Bacia do Paramirim,  Blog do Jovane Sales

HUMILDADE, O QUE É SER HUMILDE?

Humildade vem do latim “humilis”, que permanece na terra, não se eleva da terra, humilde, baixo. Humildade, segundo o dicionário Houaiss, é a “qualidade de humilde, virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações; modéstia, simplicidade; reverência ou respeito para com superiores; acatamento, deferência, submissão”. Humildade não é o que muitas pessoas imaginam. A qualidade de humilde não vem de uma pessoa que anda sem tomar banho, esmolando e os outros olham e dizem: “Fulano é tão humilde”. Não, isso é desleixo. Você verá o que a Palavra tem a dizer sobre humildade e perceberá que se trata de uma característica que o Senhor espera encontrar na minha e na sua vida. 

E para ser humilde não é preciso ser pobre, nem fazer voto de pobreza. Também não tem a ver com ser feio, ou não ter ambição. Humildade é aquela palavra que todo mundo acha linda, capaz de remover toneladas de culpa das costas e serve para dar a sensação que o reino dos céus irá facilitar a logística na hora da morte – mas a palavra deveria significar muito mais do que isso: a simplicidade capaz de alavancar o sucesso.

Ser humilde não tem a ver com isso, mas com o oposto do ego. O ego lida mal com a verdade de que ainda existe muito para aprender, muito para fazer por si mesmo e pelos outros. Nascemos humildes e desenvolvemos o orgulho, a insegurança, o medo – o medo de descobrir que na verdade, ainda tem muito para ser.

Mas a humildade tem o poder de vencer o medo. O orgulho potencializa o poder do medo. Sendo humildes, conseguimos aproveitar a vida e buscar mais dela. Nossa melhoria contínua, nos leva a saber mais, conhecer mais e evoluir mais, inclusive financeiramente. Curiosamente, todas as fortunas, sem exceção, foram construídas por quem humildemente trabalhou, lutou por elas – e não por quem orgulhosamente ficou preso em crenças e idéias antigas.

Humildade é de dentro para fora e não simplesmente aquilo que mostramos exteriormente; vem da nossa história, de quem realmente somos. É na humildade que entendemos como o Senhor toca o nosso coração. Muitas vezes perdemos o que Deus tem preparado para nós por Ele não encontrar um coração humilde; um coração pronto para ouvir o Senhor quando olha as promessas dEle.

Provérbios é um livro riquíssimo de promessas, vejamos algumas delas: Provérbios 16, verso 19: “Melhor é ser humilde de espírito com os humildes do que repartir o despojo com os soberbos”.
Humildade não tem nada a ver com a pessoa ser desleixada, malcheirosa, isso é outra coisa. Humildade é o que vemos em Provérbios 29, verso 23: “A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra”. A soberba, a empáfia é um caminho que pode levar à ruína. Provérbios 18.12: “Antes da ruína, gaba-se o coração do homem, e diante da honra vai a humildade”.

Provérbios 15.33: “O temor do Senhor é instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra”. Toda expressão da nossa fé é traduzida na palavra graça. E a graça chega para os humildes. A graça é quando reconhecemos que tudo o que precisamos, não recebemos por nossos méritos, mas vem pela vontade de Deus. Recebo, não por que mereço, mas por graça. A graça vem quando há humildade, pois recebemos não por que merecemos, ela é bondade do Senhor para conosco. Aquilo que precisamos, mas não merecemos, recebemos pela graça. Os humildes e aqueles que possuem essa atitude podem experimentar da graça de Deus.

Reconheça essa verdade que está e Provérbios 15.33: “O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra”. Provérbios 22.4: “O galardão da humildade”. A resposta, a bênção, o favor do Senhor. “O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, e honra, e vida”.

Isaías 66.2: “Porque a minha mão fez todas estas coisas, e todas vieram a existir, diz o Senhor, mas o homem para quem olharei é esse: o aflito e abatido de espírito e que treme na minha palavra”.

Deus quer olhar para você, o prazer dEle é encontrar um coração humilde, um coração de criança, um coração simples. “Naquela hora, aproximaram-se de Jesus os discípulos, perguntando: Quem é, porventura, o maior no reino dos céus? E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles. E disse: ‘Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus’. Portanto, aquele que se humilhar como essa criança, esse é o maior no reino dos céus. E quem receber uma criança, tal como essa, em meu nome, a mim recebe” (Mateus 18.1). Deus os abençoe!

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *