Bacia do Paramirim,  Blog do Jovane Sales,  Macaúbas

MACAÚBAS: FALECE A PROFESSORA NIVALDA CHAVES

CICLOS DA VIDA (1944 a 2021)

A tradicional família do Coronel Antônio Alfredo de Sousa e D. Idalina Angélica de Sousa ganha mais um membro:

Nasce em Macaúbas-BA a caçulinha do casal Antônio Alfredo de Souza Filho(Nôca) e Carolina Rêgo Souza(Carôla), pra grande alegria dos Pais da recém nascida NIVALDA e dos três irmãos, Betinho, Carlinhos e Lia.

O tempo anda rápido… Com as amiguinhas Nivalda brincava de Roda, Esconde Esconde, Dorme, Mata Mata, Pula Corda, Macaquinho, Passa Anel e, brincadeiras outras que, soltas e felizes corriam nas tranquilas ruas da pequena cidade do interior.

Na infância sofreu grande tristeza com a morte do Pai, pessoa que ela mais amava.
Chegou a hora de ir à escola “Aprender Pra Ser Gente”… a pequena Nivalda ocupa uma das carteiras da sala de Aula da Escola Cônego Firmino Soares, como aluna da Professora Maria das Dores Costa Medrado; concluído o Curso Primário chega a hora de ir à cidade mais próxima, Caetité com célebre Ginásio de renome pra submeter à Admissão ao Ginásio. Volta a Macaúbas pra concluir o curso Magistério. Adolescente, na Flor da Idade, com entusiasmo curtia em Macaúbas o melhor São João da região.

O destino da jovem Nivalda Rêgo Sousa estava traçado:

Encontrar MARIDO EXEMPLAR, MELHOR PAI PRA SEUS FILHOS E AVÔ PRA SEUS NETOS. Foi aí que, unindo a sua vida a do seu fiel, amoroso, companheiro ESPOSO, no seu nome foi acrescentado o nome de família Chaves.

Ministrando aulas de Geografia, fez amizades com alunos e Pais, colegas professores, funcionários e moradores por onde ela passava na sua cidade.

Os anos voam… de repente surgem os problemas de saúde, e a necessidade da pessoa idosa viver à procura de médicos, tratamento contínuo e cada dia que passa um profissional especialista no caso de cada doença… uma verdadeira luta pra continuar vivendo em companhia dos familiares e dos amigos.

DEUS não tem relógio! Ele não avisa a hora: Chega a “JUSTA”, ela que não faz escolha e, a professora Nivalda com a sua missão cumprida aqui na terra, atende ao chamado do nosso Criador e vai pra onde não tem dor e sofrimento, deixando vazio o seu lugar na sua terra natal e muita e verdadeira saudade nos nossos corações macaubenses.

A professora Nivalda continua nas pessoas dos seus filhos e netos. O professor Antônio Chaves com o coração em pedaços traz a consciência tranquila por ter feito a sua ESPOSA feliz em todo tempo que permaneceram juntos, na saúde e na doença e só a morte os separou.

Que Deus console os que sofrem e as belas lembranças enxugarão as lágrimas dos que choram por essa grande perda.

Que Deus receba a vossa filha Nivalda com braços abertos na Santa Morada.

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *