MACAÚBAS EDUCAÇÃO: ESCOLAS FECHADAS E SEM ALUNOS NO MUNICÍPIO O QUE FAZER? PERGUNTA OS MORADORES DO MUNICÍPIO
Nas redes sociais circula um texto sobre esse assunto:
Escola Municipal do Brejo de João Ursino, desativada iguais a tantas outras em nosso município. Na minha humilde opinião, a Prefeitura, os vereadores juntamente com as comunidades deveria elaborar um projeto de reaproveitamento desses espaços que poderiam serem utilizados para; funcionamento de biblioteca, casa de cultura, sede de associação etc…
O Município de Macaúbas na região da Bacia do Paramirim – Bahia já teve mais de 15 mil estudantes matriculados nas escolas municipais, para atender essa quantidade de alunos foram construídos diversas escolas e colégios por todo o município e realizado concurso público, só que nessa época não se imaginava que os alunos fossem desaparecer, falo desaparecer porque dos mais de 15.000 alunos que existiam há pouco tempo atrás hoje, o município de Macaúbas têm pouco mais de 7.000 estudantes matrículados (ano de 2021) número esse que pode ser menor em 2022 por causa da COVID-19.
Além do que será feito desses espaços vazios (elefantes brancos), ainda têm um problema da diminuição dos recursos que o município recebe.
Cada fundo estadual distribui seus recursos de acordo com o número de estudantes que estão matriculados em sua rede de Educação Básica. Essa regra é estabelecida segundo dados do Censo Escolar do ano anterior (por exemplo: os recursos de 2019 basearam-se no número de alunos de 2018). Esse método serve para distribuir melhor os recursos pelo País, já que leva em consideração o tamanho das redes de ensino.
Na soma de estudantes matriculados de cada rede de ensino, cada matrícula conta com peso diferente. Seria inadequado considerar da mesma forma matrículas na Pré-escola integral e no Ensino Fundamental II parcial, por exemplo, uma vez que suas exigências de financiamento são muito diferentes. Veja na tabela os fatores de ponderação para 2019; quanto mais próximo a 0, menores são os recursos por aluno para a etapa/ modalidade:
Perguntamos ao gestor, ao chefe de gabinete e a secretária de educação:
– O que será feito das escolas que estão fechadas pela falta de alunos?
– De que modo essa diminuição dos recursos pode afetar o município?
– As escolas municipais serão nucleadas (juntadas)?