Bahia,  Blog do Jovane Sales,  Crônica,  Salvador

FÉRIAS NA BAHIA: PASSANDO AS FÉRIAS NO ESTADO DA ALEGRIA VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE CONHECER…

A Bahia é a terra-mãe do Brasil. Onde o país começou, onde o brasileiro se reconhece e se reencontra com sua essência. Onde raças, culturas, religiões e histórias se fundem com os tons da natureza exuberante do litoral e do interior.

Esse mundo chamado Bahia tem 13 zonas turísticas que atendem às mais diversas motivações. Mas o que faz esse mundo plural e diversificado ser absolutamente singular e diferenciado é a sua gente.

Não há acarajé sem baiana, não há som sem atabaque, berimbau ou trio elétrico sem seus músicos, não há beleza que encante mais do que o sorriso de um baiano. Um povo alegre, festeiro, criativo, amigo, hospitaleiro, com um jeito todo particular de ser, que podemos chamar de “baianidade”.

A Bahia é um estado que encanta qualquer pessoa, é também palco de cenários de rara beleza, onde a natureza reina absoluta e agracia os visitantes com todo o seu encanto.

Opção é o que não falta! Prepare-se para uma viagem inesquecível!

Verdadeiras obras de arte da natureza, cenários envoltos por uma áurea histórica secular, com seus encantos e magia, nesta terra da alegria, onde o povo está sempre de braços abertos para receber os visitantes.

A Bahia é o berço da história e da cultura do Brasil, mostraremos aqueles que consideramos os melhores pontos turísticos, viva a Bahia!

A cidade de Salvador que é o destino de milhares de turistas que buscam conhecer um pouco mais sobre a cultura local. 

A Vila de Arempebe no litoral norte ficou conhecida no mundo inteiro a partir dos anos 1960, graças a existência da aldeia hippie.

A Ilha dos Frades apresenta belas paisagens, com praias, lagos, cachoeiras, montanhas, coqueirais e uma vegetação típica da Mata Atlântica.

A Chapada Diamantina apresenta belas paisagens, com praias, lagos, cachoeiras, montanhas, coqueirais e uma vegetação típica da Mata Atlântica,

Fazendo Pratinha, é um verdadeiro paraíso aquático com uma piscina natural. Eleita a terceira água mais cristalina do mundo. Não por acaso recebeu o título de “Oásis do Sertão”.

A Cidade de Porto Seguro localiza-se na região que foi, oficialmente, a primeira a que chegaram os navegadores portugueses no atual território brasileiro.

O Farol da Barra O Farol da Barra foi erguido em 1536, sendo a primeira fortificação do País, e é um dos principais pontos turísticos de Salvador.

http://www.bahia.com.br/o-que-fazer/

 

VIVA A BAHIA

Opção é o que não falta! Escolha o segmento e prepare-se para uma viagem inesquecível!

Verdadeiras obras de arte da natureza, cenários envoltos por uma áurea histórica secular, com seus encantos e magia, nesta terra da alegria, onde o povo está sempre de braços abertos para receber os visitantes.

A Bahia é o berço da história e da cultura do Brasil.

Salvador e suas belezas! Salvador a capital do estado da Bahia, é uma daquelas cidades que são praticamente impossíveis de alguém nunca ter ouvido falar.

Além disso, Salvador é recheada de história, cultura e praias paradisíacas que atraem turistas do mundo todo.

Salvador, terra da alegria e da magia.

Um dos destinos turísticos mais visitados do país por turistas de todos os cantos do mundo. Com atrações diversificadas, Salvador tem características singulares: sua arquitetura; a cultura herdada dos antepassados; os costumes que ainda hoje são preservados e a alegria incomparável dos baianos tornam Salvador uma cidade que encanta e apaixona seus visitantes.

Uma das coisas que mais chamam a atenção na cidade, é a saborosa gastronomia local que conta com uma infinidade de pratos. Por isso, esse é um destino que precisa fazer parte do roteiro de viagem de todo e qualquer viajante que ama conhecer o Brasil.

Abaixo estão alguns lugares que todo mundo precisa visitar em Salvador.

O famoso Morro do Cristo

Esse lugar tem uma vista para a Baía de Todos os Santos e para o Farol da Barra. Sendo muito famoso pela escultura do Cristo Redentor, esculpida em mármore de Carrara. Assim como, também é um local de fácil acesso e muito belo.

Seus gramados em torno da escultura, são muito bem cuidados e conta com iluminação por toda parte, trazendo sempre a sensação de bem estar e segurança ao turista.

O Morro do Cristo é sem sombra de dúvidas um dos pontos mais visitados pelos baianos e turistas. E esse mérito não é a toa, realmente lá é onde se tem uma das belas vistas da cidade e um por do sol lindíssimos.

O Cristo foi construído há 101 anos e ele foi esculpido em mármore Carrara e tem mais de sete metros de altura. O autor da obra foi o italiano Pasquale de Chirico, também autor de outras obras espalhadas pela cidade.

O morro do cristo é um ótimo lugar para passear com o namorado e passear com a família.

O Elevador Lacerda

Símbolo da cidade de Salvador, na Bahia, o imponente Elevador Lacerda foi inaugurado no século XIX, sendo o primeiro elevador a servir como transporte no mundo. O nome Lacerda se dá por causa do sobrenome de uma família de empresários, sendo um deles engenheiro responsável por desenvolver esse projeto, junto com seu pai e irmão.

O Elevador, além de atração turística, é responsável por ligar a Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta, ao Bairro do Comércio, mais especificamente à Praça Cayru, na cidade Baixa, facilitando a vida de quem mora na região, dando inclusive acesso ao Pelourinho. Com mais de 70 metros de altura, esse elevador tem capacidade para mais de 100 pessoas ao mesmo tempo e transporta não apenas turista, mas também, conforme dito, os habitantes do local, que o utilizam para ir trabalhar, estudar, etc.

Para entrar no elevador, há uma cobrança simbólica; dentro do elevador, em si, não há nada de espetacular, na minha opinião, mas a vista panorâmica ao chegar à cidade Alta é maravilhosa.

O belíssimo Elevador Lacerda, é um dos maiores cartões postais de Salvador. Recebendo em média, 27 mil pessoas por dia.

Além disso, o local conta com uma das vistas mais deslumbrantes da cidade.

Isso por que, do alto é possível ter uma vista espetacular para os lugares mais bonitos de Salvador: a Baía de Todos-os-Santos, o movimentado Mercado Modelo e ao fundo, o Forte de São Marcelo.

Dique do Tororó

O famoso Dique do Tororó, fica localizado bem no centro da cidade de Salvador. Dizem que nesse local, foi a inspiração para uma das cantigas mais populares do folclore brasileiro. Além disso, acabou sendo a única fonte natural da cidade, ficando delimitada entre os bairros Tororó, Engenho Velho de Brotas e Garcia.

O Dique é um ponto turístico bastante conhecido da cidade. Fica em uma região que de um lado tem acesso para o Vale dos barris, consequentemente avenida Centenário, na Barra, e de outro, a avenida Vasco da Gama.

É um lugar que as pessoas vão fazer caminhadas, corridas, tem até quem arrisque andar de bicicleta, nesse percurso que chega a 7km. Tem parquinhos para as crianças, espalhados pelo percurso, que dá pra você levar crianças e, aos domingos de manhã, eles fecham uma área onde são colocadas varias atrações para as criançadas.

Além dos parque, tem pula pula, aluguéis de bicicleta e velotrol, lugar onde pessoas distribuem desenhos para a criançada pintar. É um lugar super agradável e um passeio bem barato pra se fazer com a garotada.

Por lá, é possível encontrar as famosas esculturas de orixás flutuando no espelho d’água.

Ponta do Humaitá

O Humaitá é um lugar incrível por sua beleza natural. Além disso, a Ponta de Humaitá deixa os moradores e visitantes de Salvador encantados com sua paisagem, visto que o local é cercado pelo mar de uma das praias paradisíacas de Salvador.

Ponta de Humaitá é muito visitada na cidade de Salvador e localiza-se na Cidade Baixa, é conhecido também como Ponta de Monte Serrat, o seu nome turístico é Ponta de Humaitá e reúne diversas atrações, ficando no Extremo Sul da Península de Itapagipe.

Conhecer mais sobre a história de Salvador e ter uma vista da Baía de Todos os Santos. Além disso, a Ponta de Humaitá possui o Clube Nautico da Bahia, o Farol de Humaitá e a Igreja e o Mosteiro de Nossa Senhora de Monte Serrat.

A Ponta do Humaitá é um dos lugares mais charmosos de Salvador, com privilegiada vista da Baía de Todos os Santos e um pôr de sol inesquecível. Uma pequena península sobre a Baía de Todos-os-Santos onde foram construídos no final do século a Igreja e o Mosteiro de Nossa Senhora do Monte Serrat.

A Fortaleza de Monte Serrat, essa península, também conhecida como Ponta de Monte Serrat, foi em outrora lugar estratégico para a observação da Baía e defesa da cidade de Salvador.

Além da igreja e do mosteiro a Ponta de Humaitá abriga um charmoso farol e um píer, recentemente reformado para dar ao visitante conforto para a observação da paisagem.

Pelourinho

O Pelourinho é um dos maiores cartões postais de Salvador.

O que é mágico de conhecer esse lugar é que você se sente realmente entrando dentro da história da cidade, não digo isso somente pelo Pelourinho em sim, mas no mesmo dia, até no mesmo caminho desse passeio, você consegue visitar a Bahia de Todos os Santos, subir pelo Elevador Lacerda e ir até o Mercado Modelo, é tudo muito perto.

Como toda cidade, Salvador também suas oportunidades, a beleza da arquitetura antiga do Pelourinho é sensacional.

Voltando a falar do Pelourinho, é uma graça ver aquela vila com casas antigas e coloridas, algumas funcionam como restaurante, outras funcionam como lojinhas de lembrancinhas, bebidas, pimentas, tudo voltado para o turismo em Salvador, nesse local, o turista pode aproveitar para tirar fotos com as Baianas.

A maioria dos preços praticados por essas lojas são altos porque trata-se de um local que atrai muitos turistas.

Tive a oportunidade de visitar o Pelourinho na época da morte do Michael Jackson, sensibilizados com o acontecimento, turistas e comerciantes tornaram esse passeio como uma forma de lembrar do Michael, como ele gravou um dos seus clips naquele lugar, os comerciantes aproveitaram para contar a história, mostrar os lugares onde as filmagens foram realizas e cobravam para o turista tirar fotos em locais por onde o Michael passou.

Autógrafos e fotos com o astro fazem parte da decoração do Pelô. Para visita-lo, recomendo que vá com sapatos confortáveis porque vai andar bastante em ruas de pedra. Procure sempre ficar próximo a grupo de pessoas e não entre em ruas desertas para garantir a segurança.

Entre os monumentos, destacam-se o Elevador Lacerda o, Palácio Rio Branco e a Cruz Caída, além de suas praças altamente frequentadas por artistas de rua. Outro ponto forte, são as igrejas que embelezam ainda mais o visual do local.

HOSPEDAGEM EM SALVADOR

Hospedagem em Salvador, indicamos o Ondina Apart Hotel olhado por qualquer ângulo, lembra um transatlântico ancorado ao lado de uma movimentada avenida. É um verdadeiro transatlântico com praticamente todos os equipamentos de um cruzador. Olhando de dentro para fora, além da sensação de estar num navio, há a outra de estar num legítimo SPA urbano.

Nesse belíssimo apart hotel temos a vista do mar da Bahia da praia de Ondina.

O Ondina Apart Hotel está localizado numa área nobre hoteleira e dentro de um bairro nobre de Salvador e perto de tudo: Shoppings, praias, centro histórico, bares e restaurantes e dentro do circuito do carnaval. O Ondina Apart está a pouco mais de 5 km da Arena Fonte Nova e 21 kilometros do aeroporto.

Agora é só levantar ancora e todos “Al Mare”.

Bon Voyage!

RESERVAS

(71) 99178-9994 (Luciano)

[email protected]

Litoral Norte

O litoral da Bahia se refere à faixa costeira do estado da Bahia. Compreende mais de 1 100 quilômetros de extensão, sendo o maior do Brasil. É completamente margeado pelo Oceano Atlântico e suas reentrâncias no continente.

“Arembepe”

A vila de Arembepe ficou conhecida no mundo inteiro a partir dos anos 1960, graças a existência da aldeia hippie.

No final da década de 1960, jovens do mundo inteiro vinham para cá veranear e viver segundo o conceito da contracultura e o lema da paz e do amor, que se contrapunha à guerra Fria e a guerra do Vietnã Janis Joplin, Mick Jagger, Novos Baianos, Nem Matogrosso, Rita Lee, Gal Costa, Paulo Coelho foram alguns dos artistas que celebrizaram o lugar.

Em Arempebe temos a POUSADA ÁGUA DO PIRUI, aproveite as oportunidades de recreação, como uma piscina externa, ou aprecie a vista em um terraço e um jardim. Este hotel também oferece Wi-Fi de cortesia, TV na área comum e assistência com excursões/ingressos.

Pousada Águas do Piruí oferece aos hóspedes deliciosas opções de refeição no um restaurante ou na lanchonete / delicatessen.

Relaxe com uma bebida refrescante em um bar/lounge ou em um dos 2 bares na praia.

Um café da manhã (buffet) de cortesia é servido diariamente, entre 8h00 e 10h00.

A recepção fica aberta em horário limitado.

Os hóspedes podem utilizar serviço de traslado de/para o aeroporto mediante uma sobretaxa e estacionamento grátis sem manobrista está disponível no local.

Sinta-se em casa em um dos 30 quartos com ar-condicionado e TVs LCD. O Wi-Fi de cortesia mantém você conectado e há programas digitais para sua diversão. Os banheiros apresentam chuveiros.

Pousada Águas do Piruí fica a poucos passos de Praia de Arembepe. Este hotel na praia fica a 23 km de Praia de Guarajuba e a 13,5 km de Praia de Interlagos. 

Pousada águas do pirui, o seu refúgio no Litoral Norte da Bahia.

Endereço: R. do Piruí, 61 – Abrantes, Camaçari – BA, 42829-742

Telefone: (71) 3121-3870  📱Whatsapp (71) 99977-9918

www.pousadaaguasdopirui.com.br

A ilha dos Frades localiza-se praticamente no centro da baía de Todos os Santos, pertencendo ao município de Salvador. Tornou-se oficialmente um bairro da cidade de Salvador em 2017.

Com apenas seis quilômetros de comprimento, possui a forma de uma estrela de quinze pontas e apresenta belas paisagens, com praias, lagos, cachoeiras, montanhas, coqueirais e uma vegetação típica da Mata Atlântica, com árvores nativas, inclusive o pau-brasil.

O acesso à ilha é feito a partir da ilha de Madre de Deus, onde se pode fazer a travessia marítima em barcos alugados até Paramana ou a Ponta de Nossa Senhora, ou, a partir de Salvador, em barcos de turismo.

História

De acordo com uma lenda local, a ilha é assim denominada uma vez que, à época do início da colonização, nela foram assassinados dois frades pelos Tupinambás, os quais pretendiam catequizar.

Foi, também, um importante entreposto de escravos para o Recôncavo Baiano. Um dos filhos ilustres da ilha dos Frades, foi o Barão de Loreto (1836-1906), personagem política da época do Império.

A tradição oral nativa conta que, durante décadas, a ilha dos Frades foi dominada por um fazendeiro denominado Gabriel Viana, que no estilo dos “coronéis” dos tempos da República Velha, agia como um verdadeiro senhor feudal, decidindo sobre a vida e a morte dos moradores, ora sendo um benfeitor da comunidade local, através de práticas assistencialistas, ora sendo um dominador autoritário.

Chapada Diamantina é uma região de serras, protegida na categoria de parque nacional, situada no centro do estado brasileiro da Bahia, onde nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas.

Estas correntes de águas brotam nos cumes e deslizam pelo relevo em belos regatos, despencam em borbulhantes cachoeiras e formam transparentes piscinas naturais.

Chapada Diamantina nem sempre foi uma imponente cadeia de serras. Há cerca de 1 bilhão e 700 milhões de anos, iniciou-se a formação da bacia sedimentar do Espinhaço, a partir de uma série de extensas depressões que foram preenchidas com materiais expelidos de vulcões, areias sopradas pelo vento e cascalhos caídos de suas bordas.

O turismo ecológico consciente dá à Chapada as melhores características de um polo de lazer que preserva a natureza. O acesso é feito por diversas entradas sem registros precisos sobre visitações.

Mucugê

A Chapada Diamantina é uma grande área geológica, bem no centro da Bahia, que possui lindas cachoeiras, paisagens e trilhas, e toda essa natureza abrange diversos municípios, sendo que um dos principais deles é Mucugê.

Mucugê é uma cidadezinha simples, e ao seu redor existem várias atrações turísticas, seja dentro do próprio município, seja em outros municípios da Chapada Diamantina.

Destinos como Igatu, Projeto Sempre Viva, cachoeiras dos Funis e das Andorinhas, Poço Azul, Poço Encantado e até mesmo o Vale do Pati e as cachoeiras mais afastadas Fumacinha e Buracão podem ser alcançadas em um bate-volta a partir de Mucugê.


Visitando Mucugê indico o Restaurante de Comida Caseira de Dona Nena 075 98215 0841

Ainda assim o ICMBio afirma que a Cachoeira da Fumaça e a Trilha dos Aleixos, onde há controle de acesso, superem os 25 mil e 15 mil visitantes anuais, respectivamente. Destacam-se também a visitação pela Trilha do Pati e em direção à Cachoeira do Sossego.

Pratinha na chapada diamantina

Localizada na Bahia, no município de Iraquara, a Fazenda Pratinha é um dos atrativos mais visitados da Chapada Diamantina, com suas águas transparentes e cercadas por atividades na natureza como tirolesa, flutuação na caverna, massagem ao ar livre, visita a Gruta Azul, passeio de caiaque entre outras, recebe visitantes do mundo todo, de crianças a idosos que gostam de curtir a vida ao ar livre em meio a natureza.

“ E velejando nós pela costa, na distância de dez léguas do sítio onde tínhamos levantado ferro, acharam os ditos navios pequenos um recife com um porto dentro, muito bom e muito seguro, com uma mui larga entrada. ”

Porto Seguro localiza-se na região que foi, oficialmente, a primeira a que chegaram os navegadores portugueses no atual território brasileiro.

Em 22 de abril de 1500, o navegador Pedro Álvares Cabral avistou terra firme, após ter deixado a costa africana um mês antes.

O lugar avistado foi o Monte Pascoal, 62 quilômetros ao sul de Porto Seguro.

No dia seguinte, os portugueses desembarcaram em terra firme pela primeira vez no atual território brasileiro, num local cujo ponto exato ainda é debatido pelos historiadores.

Em 24 de abril, a expedição ancorou em Porto Seguro. A cidade teve seu primeiro fortim levantado em 1504 por Gonçalo Coelho.

Em 1530, quando o comércio com as Índias Orientais enfraqueceu, Portugal passou a se interessar pela nova terra descoberta e veio dela tomar posse. Terra esta que lhe cabia pelo Tratado de Tordesilhas. Na época colonial, Porto Seguro era chamada de Nhoesembé.

Porto Seguro, aqui nasceu o Brasil.

FAROL DA BARRA, SALVADOR – BA

O Farol da Barra só veio a ser erguido no forte após o naufrágio do Navio Sacramento em 1668. Sua primeira versão, instalada em 1698, ostentava uma torre quadrangular e tinha envidraçada uma lanterna de bronze. Com a independência, o forte de Santo Antônio recebeu o Brasão do Império acima de sua entrada principal.

A primeira torre de sinalização das Américas, o farol foi concluído no início do século 18, depois de diversos encalhes de embarcações e do trágico naufrágio do Navio Sacramento….

Construído dentro do Forte de Santo Antônio da Barra, o Farol foi eternizado na canção homônima dos Novos Baianos, na década de 1970.

O farol da Barra teve um papel de extrema importância nas navegações durante o período de colonização do nosso país. Ele foi construído após a invasão dos holandeses ao Forte de Santo Antônio da Barra, instalado no mesmo espaço do farol para dar suporte aos navegadores e identificar invasões de estrangeiros.

O Farol da Barra faz parte do Forte Santo Antônio da Barra. Muito mais do que uma parada obrigatória para selfies, esta fortificação abriga o Museu Náutico da Bahia, que conta com um acervo histórico formado por objetos de diversas épocas, alguns deles submersos por até 300 anos, e que ajudam a compreender a relação do homem com o mar e da Bahia com o Farol.

O Farol da Barra foi erguido em 1536, sendo a primeira fortificação do País, e é um dos principais pontos turísticos de Salvador.

A torre atual, com seus 22 metros de altura, foi instalada em 2 de dezembro de 1839, homenagem ao nascimento de D. Pedro II. Esse importante auxílio à navegação emite feixes luminosos nas cores branco e vermelho podendo ser avistados a 70,3 quilômetros (38 milhas náuticas) de distância.

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *