Bacia do Paramirim,  Blog do Jovane Sales,  Macaúbas

MACAÚBAS INICIA A SEMANA DE NATAL COM MAIS DE 1OOMM DE CHUVA EM UM DIA

Conforme registros do observador Helivelto Lima, por voltas das 21:00 horas a sede do município de Macaúbas, na altura da Av. Flores da Cunha registrou na noite desta segunda feira, 20.dez.2021 – uma precipitação de 100mm de chuva, este volume foi o acumulado de pelo menos 3 horas de chuva, no alto da santa cruz foram 104mm.

Chuva essa que foi o suficiente para causar alguns transtornos já observados em chuvas anteriores, tendo ai, a cooperação do grande volume de chuva, do relevo da cidade e da infraestrutura das vias e logradores públicos, incluindo ai a drenagem das águas pluviais que sempre foram deficitária e incoerentes.

A chuva forte durou todo o dia 20.dez,2021 e entrou pela noite, por volta das 17:30h, uma tromba D’água caiu sobre a cidade, alagando casas no Loteamento Figueiredo, bem no final do bairro, que segundo um morador local, hoje pela manhã nos relatou, foram 4 moradias invadidas pelas águas sujas, causando grandes transtornos aos moradores, que varou noite a dentro. Na rua onde ele mora está intransitável nem de moto passa. Seguindo no Loteamento Figueiredo, mais uma rua atingida, a rua abriu uma cratera de mais de 3 metros de profundidade e impedindo moradores de colocarem os carros na garagem. Lembrando que a rua é uma das 16 contempladas pelo asfaltamento que está parado.

Do outro lado, em outro quarteirão, foi pior – onde 2 postes de energia acabou caindo, pois a terra de sustentação (base) foi levada pela forte enxurrada. Já na baixada do loteamento, uma passagem rotineira de veículos, ficou também intransitável, pois parte do manilhão foi levado jundo com as bordas de sustentação da via, com mais uma casa ali invadida pelas águas.

No meio da noite, a prefeitura de Macaúbas, através de sua Secretaria de Obras e Infraestrutura, tendo como chefe da pasta o Sr. Salvador Jr. emitiu alerta sobre os riscos e danos causados pelo alto volume de chuvas, pedindo a população mais atenção no tráfego pelas ruas, e mais, podendo deveria ser evitado.

Em algumas comunidades rurais, a exemplo de Curralinho, região ao Norte do municípios, ficou sem energia elétrica, há relatos de queda de raios, danificando a rede e queimando aparelhos domésticos!

Outras regiões, principalmente a serrana também há relatos de deslizamentos, estradas com tráfego comprometido e grande vazão de água nos leitos de córregos que cortam o município.

Ações de correções estão sendo feitas pela Prefeitura Municipal, no entanto, obras de contenção e drenagem, devem ser melhoradas em todo o município.

FONTE: Blog Alécio Brandão / Blog Macaubense Live / Blog Jovane Sales

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *