Bacia do Paramirim,  Blog do Jovane Sales,  Macaúbas

MACAÚBAS – BAHIA: SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E CONSELHO MUNICIPAL REALIZA REUNIÃO PARA TRATAR SOBRE FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL E ELEIÇÃO DO CONSELHO

No dia 19.abril.2022 o Secretário de Meio Ambiente do Município de Macaúbas Uirlei Oliveira Borges e o Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente Cassio Bastos se reuniram na sede da Secretaria para tratar da Eleição do Conselho Municipal de Meio Ambiente, arborização da cidade, fiscalização ambiental e da campanha adote uma árvore.

Conselho Municipal de Meio Ambiente tem a função de propor normas e diretrizes ambientais, além de assessorar o Poder Executivo municipal a Prefeitura e o Órgão Ambiental Municipal (secretaria, fundação, agência etc.) nas questões relativas ao meio ambiente, encaminhando demandas aos organismos responsáveis.

A arborização urbana proporciona às cidades inúmeros benefícios relacionados à estabilidade climática, ao conforto ambiental, na melhoria da qualidade do ar, bem como na saúde física e mental da população, além de influenciar na redução da poluição sonora e visual e auxiliar na conservação do ambiente.

Sabe-se também que a vegetação exerce influência em microclimas urbanos, contribuindo para o controle da radiação solar, temperatura e umidade do ar, ação dos ventos e da chuva e para amenizar a poluição do ar.

fiscalização ambiental busca induzir a mudança do comportamento das pessoas por meio da coerção e do uso de sanções, pecuniárias e não-pecuniárias, para induzirem o comportamento social de conformidade com a legislação e de dissuasão na prática de danos ambientais.

Quem fiscaliza os crimes ambientais?

Tanto o Ibama quanto os órgãos estaduais e municipais de meio ambiente atuam na fiscalização e na concessão de licença ambiental antes da instalação de qualquer empreendimento ou atividade que possa vir a poluí-lo ou degradá-lo.

Diversos são os motivos para a participação da população na campanha, uma vez que áreas verdes urbanas contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população de várias maneiras.

Um município bem arborizado, com árvores nas calçadas, parques, áreas verdes torna-se um ambiente mais agradável para se morar. As árvores não só atenuam o calor do sol, mas também absorvem ruídos e melhoram a qualidade do ar – já que filtram partículas sólidas em suspensão e proporcionam um ambiente mais úmido. Além disso, vários estudos já comprovaram a contribuição da arborização na saúde mental da população, já que proporcionam ambientes de inigualável beleza, agradáveis aos sentidos e ao lazer.

Áreas de Preservação Permanente (APPs) são os espaços que acompanham os corpos d´água, e sua proteção e reflorestamento são de extrema importância ecológica: permitem um escoamento mais lento da água da chuva; impedem a erosão e o assoreamento (deposição de terra que tornam os mananciais mais rasos, possibilitando maior risco de enchentes); criam abrigos para a fauna local, auxiliando na manutenção da biodiversidade, diminuindo riscos de pragas em lavouras e pragas urbanas.

Todas as árvores adotadas através deste projeto serão direcionadas para plantio em Áreas de Preservação Permanente já definidas pelo município. Ao realizar sua adoção, a população poderá acompanhar estes projetos através do site, tendo a certeza de estar beneficiando não só sua cidade, mas toda a região – uma vez que melhorias ambientais em margens de corpos hídricos melhoram a condição da água em toda sua extensão.

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *