Bacia do Paramirim,  Bahia,  Blog do Jovane Sales,  Esporte

MACAÚBAS: SECRETARIA DE ESPORTES VEM VISITANDO OS ATLETAS MUNICIPAIS NA SEDE E NAS COMUNIDADES RURAIS PARA SABER AS NECESSIDADES DO ESPORTE

Pela primeira vez no município de Macaúbas a Secretaria Municipal de Esporte de Macaúbas através do Secretário Gil de França e do Diretor de esporte, Miguel Morais (Guel) está realizando visitas na sede e em comunidades rurais do município para conversar com os atletas locais, ouvir e discutir demandas e ações de melhorias para o esporte.

A prática de esporte ajuda o corpo a liberar endorfina, hormônio que traz bem-estar. Assim, a pessoa fica menos ansiosa, melhora o humor e, consequentemente, reduz os níveis de estresse e os riscos de depressão.

Isso vai ter reflexos na rotina, com uma convivência mais sadia no trabalho e com a família.

O Secretário Gil de França e o Diretor de esporte, Miguel Morais na última semana estiveram nas comunidades de Veredinha, Curral Velho, Pombas e na Sede visitando os times: do Guarani, Sport, Alto da Santa Cruz, Pagodeiros, Cruzeiro Feminino, Time de Lega Feminino nesta última semana, ouviram e conheceram melhor o trabalho que vem sendo realizado no esporte do munícipio.

As equipes e representantes do esporte de cada localidade receberam incentivos e bolas para as atividades.

A Secretaria de esportes vem buscando ouvir pessoalmente e atentamente todas as necessidades e demandas da categoria e agradece a todos que estão apoiando e fortalecendo esse trabalho tão importante para o município.

O futebol municipal voltou ainda em um momento de pandemia e de grande crise no esporte gerada por ela.

Alguns pensam que os profissionais podem ficar parados pois ganham bem.

Mas futebol é profissão, quantos profissionais sustentam suas famílias com ele e que precisam trabalhar?

Em 2021 e 2020, muitos destes  ficaram praticamente o ano todo parados e corre o risco disso se repetir neste ano também.

Outra falta de informação enorme, em nosso país, menos de 5% dos profissionais ganham altos salários, a maioria absoluta recebem pouco e sem garantias de trabalhar o ano todo, os clubes pequenos e médios fazem os contratos com seus jogadores e comissão de acordo com as competições que disputarão (3-5 meses) geralmente, podendo disputar mais de uma no ano (o que hoje é artigo de luxo neste meio) e assim nos demais meses não recebem.

O futebol, esporte que é considerado a paixão nacional e, sem dúvidas, o mais popular do mundo, começou a ser praticado na Inglaterra, no século XVII. À época, o esporte não tinha o formato que tem hoje e tampouco era chamado de “futebol”. Isso só aconteceu décadas depois, com a criação das regras.

Hoje o futebol movimenta um mercado financeiro bilionário, proporciona eventos globais, transforma atletas de todas as origens em ídolos internacionais e utiliza da mais alta tecnologia em transmissões e equipamentos esportivos. No entanto, a história do futebol não começou assim. O esporte trilhou uma longa jornada, sem nenhum tipo de glamour e com poucos holofotes, até chegar a esse patamar.

Origem do futebol

Não se sabe com precisão a data em que o futebol surgiu. Historiadores contam que os ingleses adquiriram o hábito de chutar uma bola de couro, símbolo da cabeça de um membro do exército da Dinamarca, como forma de comemorar a expulsão dos dinamarqueses de seu país ainda no século X. A ação era realizada anualmente, mas, com o tempo, a prática passou a popularizar-se, e os jogos com a bola passaram a ser realizados com maior frequência.

Os jogos não tinham regras estabelecidas, e era permitido diversos tipos de agressões para avançar ou conter o adversário, o que acabava ferindo muitos dos praticantes. Com as consequências, o Rei Eduardo II decidiu proibir os jogos, temendo a perda dos soldados do seu exército. A prática foi proibida, mas não cessada e, apenas em 1681, os jogos com a bola voltaram a ser permitidos na Inglaterra.

O período entre 1810 e 1840 registrou o crescimento desse jogo popular pelos alunos das escolas públicas da Inglaterra, porém, o esporte permaneceu sendo considerado uma atividade violenta e não apropriada aos jovens de classe alta dos colégios da elite inglesa.

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *