Bacia do Paramirim,  Bahia,  Blog do Jovane Sales,  Rio de Contas

O MUNICÍPIO TURÍSTICO DE RIO DE CONTAS TAMBÉM SOFRE COM INCÊNDIO CRIMINOSO

Rio de Contas foi a primeira cidade planejada do Brasil. A vila de Nossa Senhora Senhora do Livramento das Minas do Rio de Contas foi criada em 1723 e teve sua sede transferida para um local planejado, o Pouso dos Crioulos, em 1745. O Pouso dos Crioulos já existia desde o século XVII.

Rio de Contas, localizada na região da Chapada Diamantina, foi a primeira cidade planejada do Brasil, criada por Provisão Real em 1745. O município preserva o traçado antigo, apresentando praças e ruas amplas, igrejas barrocas, monumentos públicos e religiosos em pedra e o casario em adobe. Escravos alforriados que se instalaram na margem direita do Rio de Contas Pequeno, atual Rio Brumado, foram os primeiros habitantes da região.

Em pouco tempo se formou o povoado denominado ‘Pouso dos Crioulos’. No início do século XVIII, com a chegada de bandeirantes interessados em novas regiões de exploração do ouro, um novo arraial (hoje chamado de Mato Grosso) foi fundado, atraindo mais pessoas para a região. Também nessa época chegaram os padres jesuítas.

Em 1746, o ‘Pouso dos Crioulos’ passou a chamar-se ‘Vila Nova de Nossa Senhora do Livramento das Minas do Rio de Contas’, nome herdado da transferência de uma vila vizinha que, devido a constantes enchentes, sofria de uma epidemia da ‘febre de mau caráter’. Na segunda década do século XVIII, o bandeirante Sebastião Pinheiro da Fonseca Raposo Tavares descobriu ouro no local, iniciando um ciclo que marcou a história da região, fazendo com que o povoado prosperasse rapidamente.

Uma Área de Proteção Ambiental (APA) na região da Serra das Almas, entre os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, portal de entrada da Chapada Diamantina, foi atingida por incêndio.

O fogo, que teve início nessa quinta-feira 07.out.2021, tem causado muita fumaça e assustado moradores de comunidades próximas. Eles contam que a queimada teve início em Livramento e segue sem controle.

Ainda de acordo com os moradores, corpo de bombeiros e brigadistas trabalham para controlar as chamas.

No boletim de sexta-feira 08.out.2021,, o Inpe Queimadas, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, apontava 215 focos de incêndio. As cidades com maior registro de queimadas continuam sendo as da região Oeste. Barra encabeça a lista com 59 focos, seguida de Buritirama e Cotegipe, com 22; e Mansidão, com 14.

O cerrado segue como o bioma mais afetado na Bahia, com 73% dos focos de incêndio no estado. Depois, vem a caatinga, com 19,5% e a mata atlântica, com 7,4%.

O Inpe Queimadas informa que usa todos os satélites disponíveis para atualizar o número de focos de incêndio.

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *