Bacia do Paramirim,  Bahia,  Blog do Jovane Sales

MACAÚBAS – BA: PREFEITURA REALIZA CERIMÔNIA DE ENTREGA DE KITS PARA PRODUTORES RURAIS

PROJETO MAIS ATER – ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL

PROGRAMA PARCERIA MAIS FORTE entre o Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, BAHIATER, CAR, Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Paramirim e Prefeitura Municipal de Macaúbas.

A “Parceria Mais Forte, Junto para Alimentar a Bahia” é uma iniciativa que visa fortalecer a agricultura familiar e a economia local nos 27 territórios do Estado, com a participação dos consórcios, das prefeituras, agentes financeiros, empresas, entidades sem fins lucrativos e universidades.

Participaram dessa cerimônia o prefeito de Macaúbas Aloísio Rebonato, o Secretário de agricultura Valdete Teixeira, parte da equipe da Gestão Municipal, Corpo Técnico da Secretaria Municipal de Agricultura, Alan Sidney- Médico Veterinário e Elisangela Bela Aux. Administrativa do Consórcio de Desenvolvimento do Território Bacia do Paramirim, Robson Martins- Gerente Regional da CAR, Gilberto Agostinho Sub coordenador da BAHIATER, José Afonso presidente da COOPLAMAC, Alcione Dalmo represente de ADAB e Nicanor Presidente da Associação de Fifiri, Associações contempladas: Santa Terezinha, Fifiri, Nova Esperança, Tabuleirinho, Desterro, Covas dos Seixas, Curral Novo, Lagoa da Pedra e APIMAC.

 

Projeto ATER: Assistência Técnica transformando o Semiáriado

O Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do CAA tem o intuito de acompanhar famílias do território da Bahia, a partir de ações que venham contribuir para a realização do desenvolvimento rural sustentável, com foco na convivência com o semiárido, segurança alimentar e nutricional, organização produtiva para a comercialização e acesso as politicas publicas para agricultura familiar.

Visando a sustentabilidade ambiental, social, cultural e econômica de suas ações, o Projeto ATER do CAA baseia-se em algumas estratégias e princípios, tais como o fortalecimento dos processos educativos, sócio-organizativos e políticos locais; o resgate e a valorização da formação em processo pedagógico dos agricultores(as); a divulgação de inovações nos planos tecnológicos e sócio-organizativos; e a construção de um novo modelo de desenvolvimento rural e do fortalecimento de ações de convivência com o semiárido e valorização das mulheres e jovens.

As estratégias do Projeto estão em consonância com o Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS) do Território de Irecê e visam fortalecer a organização e autonomia politica e econômica dos agricultores familiares através da construção de um mercado justo e solidário.

O desafio é provocar e dar sustentação a um processo permanente de mudança da realidade local que reflita na melhoria da qualidade de vida, instalando e fortalecendo processos sociais de participação e controle social de forma duradoura e frutífera no semiárido baiano, tendo como base a competência técnica e a experiência acumulada do CAA.

EIXOS ESTRATÉGICOS:

O projeto realizará acompanhamento continuado para inclusão econômica e social das famílias de agricultores e agricultoras baianos, focado em 4 eixos:

Convivência com o Semiárido: Fundamental para afirmação de identidade do povo sertanejo e para afirmação do lugar em que estamos inseridos, de que temos especificidades, particularidades e cultura diferente.

Segurança Alimentar e Nutricional: Fundamental para garantia que os beneficiários da ação tenham melhor qualidade de vida, direito a alimentação adequada. O estimulo a produção que defende técnicas e formas de cultivo em harmonia com o meio ambiente e diversificação contribuirão para o consumo de alimentos em quantidade, regularidade e qualidade.

Organização Produtiva para a Comercialização: Pretende estimular a produção agroecológica para consumo e geração de renda, a partir da venda da sobra de cada unidade produtiva familiar.

Acesso as de Politicas Publicas para Agricultura Familiar: Visa potencializar a aprendizagem relacionada a articulação por meio do incentivo a participação dos agricultores e agricultoras para fortalecer a universalização do acesso ao território.

Em outras palavras, o Projeto ATER promove atividades para fortalecer e incluir os agricultores familiares do nosso estado numa política de desenvolvimento sustentável e agroecológica.

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *