Bahia,  Blog do Jovane Sales,  Lula

LULA ESTÁ EM SALVADOR HOJE PARA “ABENÇOAR” ALIANÇA COM MDB DE GEDDEL E LÚCIO VIEIRA LIMA

O PT prepara uma grande festa para receber o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva hoje 31.mar.2022, em Salvador. O evento, aberto ao público, acontece no Wet, na Avenida Luiz Viana Filho (Paralela), a partir das 14h. Na ocasião, Lula vai “abençoar” a nova aliança firmada ontem 30.mar.2022 entre o partido dele e o MDB no estado, comandado pelos irmãos Vieira Lima (Lúcio e Geddel), condenados pela Justiça por lavagem de dinheiro, além de tentar impulsionar o candidato petista ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

O evento terá ainda a participação de lideranças dos partidos que formam a base de sustentação do governo Rui Costa: além do PT e MDB, estarão presentes no palanque quadros do PSD, PSB, PCdoB, Avante, Patriota e, segundo a organização, do PV, que ainda faz parte do bloco de sustentação do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), mas que foi “engolido” pela federação formada nacionalmente junto com petistas e comunistas.

O ato público com Lula tem sido intensamente divulgado nas redes sociais por parlamentares e lideranças governistas. Será, ainda, o primeiro evento público após a confirmação do nome do presidente da Câmara Municipal da capital, Geraldo Júnior (MDB), como vice de Jerônimo Rodrigues.

Até ontem 30.mar.2022, o edil era aliado de Bruno Reis e do pré-candidato do União Brasil ao governo da Bahia, ACM Neto.

Entre as presenças destacadas confirmadas no ato estão, além de Jerônimo e Geraldo, o governador Rui Costa (PT) e os senadores Jaques Wagner e Otto Alencar (PSD), este último candidato à reeleição na chapa governista. Lúcio Vieira Lima também deverá estar presente. Geddel não.

O ex-ministro do governo Lula, da pasta da Integração Nacional, está em liberdade condicional e, por isso, vai ficar afastado dos holofotes para não prejudicar a imagem da chapa governista. Geddel foi condenado após a Polícia Federal encontrar em um apartamento dele na capital baiana R$51 milhões em dinheiro. Lúcio também foi condenado, mas não chegou a ser preso.

Os adversários do PT na Bahia devem requentar na campanha as acusações contra Geddel para desgastar a candidatura de Jerônimo, embora não de forma franca, já que o MDB foi aliado de ACM Neto do segundo turno das eleições municipais de 2012 em Salvador até ontem.

O passado de Geddel, entretanto, não deve incomodar Lula, que tem negociado o apoio nos estados de lideranças emedebistas que ajudaram a articular o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016 ou envolvidas em escândalos de corrupção, a exemplo do senador Renan Calheiros (AL). Nacionalmente, o MDB ainda mantém a pré-candidatura presidencial de Simone Tebet (MS).

Repercussão

A primeira aliança entre o PT e o MDB da Bahia foi firmada nas eleições de 2006 para o governo, vencidas por Jaques Wagner, na época tendo como vice o emedebista Eduardo Vasconcelos, ex-prefeito de Brumado. Em 2009, Geddel, então ministro da Integração Nacional de Lula, rompeu com os petistas para disputar as eleições de governador de 2010, vencidas novamente por Wagner. Desde então, o MDB vinha se mantendo na oposição aos governos petistas.

A nova aliança entre os dois partidos no estado repercutiu hoje nacionalmente nos principais jornais do país. O jornal O Globo, por exemplo, destacou que o PT atraiu o MDB para compensar a perda do PP, que deixou a base de Rui Costa e migrou para o lado de ACM Neto. Segundo o veículo de imprensa, o cálculo eleitoral é que o movimento tem compensações políticas que superam o desgaste de uma aliança envolvendo um partido comandado por dois irmãos condenados e que articulou o impeachment contra Dilma.

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *