Bacia do Paramirim,  Blog do Jovane Sales,  Eures Ribeiro,  Macaúbas

MACAÚBAS – BA: POLÍTICOS DO MUNICÍPIO ACOMPANHADOS DE DEPUTADOS ESTIVERAM EM SALVADOR BUSCANDO MELHORIAS PARA O MUNICÍPIO

Uma comitiva de políticos de Macaúbas estiveram na capital do estado (Salvador) em busca de obras importantes para o município.

As principais são:

– Pavimentação asfáltica da BA-537, que liga Macaúbas ao município de Igaporã / Riacho de Santana passando por diversas localidades (Pajeú, Peixe, Gameleira, Curralinho, Lagoa Clara);

– Esgotamento sanitário do município;

– Implantação de uma universidade pública estadual que iria beneficiar toda região e foi uma das pautas principais do PGP regional na então campanha do Governador Jerônimo Rodrigues.

Quanto à estrada, destacaram a importância do trecho para a região, que necessita da obra de pavimentação asfáltica, o que facilitaria a mobilidade da população em geral.

“A pavimentação asfáltica do trecho Macaúbas-Lagoa Clara também aumentaria a produtividade, a competitividade e o dinamismo econômico da região, além de representar forte mecanismo de fomento de investimento no município, alinhando os objetivos de desenvolvimento sustentável e os arranjos produtivos regionais”, defenderam no documento.

Os Políticos de Macaúbas estiveram em uma reunião muito importante com Sérgio Brito Secretario Estadual de Infraestrutura (SEINFRA) e Adolpho Loyola chefe de gabinete do governador Jerônimo Rodrigues, que em nome do Governador ouviu atentamente as solicitações.

Nessa reunião estiveram presentes os Deputados Eures Ribeiro, Nelson Leal, Marquinhos Viana, Nelza Cadore e Zé Raimundo.

Fizeram parte da comitiva dos políticos de Macaúbas os Vereadores Nivaldo de Maria da Silva, Roberto de Zé Enedina, Jefinha, Ricardo Costa, Ié, Jonathan Borges, Maxuel Santos, Vá de Lindolfo, Maciel Costa, Valmir do Enxu, o ex-prefeito Amelinho, o vice-prefeito de Macaúbas Nei, o vice-prefeito Miguel Leles de Bom Jesus da Lapa e as lideranças de Macaúbas Valdeci (Tiozinho) e Manoel de Quindor e outros.

Zé Raimundo reforçou ao Presidente da Câmara de Veredores de Macaúbas Marciel Costa o apoio do seu mandato, unindo-se a outros parlamentares em defesa dos pleitos de Macaúbas, assim como dos demais municípios do Vale Paramirim. Inclusive esta região vem recebendo atenção especial em suas ações em parceria cono deputado federal Waldenor Pereira.

É uma união de forças em busca do fortalecimento e desenvolvimento de Macaúbas e região.

Entramos em contato com o Prefeito de Macaúbas Aloisio Rebonato, que se mostrou surpreso com a ida do grupo de oposição de Macaúbas a Salvador, mais precisamente até a SEINFRA (Secretaria de Infraestrutura do Estado), falar com o secretário da pasta o Deputado Federal Sérgio Brito.

As dúvidas são; será que eles foram pedir ao secretário de infraestrutura do governo do Estado da Bahia Sérgio Brito a liberação para que a prefeitura de Macaúbas possa fazer a obra de asfaltamento que já está licitada da sede do município até a comunidade de Gameleira como está previsto? Ou até Igaporã / Riacho de Santana?

Confira nas fotos, e repare se o seu representante estava presente, e o que ficou decidido, qual a notícia boa que eles estão trazendo para a população de macaúbas, especialmente para a população do corredor do Ceú?

De qualquer forma, na próxima quinta-feira (09.março de 2023) teremos sessão legislativa e os ilustres vereadores estarão sendo vistos e ouvidos por um bocado de pessoas que irão a Sessão Ordinária da Câmara e também pelos ouvintes da Macaúbas FM e terão a oportunidade de esclarecer para toda a população, os motivos da viagem para Salvador e os benefícios que trouxeram da capital, para Macaúbas.

Ainda vale lembrar que foi protocolado na câmara de vereadores de Macaúbas um projeto para que os vereadores decidam se querem que a prefeitura de Macaúbas continue a obra já licitada ou encerre.
Procure o seu vereador e converse com ele e veja qual é o posicionamento do seu representante.

DISTRITO DE CANATIBA PRECISA DE ASFALTO E CASCALHO

Teve início no século XVIII, tendo como primeiro morador Sr. José Batista Ramos e dona Marcelina Batista Ramos, Sr. Alfério Rufino e D. Sofia, família e outros.

Trabalhava para seu sustento próprio na lavoura, criação de animais, mantendo o comércio com a antiga vila de Macaúbas, usando o carro de boi, cavalos e jumentos como meio de transporte. Tinha costumes de enterrar moedas antigas, ouro e prata estes transformados em utensílios. Vestiam roupas de algodão tecidos pelas mulheres, que também eram ótimas rendeiras, usando almofadas, bilros e espinhos de mandacaru.

Todo esse início de comunidade foi na fazenda “MAXIXE“.

A primeira cultura era e continua sendo a cana-de-açúcar, onde os antigos destilavam a cachaça em alambiques de barros e depois apareceu o de cobre.

Em 1915 passou a ser administrador o Canatibense José Francisco da Silva (Zeca da Betânia) que trabalhava em prol do população sem receber salário, que foi confirmador da criação do antigo maxixe, passando ao nome de Arraial de Betânia.

Imagem de Zeca da Betânia com sua esposa Laurinda e suas filhas Avani Sales, Bebe, Zizi e Nini.

É bom mencionar que os primeiros moradores do distrito sempre viveram cuidando de não deixar as pessoas analfabetas.

Em 1915 surgiu o nome Betânia com a primeira missão religiosa onde o bispo sugeriu devido ao local possuir muitas árvores frondosas e os riachos que ali desaguavam dando a sensação de um retiro para um descanso com um claro referencial a cidade bíblica BETÂNIA local onde JESUS CRISTO descansava de suas peregrinações.

Nessa época quem administrava o povoado era o Canatibense José Francisco da Silva (Zeca da Betânia).

Foi criado a feira livre em 1923 pois a população teve a necessidade de comprar e vender seus produtos da lavoura sem precisar ir a”MACAÚBAS“.

Cobertura onde aos domingos acontece a feira livre.

Em 1924 foi construído o cemitério sendo depois ampliado e passou a pertencer a paróquia de Macaúbas.

Em 1935 foi criado o cartório civil tendo como primeira escrivã a senhora LAURINDA SALES ROCHA, quando Betânia foi levada a categoria de Vila.

Em 1936 o nome foi mudado de BETÂNIA para CANATIBA que em tupi Guarani significa cana grossa. Hoje, é a maior produtora regional da cachaça, produtora a largamente consumida na região, pela sua qualidade.

No ano 1937 foi construído no alto de uma colina uma capelinha em homenagem a SANTO ANTÔNIO cuja imagem veio trazida de São Paulo pelo administrador JOSÉ FRANCISCO DA SILVA.

Em 1938 ouve uma epidemia da febre tifóide que ceifou parte da população, fato doloroso que abalou à todos, a primeira pessoa que trouxe a doença veio de Bom Jesus da Lapa onde foi participar dos festejos do Bom Jesus “Dona Miquilina Teodora“.

Alguns vereadores de Canatiba vem ao longo dos anos conseguindo benfeitorias para o distrito junto ao executivo: José Francisco da Silva, Francisco Rodrigues da Silva, José Rodrigues da Rocha, Antônio Francisco Alves, João Nonato de Sousa Neto, Ivanduilson Martiniano de Souza, Belarmino Xavier de Souza, Jovane Sales Silva, João de
Souza e Silva, Marciel Costa, Carlinhos de Antero.

Além das que já foram citados merecem destaques as seguintes obras: Água encanada em 1979; serviços de correio em 1984; cobertura da praça da feira 1990; posto telefônico em 1992; calçamento das ruas, energias nas comunidades, 1980 foi encanada a água, 1998 colocação da rede hidrômetros, sendo que algumas famílias usavam outra rede sendo de responsabilidade da associação, que foi pelo custo da, luta do povo Canatibense.

Campo de futebol, em 1955 foi criado o primeiro em um terreno doado por José Francisco da Silva (Zeca da Betânia).

Em 1959 após a conclusão do levantamento da capela construída por José Francisco da Silva (Zeca da Betânia) com ajuda dos habitantes do local, recebeu ornamentação completa, uma toca disco, um zé gás, bancos, três imagens grande jarros e um crucifixo.

O Administrador José Francisco da Silva (Zeca da Betânia) com ajuda dos demais habitantes criou também a feira livre construindo o barracão. 

A principal cultura era DOUTRINA.

Sobretudo a educação religiosa, tendo belo costume de todas as noites reunir a família para ensinar orações tradicionais e costumes. Tinham um caráter sincero e usavam como documento para garantir um compromisso um fio de barba a qual ele não ousava a cortar.

Com espírito tradicionalmente hospitaleiro e profissionalmente religioso, o senhor José Batista Ramos no ano 1887, construiu a primeira capela neste povoado em frente de sua residência, que foi levantada pelos seus escravos, bem como o açude público desse local e os canais (regos) que até hoje irrigam os terrenos.

Antes da construção da capela ele já era devoto de São João Batista, por esse motivo ele mandou vim de salvador uma pequena imagem de 30cm, feito de madeira que até hoje ainda é considerada pelo padre Vicente, parente de Alfério Rufino.

Nosso blog não poderia falar sobre Canatiba / Betânia e não colocar algumas fotos de pessoas que se orgulham de suas origens Canatibenses, umas que já partiram outras que estão nesse ciclo e que venceram na vida trabalhando honestamente e não escondem seu carinho por esse pedacinho de chão incrustado no município de Macaúbas na região da Bacia do Paramirim – Bahia. 

 

  

  

.

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *