Bacia do Paramirim,  Bahia,  Blog do Jovane Sales,  Brasilia,  Gripe

GRIPE: APÓS APAGÃO, CASOS DE SÍNDROME RESPIRATÓRIA GRAVE TÊM ALTA DE 135%, INDICA INFOGRIPE

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aumentaram 135% entre as três semanas finais de novembro e as últimas três semanas. A informação é do Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que voltou a ser publicado no sábado 15.jan.2022, mais de um mês após a edição anterior.

O serviço havia ficado suspenso após o ataque hacker que atingiu as plataformas do Ministério da Saúde, o que afetou o Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), de onde são extraídos os dados.

De acordo com a Fiocruz, o número de casos passou de 5,6 mil no primeiro período para 13 mil no segundo. O estudo destaca que apenas o estado de Roraima apresenta tendência de queda, situação diferente das outras 26 unidades da federação.

Neste momento, a tendência é de intensificação deste panorama em quase todo o país. A longo prazo, praticamente todos os estados têm probabilidade de mais de 95% na acentuação dos casos.

Foi registrado crescimento em todas as faixas etárias a partir de 10 anos, desde o final de novembro e início de dezembro até janeiro. O mesmo não ocorreu na faixa de 0 a 9 anos, que ao final de dezembro apresentou interrupção do crescimento da contaminação que se mantinha desde o mês de outubro de 2021.

Em todas as faixas etárias verifica-se aumento significativo de casos associados ao vírus influenza A (gripe) ao final de novembro e ao longo do mês de dezembro, tendo inclusive superado os registros de covid-19 em algumas destas semanas. No entanto, os dados relativos ao final de dezembro e à primeira semana de janeiro apontam para a retomada do cenário de predomínio da covid-19.

O pesquisador observa que o cenário de aumento de casos graves de influenza e de covid-19, anteriores às festas de final de ano, sugere que tais eventos podem ter representado risco significativo para a população, especialmente em eventos com muitas pessoas.

“Esse fato torna fundamental a retomada de ações de conscientização da população e minimização de risco para mitigar o impacto ao longo do início do ano de 2022. Tais dados também deixam claro a importância do cancelamento de grandes eventos por parte das autoridades de diversas localidades, ainda que os dados de notificação estivessem apresentando problemas na sua divulgação”, disse Gomes.

Quanto à retomada do crescimento de SRAG associado à covid-19, o boletim mostra uma reversão clara a partir da segunda quinzena de dezembro em diversos estados, embora em alguns estados do Norte e Nordeste a Covid-19 tenha mantido alta positividade ao longo de todo o final do ano: Amapá, Maranhão e Pará apresentam tendência de crescimento nesses casos desde os meses de outubro ou novembro.

Gomes conclui chamando atenção para o fato de que “sempre há atraso entre a identificação de casos, o resultado laboratorial e a inserção do resultado no Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe). Com isso, a população viral associada a casos recentes pode sofrer alterações significativas em atualizações seguintes, ressalta.

FONTE: BAHIA BA / Isto é dinheiro

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *