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EDUCAÇÃO: COMO TER UM RETORNO AS AULAS SEGURO

“Quanto mais tempo a gente demorar, eu tenho certeza que mais dificuldades nós teremos. A gente sabe também que a escola exerce um papel extremamente importante na vida das crianças e das suas famílias, e também é um grande agente de proteção das crianças e dos adolescentes”.

Um dos aspectos mais citados por defensores do retorno às escolas é o impacto psicológico gerado pelo longo tempo de isolamento social nas crianças. Uma pesquisa feita pelo NHS (serviço nacional de saúde inglês, apontou uma alta de 20%, em 2020, no número de jovens encaminhados para serviços de saúde mental na Inglaterra.

“As transformações no ambiente familiar e escolar, com afastamento de amigos, familiares e professores, falta de espaço em casa e, em alguns casos, perdas financeiras, aliadas à incerteza quanto ao fim da pandemia e o receio de infecção, podem causar hipervilância, estresse, estresse pós-traumático, catastrofização (pensar negativamente sobre o futuro) e depressão”, diz Luciely Pontes, psicóloga especialista em atendimento infanto-juvenil.

Diante de todas as mudanças nas rotinas das crianças provocadas pela pandemia, cabe a pais e educadores ter cuidado e trabalhar as incertezas. “Esse cenário familiar consiste no espaço seguro das crianças, onde aprendem a se autorregularem; a serem seguras, independentes, resilientes e compassivas.”

Como ter uma volta às aulas presenciais segura?

Confira as dicas para esse momento de retorno seja com mais segurança:

  • Uso de máscara, já é uma prática exigida em todos os ambientes e na escola também deve ser;
    Revezamento, ajuda diminuir o contato entre os estudantes e também no controle interno e limpeza dos ambientes;
  • Higienização, as escolas podem adotar aulas para ensinar os estudantes as diversas formas de higienização das mãos e dos ambientes durante esse momento de pandemia;

  • Atenção aos momentos em que é necessário tirar a máscara, no almoço, nos lanches, para beber água, nessas horas, os estudantes podem abaixar a máscara. Mas é necessária atenção por parte da equipe da escola e também do próprio estudante, que deve ser instruído quanto aos protocolos e ao distanciamento;
  • Materiais são de uso pessoal, nesse momento, o estudante precisa ser instruído para não emprestar ou a trocar materiais e lanche;
  • Atenção aos ambientes, higienização, arejamento e distanciamento são essenciais;
  • De olho nos grupos de risco, as escolas precisam ter atenção àqueles profissionais que não devem frequentar o ambiente escolar, por conta do risco maior de ficarem doentes. Para esses profissionais, deve ser dada a oportunidade de trabalho remoto;

  • A educação não acontece só na escola, os pais precisam instruir seus filhos quantos a higienização das mãos, distanciamento, uso de máscara, uso individualizado do material, etc;
  • De olho nos sintomas, ouvimos em todos os locais quais são os sintomas da Covid-19, mas é importante ficar de fato de olho, e aparecendo os primeiros sinais, já fazer a notificação e respeitar o isolamento.

OS DANOS APÓS QUASE UM ANO FORA DA ESCOLA

As aulas remotas são um desafio para crianças, que tendem a ter dificuldade de concentração e absorção do conteúdo. Um dos pontos que especialistas levam em conta para o retorno das aulas presenciais é o prejuízo educacional gerado pelo afastamento da escola em 2020.

Para Gabriel Corrêa, líder de políticas educacionais da ONG Todos Pela Educação, os prejuízos tendem a se agravar com o tempo. “Quanto mais demorar para o país viabilizar o retorno seguro às aulas, maiores serão os problemas”, diz.

Ele explica que estes são os quatro principais danos causados pelo ano fora na escola:

  • Lacunas de aprendizagem que surgem com o fechamento tão prolongado;
  • A ampliação das desigualdades educacionais, em que os alunos mais vulneráveis são os mais afetados;
  • O aumento da evasão escolar;
  • Os impactos na saúde emocional em alunos e profissionais de educação.

“Além deles, precisamos levar em conta que as escolas têm um papel importante de proteção social. O não retorno às instituições de ensino aumenta fatores como a violência doméstica, o trabalho infantil, a gravidez na adolescência, a insegurança alimentar (para algumas famílias carentes, a merenda escolar é essencial para as crianças não passarem fome), entre outros. Por isso, é muito importante fazermos de tudo para o retorno presencial gradual”, diz.

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

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