Bahia,  Blog do Jovane Sales

ELEIÇÕES 2022: PORQUE NEM SEMPRE OS CANDIDATOS A DEPUTADOS MAIS VOTADOS SÃO OS ELEITOS. VOCÊ SABE POR QUÊ?

Os deputados são escolhidos pelo sistema proporcional.

Para os cargos legislativos, quem se candidata entra na disputa proporcional, enquanto o Presidente da República, governadores, senadores e prefeitos são escolhidos pela quantidade de votos majoritária. Então, para estes últimos citados, as pessoas que tiverem maior votação nas urnas, são os vencedores.

Mas para deputado e vereador, os votos computados são, primeiramente, dos partidos ou coligações e posteriormente os de cada candidato.

Para se chegar a quantidade mínima, é aplicado o quociente eleitoral (QE) e partidário (QP). O QE é definido pela soma de todos os votos válidos (votos no número do partido ou no algarismo usado por cada candidato), dividido pelo número de vagas ao legislativo em disputa.

Após isso, começa a análise do quociente partidário, que é a divisão do número de votos válidos obtidos, pela coligação ou pelo partido isolado, dividido pelo valor correspondente ao quociente eleitoral. Exemplo: Se o partido (A) tiver 6000 votos válidos, ao todo, e o QE for 2000, essa legenda terá os 3 candidatos, mais votados, como eleitos.

Nas eleições de 2022, algumas mudanças foram feitas. Um partido precisará alcançar pelo menos 80% do quociente eleitoral pra disputar a sobra de vagas. Dessa forma, partidos com poucos candidatos, correm o risco de ficar sem nenhum eleito, ao final do pleito.

Além disso, o candidato também deverá atingir pelo menos 10% do quociente pra se eleger. Caso ele não consiga, o partido perderá a vaga. Já o candidato que disputará as sobras deverá atingir 20% do quociente eleitoral. Então, tira a possibilidade de alguém com poucos votos acabar sendo eleito, caso esteja numa sigla com o chamado ‘puxador de votos’.

Mas, esse sistema permite que diversos segmentos da sociedade sejam representados nas assembleias. Porém, estimula a competição interna no partido e possibilita que candidatos com maior poder econômico se destaquem, sem precisar atingir uma quantidade tão alta de votos.

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *