Bacia do Paramirim,  Bahia,  Blog do Jovane Sales,  Macaúbas

MACAÚBAS – BA: MUNICÍPIO PODE PERDE MILHÕES E UMA GRANDE OBRA SE A CÂMARA DE VEREADORES NÃO MUNICIPALIZAR ESTRADA

Vereadores do município de Macaúbas – Ba tentaram explicar em uma sessão tumultuada do dia 09.março.2023 a construção do asfalto que liga a sede do município as comunidades de Pajeú / Peixe / Gameleira.

Mas, afinal o que está acontecendo…, vamos tentar explicar essa confusão…

1 – O Prefeito Aloisio Rebonato de Macaúbas conseguiu um recurso para fazer o asfalto para ligar o povoado do Açude ao de Santa Terezinha…

2 – … o governo do estado disse que essa estrada é estadual que ele iria fazer o asfalto.

3 – Houve um acordo: a prefeitura de Macaúbas está fazendo uma parte e o governo do Estado da Bahia outra. Até aqui acho que deu para entender.

4 – Vamos a outra polêmica: A prefeitura de Macaúbas como tinha o dinheiro para fazer toda a estrada Açude / Santa Terezinha pegou o dinheiro que não foi usado e realocou (transferiu) para asfaltar a estrada Macaúbas / Pajeú / Gameleira.

5 – O governo do estado da Bahia como em um passe de mágica ACORDOU, depois de 100 anos sem nunca ter colocado uma carriola de terra na mesma lembrou que essa estrada também é estadual e não municipal e quem o município não pode arrumá-la. 

6 – Pasmem o estado da Bahia disse para o município não mexer pois, essa obra quem vai fazer é o estado…

Obs: o importante não é quem irá fazer, mas sim que a obra seja realizada, ou seja, que a estrada seja asfaltada…, ressaltamos a necessidade de asfaltar outras estradas do município.

A Sessão da Casa da Cidadania foi muito tumultuada com vaias e aplausos, os ânimos se exaltaram porque a população não aceitou a posição dos Vereadores e a Polícia Militar foi chamada para acalmar os mais exaltados.

Mais porque essa confusão…

  • A população de Macaúbas quer que os Vereadores municipalizem a estrada que ao invés de ser BA (ESTADUAL) passe a ser MUNICIPAL assim a Prefeitura pode asfaltar a estrada do corredor do ceú. 
  • Os Vereadores já pediram e acreditam que o estado irá atender a solicitação que eles fizeram e irá asfaltar a estrada, sendo assim não precisa municipalizar a mesma.

O problema é que todos sabem da lentidão do estado, se demorar muito a obra pode não ser realizada, o dinheiro que a Prefeitura tem na conta terá que ser devolvído e a população do corredor do céu será prejudicada.

A população do município de Macaúbas quer que a Prefeitura asfalte a estrada (resaltamos que o dinheiro para a obra já esta na conta da Prefeitura) ou espere o Governo do Estado da Bahia que nunca colocou uma cariola de terra na estrada faça essa obra?

Obs: Os Vereadores aproveitaram a oportunidade e solicitaram do Secretário de Obras do município Salvador Junior o projeto dessa obra que será muito importante para o município.

VÍDEO DA SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE MACAÚBAS DO DIA 09.mar.2023.

Um dos Veredores do município encaminhou ao nosso blog os ofícios que foram encaminhados ao Governo da Bahia por uma ampla comitiva de lideranças políticas do município de Macaúbas que estiveram em Salvador para solicitar o asfalto, o esgotamento sanitário e o pleito de instituição de uma universidade estadual para atender à população do Vale do Paramirim.

Numa reunião realizada na manhã de terça-feira 07.mar.2023, com o chefe de gabinete do governador Jerônimo Rodrigues, Adolfo Loyola e o Secretário de Infraestrutura Sérgio Brito receberam a comitiva de lideranças políticas do Município de Macaúbas (ex-prefeito Amelinho (Amélio Costa Júnior), o presidente da Câmara Municipal de Macaúbas, Marciel Costa, e mais nove vereadores: Ricardo Costa, Valmir do Enchu, Vá de Lindolfo, Roberto de Zé de Enedina, Ié, Jefinha, Nivaldo de Maria da Silva, Maxuel Santos e Jonathan Borges.

As lideranças apresentaram ofícios com as reivindicações para o município de Macaúbas.

No caso da universidade, reforçaram que o atendimento deste pleito beneficiará não apenas à população macaubense como a de todo o Território de Identidade da Bacia do Paramirim, constituído por nove municípios, sendo eles Boquira, Botuporã, Caturama, Érico Cardoso, Ibipitanga, Macaúbas, Paramirim, Rio do Pires e Tanque Novo.

Quanto à estrada, destacaram a importância do trecho para a região, que necessita da obra de pavimentação asfáltica, o que facilitaria a mobilidade da população em geral. “A pavimentação asfáltica do trecho Macaúbas-Lagoa Clara também aumentaria a produtividade, a competitividade e o dinamismo econômico da região, além de representar forte mecanismo de fomento de investimento no município, alinhando os objetivos de desenvolvimento sustentável e os arranjos produtivos regionais”, defenderam no documento.

Também esteve presente o Movimento Todos Pelo Saneamento Básico de Macaúbas, representado pelos ativistas @joe_kallif e @tarcisiohss, que entregou uma cópia do Plano Municipal de Saneamento Básico ao Secretário de Infraestrutura @sergiobrito5580. Na ocasião, ficou claro que a sociedade macaubense quer saneamento básico, a começar pela erradicação do esgoto a céu aberto e pela erradicação do lixão.

As solicitações são válidas e importantes para o município, mas…

Como essa estrada Macaúbas / Pajeú / Peixe / Gameleira já está licitada para ser asfaltada pelo município a solicitação poderia ser para outra estrada de preferência CANATIBA que é o maior distrito do município.

ATENÇÃO CANATIBA

O Prefeito Aloísio Rebonato nos informou que está conseguindo recursos para colocar cascalho de 1 qualidade da comunidade do Peixe ate a de Maria da Silva passando por CANATIBA com a construção de pontes e passagens molhadas onde se fizer necessário.

FONTE: Blog Jovane Sales / Macaubense Life

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *