Bacia do Paramirim,  Bahia,  Blog do Jovane Sales,  Saúde

MACAÚBAS: CONFIRMADO CASO DE H3N2, AUMENTO DE CASOS DA COVID-19 E GOVERNO ESTADUAL EDITA NOVO DECRETO REDUZINDO O NÚMERO DE PESSOS EM EVENTOS

A Secretaria de Saúde do município de Macaúbas anucia o primeiro caso de H3N2 no município e pede para a população se cuidar e intensificar as medidas de prevenção para evitar a gripe H3N2 como lavar as mãos com água e sabão; usar álcool em gel; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos de uso.

Mas, afinal o que é a influenza H3N2?

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias.

O vírus H3N2 é uma variante do vírus Influenza A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados, sendo facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra.

O principal tratamento para qualquer cepa do vírus influenza é feito com o uso do antiviral à base de fosfato de Oseltamivir (Tamiflu), que somente deve ser usado com prescrição médica.

Remédios para tratar a gripe:

  • Remédios anti-inflamatórios: para diminuir a inflamação da garganta. …
    Remédios analgésicos e antipiréticos: para diminuir dor no corpo, dor de garganta, cabeça e/ou ouvido. …
    Remédios antialérgicos: para diminuir tosse, espirros e coriza. …
    Remédios antitussígeno: para aliviar a tosse seca.

O período de incubação do vírus H3N2 é de três a cinco dias, quando começa a manifestação dos sintomas. Porém, também é possível que uma pessoa tenha a doença de uma forma assintomática, sem apresentar nenhuma reação.

Pessoas vacinadas têm muito menos chances de desenvolver quadros graves da covid-19, mas ainda podem transmitir a doença.

Para que isso não ocorra, é fundamental manter o uso de máscara, além da higienização das mãos e do distanciamento social.

E lembre-se: as mesmas medidas que evitam o Coronavírus também previnem contra a gripe e outras infecções virais.

Faça a sua parte, o Carnaval foi cancelado e o número de mortes diminuiu.

Mas, se a população não vacinar, o número de mortes irá aumentar e não poderemos o São João festejar.

Há exatamente um ano, em 19 de janeiro de 2021, a enfermeira Maria Angélica Sobrinho foi uma das primeiras moradoras da Bahia a serem vacinadas contra a Covid-19. Desde então, 11.163.665 baianos iniciaram o esquema vacinal contra a doença, o que representa 78,3% do público alvo (pessoas com 5 anos ou mais). Deste total, 9.040.834 já tomaram também a segunda dose e 1.811.592 já completaram o esquema vacinal com a dose de reforço.

A enfermeira Maria Angélica, que atua no Instituto Couto Maia (Icom) há três anos, conta que a vacina renovou a esperança de tempos melhores. “Como o Icom se tornou referência para a o tratamento da doença, vimos na unidade que os pacientes que chegam hoje não apresentam tanta gravidade quanto antes. A realidade é bem diferente”, observa ela.

De acordo com levantamento da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado, com o avanço da vacinação na Bahia, a mortalidade teve uma queda acentuada. Em março de 2021, essa taxa era de 23,40 por 100 mil habitantes, enquanto que em dezembro caiu para 1,44 por 100 mil habitantes.

Outro dado que aponta a eficiência da vacinação é o número total de internados por conta da doença. Em março de 2021, 7960 pessoas precisaram ser hospitalizadas em razão da Covid-19. Em dezembro foram 557, uma queda de 93%.

A Secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, credita a melhora destes indicadores principalmente à vacinação. “Sem a cobertura vacinal que temos hoje, seria inimaginável chegarmos a estes números”, afirma. Ela ainda destaca que mesmo com o aumento de casos de Covid-19 nos últimos dias, a maior parte dos pacientes não está precisando de hospitalização. “Observamos que a maioria das pessoas tem apenas sintomas leves”, pontua a Secretária.

O governador Rui Costa anunciou nesta quinta-feira 20.jan.2022 a redução do público presente em eventos de 3 mil para 1,5 mil pessoas, mas, os casos de pessoas contaminadas aumentam em todo o Estado da Bahia.

“O prazo de validade são de 15 dias, mas tenho sempre chamado atenção que essa validade pode ser alterada em menos tempo, se a situação se agravar ou se a situação melhorar. Isso é um prazo formal, mas a gente pode, como estou fazendo neste momento, antecipar a mudança do decreto, se houver alteração pra maior ou ora menor da contaminação da ocupação dos leitos clínicos, dos leitos da UTI e da emergência dos municípios”, disse o governador

De acordo com Rui, a intenção é diminuir o ritmo do contágio pelo coronavírus, que segue em crescimento desde o fim de 2021.

“Infelizmente os números continuam crescendo num ritmo muito acelerado, ontem 19.jan.2021 a tarde chegamos a 13.262 contaminados, só lembrando que em dezembro, nós estávamos com 2 mil e no ritmo que vai, daqui no máximo há 1 semana, nós ultrapassaremos o pior número desde o início da pandemia que foi março do ano passado, quando chegamos a 22 mil casos.

Com essa taxa de crescimento, no máximo em 8 dias, ultrapassaremos os 22 mil, então algo precisa ser feito e eu renovo aqui o apelo pela vacinação, as pessoas precisam se vacinar pra gente conter os efeitos desse vírus”, finalizou.

FONTE: Blog Jovane Sales / Blog do Valente/ Ascom/Gov.Ba

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *