia seguido.

Precisamos tomar as medidas necessárias diante das autoridades competentes, antes que surgem sérios problemas de saúde e até óbito.

“A.A. leitora do Blog”

FONTE: Alô Bahia / Blog Jovane Sales

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *