Bacia do Paramirim,  Bahia,  Blog do Jovane Sales,  Oliveira dos Brejinhos

GASOLINA: NO MUNICÍPIO DE OLIVEIRA DOS BREJINHOS CUSTA 5,98 EM LENÇÓIS 6,34 E ONDE VOCÊ RESIDE? PORQUE A GASOLINA ESTÁ TÃO CARA?

Tenho 18 anos e nem sinto vontade de fazer mais nada, sabe? Tá tudo caro. Tá tudo ruim. É preciso ganhar um milhão por mês para viver de maneira decente aqui.

Não consigo nem pensar em como vou sair de casa, talvez eu nem saia. Se sair, com um salário mínimo não dá para sobreviver. Só trabalharia para pagar contas, e ainda se ficaria endividado.

Ninguém vive aqui, não. As pessoas se matam de trabalhar para pagar seus boletos e uma ou duas vezes no mês vão passear no parque ou “tomar umas” num bar qualquer na esquina.

E eu te pergunto: é isso que é vida? A vida se resume a isso? Trabalhar e trabalhar, para, caso sobre dinheiro, no fim de semana ir a um bar para esquecer que no dia seguinte tem mais trabalho? Tá complicado.

Não sinto muita vontade de levantar da cama. Um país feito o Brasil não te dá ânimo para fazer nada.

Essa semana recebemos fotos com preço da gasolina no município de Lençois e Oliveria dos Brejinhos na Bahia, vejam as fotos abaixo. Em seu município a gasolina está de quanto? 

Município de Oliveira dos Brejinhos 5,98

Município de Lençois 6,34

Os combustíveis que utilizamos todos os dias são o produto final de uma longa cadeia produtiva, que depende da capacidade técnica única de nossos profissionais e do uso de tecnologias de última geração, como por exemplo inteligência artificial, drones e submarinos não tripulados.

A extração do petróleo acontece em águas profundas, a até 7 mil metros de profundidade. No leito marinho, poços e equipamentos submarinos trazem o petróleo até a superfície. Nas plataformas, plantas industriais operam 24h por dia para separar o petróleo e enviá-lo à costa, superando distâncias que superam 300 quilômetros da costa.

Ao chegar nas refinarias, o petróleo passa por uma série de processos químicos e físicos. As moléculas pesadas são purificadas e quebradas em partes menores, dando origem a diversos produtos, como gasolina, óleo diesel e gás liquefeito de petróleo. Os combustíveis são então vendidos para distribuidoras, que irão revendê-los aos consumidores em postos de distribuição.

Um dos fatores para o aumento é a pressão do mercado internacional. O valor do combustível também é influenciado pela recuperação da cotação do petróleo no mercado internacional. Depois do choque provocado pela pandemia de coronavírus, a economia global deve ter um crescimento robusto neste ano, o que aumenta a busca pela commodity e, consequentemente, ajuda a puxar os preços para cima.

Os preços de venda dos combustíveis praticados pela estatal passaram a seguir o valor do petróleo no mercado internacional e a variação cambial. Dessa forma, uma cotação mais elevada da commodity e/ou uma desvalorização do real têm potencial para contribuir com uma alta de preços no Brasil, por exemplo.

A Petrobras é dominante no mercado. E, portanto, qualquer mudança adotada pela estatal tem capacidade para produzir um impacto em toda a cadeia.

No final de setembro, a Petrobras informou que é responsável por apenas R$ 2 na composição de preços da gasolina e que o aumento de preços do combustível é de responsabilidade do governo.

A estatal fez a declaração após o presidente Bolsonaro se referir ao aumento do combustível com a frase: “Nada não está tão ruim que não possa piorar.”

Tributação

Uma das principais acusações correntes sobre a alta de preços está relacionada ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – o ICMS. O imposto estadual, de fato, tem grande peso sobre o valor na bomba. A alíquota varia entre os estados: no caso da gasolina, chega a 30% em alguns locais.

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *