ACM Neto,  Bahia,  Blog do Jovane Sales,  Política

RAPIDINHAS DA POLÍTICA ELEIÇÕES 2022:

A Bahia consegue ter, com os mesmos candidatos, dois cenários completamente distintos na disputa para as eleições de outubro. É o que aponta a pesquisa do Instituto Opnus, contratada pelo Grupo Metropole, que realizou o levantamento entre os dias 19 a 22 de janeiro deste ano. No total, foram ouvidas 1.500 pessoas por telefone. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais (para mais ou para menos).

No primeiro formato de pesquisa estimulada, ACM Neto (DEM) aparece em primeiro lugar, com 52% dos votos. Em segundo, está o senador Jaques Wagner (PT), com 29%. Ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos) fica com o terceiro posto, com 5%. Marcos Mendes (PSOL) soma 1%.

Nesta primeira composição, o ex-prefeito de Salvador possui bom desempenho entre todos os segmentos do eleitorado, apresentando melhor aceitação entre os mais jovens, de 16 a 24 anos. Já Wagner tem mais destaque entre os eleitores do sexo masculino e empregados.

Em um segundo cenário, a pesquisa além de indicar os postulantes também atrelou os candidatos aos seus respectivos apoios no plano nacional. Assim sendo, a situação muda completamente. Wagner, com o apoio de Lula (PT), assume a dianteira, com 46% das intenções de voto. ACM Neto, apoiado por Ciro Gomes (PDT), fica em segundo, com 33%.

Ligado ao presidente Jair Bolsonaro (PL), João Roma permanece na terceira posição, com 11%. Marcos Mendes, na coligação com Guilherme Boulos (PSOL), mantém os mesmos 1%.

Com a menção ao ex-presidente Lula, Wagner tem um crescimento de 17 pontos percentuais, comparando os dois cenários. Seu crescimento mais significativo se dá entre mulheres e eleitores sem escolaridade, com elevação de 24 pontos percentuais.

ACM Neto, no entanto, tem perda de 19 pontos entre um cenário e outro. A maior queda acontece entre evangélicos, com diminuição de 24 pontos.

Desde a eleição de 1990, um ano após o retorno do voto direto no país, a maioria dos governadores eleitos na Bahia possuem vínculos diretos com o presidente eleito ou em exercício.

Foi assim nos anos dos governadores carlistas (1991-2006), associados a Fernando Collor, Itamar Franco e FHC. E também nos anos petistas (2007-2018), com Lula e Dilma na presidência.

Há apenas duas exceções. Em 2002, Paulo Souto (no antigo PFL) foi eleito governador, mesmo com Lula ganhando a presidência. E também em 2018, quando Rui Costa conquistou a reeleição, com Bolsonaro (à época no PSL) arrebatando o Planalto.

REJEIÇÃO

A pesquisa do Instituto Opnus também mediu a rejeição dos candidatos ao governo na Bahia. Entre todos os postulantes ao Palácio de Ondina, Roma é que possui a maior rejeição: 42% do eleitorado pesquisado diz que não votaria de jeito nenhum no aliado de Bolsonaro.

Marcos Mendes aparece em segundo neste quesito, com 40 pontos percentuais, seguido por Jaques Wagner (36%). ACM Neto tem a menor rejeição entre os candidatos, com 24%.

A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BA-07451/2022. Como o sistema de registro de pesquisas da Justiça eleitoral apresentou instabilidade desde a semana passada, a pesquisa foi registrada na terça-feira, dia 25/01. Decisão judicial do ministro Edson Fachin favorável a ação apresentada pelo Instituto Opnus, assegurou o direito à divulgação dos resultados a partir do dia 27/01 (processo nº 0600030-11.2022.6.00.0000).

Eures Ribeiro está comendo pelas beiradas

Enquanto os tubarões brigam o Secretário Estadual Eures Ribeiro vem comendo pelas beiradas fazendo o que mais gosta, trabalhar e visitar os municípios.

Depois de trabalhar a semana toda na SEDUR (Secretário de Desenvolvimento) onde é Secretário, Eures Ribeiro passa os finais de semana visitando os municípios e resolvendo os problemas da população (já tendo visitado mais de 10 municípios em apenas 1 final de semana).

No último final de semana Eures Ribeiro mostrou sua força e prestígio quando reuniu uma multidão (seguindo todos os protocolos para a não proliferação da COVID-19) no município de Bom Jesus da Lapa para dar apoio ao Deputado Federal Sérgio Brito conhecido como o Deputado das Obras pelo excelente trabalho que faz em prol da população. 

Muita felicidade ver uma pessoa tão importante como o deputado federal Sérgio Brito se emocionar com a gratidão dos lapenses e o compromisso com ele.
Também fiquei muito agradecido de ter importantes representantes de diversos locais que se deslocaram até Bom Jesus da Lapa, como os representantes de Serra do Ramalho, Ibotirama, Sítio do Mato, Igaporã, Santana.
Já são mais de 60 territórios que nos apoiam e acreditam no nosso projeto e pode ter certeza que faremos o melhor para Bahia.

Mostramos a força e o real compromisso do nosso grupo com toda a região. A felicidade da receptividade de toda população foi muito emocionante e me dá força para continuar no trabalho de desenvolver ainda mais nossa região. “Eures Ribeiro”

Também tenho

Foi então providencial uma outra pesquisa interna, dessa vez encomendada pelo PL nacional, que apontava uma liderança folgada de ACM Neto sobre Jaques Wagner e sobre o ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), que não viu seu nome decolar mesmo após as ações de atenção do governo federal às vítimas das chuvas na Bahia.

As reações são as de sempre: “pesquisa cada um tem a sua” e “o que vale é quando a bola rola”. João Roma, por exemplo, apareceu com a clássica “treino é treino e jogo é jogo”.

Santas pesquisas

Com a falta da aferição de popularidade devido ao cancelamento da Lavagem do Bonfim, prosperam as pesquisas de consumo interno que são devidamente vazadas para alimentar comentários com os possíveis favoritos à corrida ao Palácio de Ondina e pela vaga no Senado em 2022.

Na última edição desta coluna, falamos de pesquisa interna do PT que apontava uma possível virada do senador Jaques Wagner (PT) sobre o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) quando o Galego aparecia associado ao ex-presidente Lula (PT).

A alegria da turma do governador Rui Costa (PT) e de Wagner saltava aos olhos e às falas.

O destino de Roma

Se as pesquisas internas devidamente vazadas não alteram as posições de ACM Neto e Jaques Wagner como cabeças de suas chapas, o mesmo não pode ser dito quanto às pretensões de João Roma. O ministro da Cidadania, que ainda precisava conseguir consenso em torno de seu nome no Republicanos, agora enfrenta a desconfiança causada pelos números dos levantamentos, sejam registrados na Justiça Eleitoral ou para consumo interno.

“Os bolsonaristas já não queriam Roma por ser ligado a Neto e agora ele também não parece bem nas pesquisas.

Aqui na Bahia, precisamos de um bom nome para atrair votos para o presidente Jair Bolsonaro (PL)”, disse um influente bolsonarista baiano.

Cerco aos prefeitos

O governador Rui Costa (PT) vai começar a dar um aperto nos prefeitos que pretendem debandar para o lado de ACM Neto ou de João Roma, o que poderia atrapalhar os planos de Jaques Wagner nas eleições de outubro. Na segunda-feira 17.jan.2022, Rui se reuniu com o prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos – reeleito em 2020 pelo PSB.

O gestor pediu desfiliação em 2021 após participar de atos de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

Não se sabe se o petista conseguirá desconverter Vasconcelos do bolsonarismo, que é forte entre produtores do oeste baiano. O prefeito, inclusive, realiza às quartas lives aos moldes das realizadas pelo presidente às quintas.

Plágio

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) avisou ao presidenciável Ciro Gomes (PDT), que lançou sua pré-candidatura na última sexta-feira 21.jan.2022 com o slogan “A Rebeldia da Esperança”, que já usa o “Rebele-se” há muito tempo. “Avisa o Ciro Gomes que o slogan REBELE-SE já é usado por mim faz tempo.

Modéstia à parte, com propriedade”, escreveu Alice no Twitter, com muito bom humor.

Ciro só resolveu ser rebelde depois dos 60, na quarta tentativa de ser presidente da República.

Ciro mais educado

E por falar no lançamento da pré-candidatura de Ciro Gomes (PDT) à Presidência, o ex-governador do Ceará tentou demonstrar que não é mais aquele sujeito ignorante ao responder, na coletiva, o site Brasil 247, simpático ao ex-presidente Lula. Um articulista do portal questionou sobre a construção de uma possível frente de esquerda no primeiro turno do pleito deste ano e o comportamento de Ciro no segundo turno das eleições de 2018, quando o pedetista viajou a Paris ao invés de fazer campanha para o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT). O presidenciável do PDT deu uma longa resposta criticando Lula, o PT e, no final, acusou o Brasil 247 de, além de fazer campanha a favor do petista, ser financiado com dinheiro sujo. No passado, teria feito só o ataque.

Vacinação e pirão de café

Quem acompanha os discursos do governador Rui Costa pelo interior já sabe mais ou menos o roteiro e os assuntos que não podem faltar. Há sempre uma fala sobre a mãe dele, o cuidado que ela tinha com os jovens da Liberdade, onde mantinha uma creche e, claro, a história do pirão de café, que dá, como diz, muita energia.

Um deputado disse que até já pesquisou como preparar a iguaria de tanto que o governador comenta; mas confidenciou que ainda não experimentou.


Ex-prefeito de Salvador, João Henrique ou João Conselheiro

O ex-prefeito de Salvador João Henrique ainda não definiu se disputará alguma coisa nas eleições de 2022, mas vem se empenhando em sua página no Instagram a dar dicas sobre a contemporaneidade. Dentre os assuntos, estão comentários sobre as profissões do futuro até a “iluminação interior”. No vídeo postado há dois dias, o ex-prefeito enfatiza que trabalho remoto, ensino on-line e home office são caminhos sem volta.

O que parece não ter voltado também é a popularidade de João.

Apesar da boa produção dos vídeos, a última edição não chegou a 80 visualizações.

A experiência de ex-prefeito não ajuda muito a nova carreira de “influencer”.

Prefeito de São Félix do Coribe entrega presente ao vice-governador João Leão, Leão gatinho?

O vice-governador João Leão (PP) recebeu de presente uma escultura em metal de um leão negro em tamanho real, assinada pelo artista plástico Leo Arte em Metal. O mimo foi dado pelo prefeito de São Félix do Coribe, o aliado Chepa Ribeiro (PP). “Um primor, bonitões e bonitonas, um primor”, escreveu o vice-governador nas redes sociais. Um político da oposição não perdeu o timing e tratou de comentar ao analisar a imagem durante um jantar. “Esse de metal aí é igual ao original, que, na hora do vamos ver, vai miar igual gatinho ou emudecer”. O oposicionista se referia à candidatura do pepista ao governo da Bahia.

PP cai na real

Os progressistas começaram a trabalhar com um número mais real para a eleição de quadros na Assembleia Legislativa da Bahia. Se antes falavam em eleger 10 deputados – o que acrescentaria em uma cadeira a atual bancada – os novos cálculos, mais realistas, giram em torno de 4 ou 5 assentos.

Isso com a promessa do vice-governador João Leão (PP) de jogar ex-prefeitos na chapa para fazer a famosa “rabada”.

Quem fica?

Os atuais deputados do PP Aderbal Caldas e Luiz Augusto não são candidatos. Robinho, que rompeu com o governo, só permanece no ninho progressista se for lançada uma agora improvável candidatura de João Leão ao Palácio de Ondina.

Os que devem permanecer na sigla para disputar a reeleição são Eduardo Salles, Nelson Leal, Antônio Henrique e, talvez, Niltinho.

O desejado PSB

A possibilidade de uma federação com o PT tem tornado o PSB, presidido na Bahia pela deputada federal Lídice da Mata, muito atraente. Alguns políticos que já estavam com o pé fora da sigla avaliam permanecer. É o caso do deputado estadual Marquinho Viana, que tinha conversas avançadas com o PSD, mas recuou com a possibilidade da federação.

Lembra de Niltinho (PP), que talvez permaneça no Progressistas?

Esse “talvez” é justamente devido aos encantos que os socialistas terão caso a união com o PT saia do papel.

Indeciso

Quem ainda não sabe para onde vai é o deputado estadual Euclides Fernandes, que não permanecerá no PDT após a saída do partido da base de Rui Costa (PT). O pedetista chegou a receber convite de João Leão, mas só deve confirmar para onde irá em março.

No auge da crise entre a bancada do PDT com o presidente da sigla, o deputado federal Félix Mendonça Júnior, o nome de Euclides chegou a ser especulado para o PSB.

Novo ânimo

A assiduidade do senador Jaques Wagner (PT) nas agendas oficiais do governador Rui Costa no interior tem chamado a atenção e a explicação para isso não foi somente a cobrança dos parlamentares da base que pediam a presença do pré-candidato.

Números de pesquisa interna do PT animaram o “Galego”, que vê no “efeito Lula” a via de acesso ao Palácio de Ondina.

Se no confronto direto com o pré-candidato do DEM, ACM Neto, o petista perde com margem considerável, quando associado a Lula o senador vê o quadro se inverter.

Os jantares de Jutahy

O ex-deputado federal tucano Jutahy Júnior já deixou muito claro que seu período de candidato já passou, mas as movimentações do político mostram que ele está muito vivo na cena estadual. Da série de jantares e conversas que publicou nos últimos seis dias, chamou a atenção o encontro com Marcelo Nilo, atualmente no PSB. Apesar dos dois terem uma amizade que ultrapassa questões ideológicas, a conversa aconteceu justamente em meio às especulações de que Nilo poderia apoiar ACM Neto. O deputado federal Leur Lomanto Jr (DEM) comentou a foto com “emojis” de aplausos. Dois dias depois, Jutahy teve encontro com o prefeito Bruno Reis (DEM). Costura de chapa?

Venda imoral

Repercutiu intensamente em Itapetinga uma postagem feita pelo Instagram do site Sudoeste em Foco denunciando que produtos doados pela prefeitura local para quem perdeu tudo em função das chuvas estariam sendo comercializados publicamente na internet. Um morador beneficiado anunciou um fogão novo, na caixa, e um colchão. A prefeitura prometeu investigar o caso.

Raivoso e intempestivo

O vereador de Salvador Daniel Alves (PSDB) criticou as declarações do governador Rui Costa (PT) de que pode limitar ainda mais o público em eventos, por conta do desrespeito às medidas sanitárias. “O governador mostrou que nunca foi uma decisão técnica. Ao ameaçar reduzir ainda mais o público em eventos porque alguns não estão cumprindo (as regras), Rui revela o que nós já sabemos, que é autoritário e toma decisões de forma raivosa e intempestiva”.

Cargos eternos de Nilo

Mesmo mantendo abertamente conversações com o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), pré-candidato ao Palácio de Ondina, o deputado federal Marcelo Nilo (PSB) segue com aliados empregados no governo Rui Costa (PT) em cargos de confiança. Alguns desses indicados estão no governo desde que o parlamentar era presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, função que ocupou por longos 10 anos consecutivos. Entre os nomes está, no primeiro escalão, o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Neto. Isso sem falar em inúmeros cargos de segundo e terceiro escalões e em empresas públicas, a exemplo da Embasa.

Aliados preferenciais

Com tantos cargos no governo petista, muita gente no meio político duvida que Marcelo Nilo esteja disposto a romper com o PT. Vale lembrar que não é a primeira vez que o deputado expõe o desejo de participar de uma chapa majoritária ou mesmo ameaça ir para a oposição. Em 2018, ele reclamou do tratamento recebido do governador Rui Costa, que, segundo Nilo, prestigia demais o PSD e o PP e esquece dos demais aliados. Na época, declarou que, desse jeito, é melhor virar oposicionista.

Despedida?

Aliás, aliados governistas de Marcelo Nilo avaliam que o sonho dele de disputar o Senado em 2022 pode se converter numa “honrosa despedida da política”. Isso porque, avaliam, ele seria presa fácil para Otto Alencar (PSD), que deve disputar a reeleição na chapa do senador Jaques Wagner (PT), postulante ao governo da Bahia. Nem a força de ACM Neto, acreditam esses aliados, seria capaz de mudar esse cenário. Uma derrota representaria uma despedida de Nilo da política.

Elas também querem a vice

Com tanta especulação no tabuleiro da política, o que mais aparece é candidato a vice-governador na chapa de ACM Neto (DEM). Mas, nos últimos dias, as especulações sobre uma vice mulher cresceram. Um novo nome cogitado é o da deputada estadual Jusmari Oliveira (PSD), representante da região oeste.

Embora esteja em um partido da base governista, Jusmari já foi carlista e o marido dela, Oziel Oliveira, ex-prefeito de Luís Eduardo Magalhães, deve concorrer a uma cadeira na Câmara Federal por um partido oposicionista.

Na Região Metropolitana de Salvador (RMS), um grupo de aliados a Neto propôs para vice o nome da deputada federal e primeira-dama de Simões Filho, Kátia Oliveira (MDB).

A vaga do PP

Após o ex-presidente Lula afirmar que não abrirá mão da candidatura do PT ao governo da Bahia – a informação foi publicada na coluna de Guilherme Amado, do site Metrópoles, no sábado (8) – ficou claro para o PP baiano que a saída para continuar no grupo será mesmo indicar o vice na chapa de Jaques Wagner.

João Leão continua a tensionar, mas, dizem alguns progressistas, a corda já esgarçou. Agora, é escolher o sucessor do Bonitão, já que o Galego aparentemente garantiu a cabeça de chapa.

O PP trabalha com nomes como o do presidente da UPB, Zé Cocá, os deputados estaduais Nitinho e Nelson Leal (licenciado) e o ex-deputado estadual Roberto Muniz.

Lobby por Moro

A deputada federal Dayanne Pimentel (PSL) acredita que o União Brasil, partido que vai surgir da fusão da sigla da parlamentar baiana com o DEM, deve apoiar a candidatura presidencial do ex-juiz Sérgio Moro (Podemos). Ela trabalha, inclusive, nesse sentido.

Segundo especulações da imprensa do sul do país, o prazo para essa definição é abril. “Existe sim diálogos neste sentido. Desacredito de que Moro e União Brasil irão caminhar em lados opostos”, disse a deputada à coluna.

Caso haja uma aliança, o vice do ex-juiz pode ser o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM).

O pitaco de Prisco

O deputado estadual Capitão Alden (PSL) foi às redes sociais e já apresentou aquela que seria a chapa bolsonarista para disputar o governo e Senado em 2022: o ministro da Cidadania João Roma (Republicanos) na cabeça, tendo ao lado a médica e defensora do tratamento precoce contra a Covid Raíssa Soares.

Alden aproveitou a oportunidade para se lançar candidato a deputado federal. Um dos que responderam à postagem foi o deputado estadual Soldado Prisco (PSC), candidato à reeleição:

“Com certeza, estadual é soldado Prisco”. Até o início da tarde desta segunda (10), a postagem havia recebido 10,5 mil curtidas.

Foi o líder

Por falar em chapa, os vereadores de Salvador começam 2022 tendo que resolver um problema gigante com as lideranças que são contratadas em seus gabinetes. No final de 2021, o presidente de Casa, Geraldo Júnior (MDB), aprovou um abono de R$ 920, o que frustrou quem esperava pelo menos a repetição do ano anterior, quando foram pagos R$ 6 mil.

A estratégia dos vereadores é dizer que nada sabiam e culpar o “líder”, como é chamado o emedebista. As “forças ocultas”, em ano eleitoral, estão tirando corpo fora do problema.

Lavoura

Em nome da defesa da lavoura cacaueira baiana, o deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) e a deputada estadual Talita Oliveira (PSL) se uniram para reivindicar ao governo federal o perdão das dívidas dos cacuicultores do sul da Bahia em função dos prejuízos econômicos provocados pelas fortes chuvas na região.

Os dois fizeram a solicitação na semana passada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. “Essa é uma causa suprapartidária”, disse Félix.

FONTE: Toda Bahia / Blog Jovane Sales

Jovane Sales nasceu em Macaúbas-BA. Desde criança sempre foi apreciador da leitura; concluiu o curso magistério com apenas 17 anos de idade. Com seu carisma, conquistou amizade das crianças, jovens e principalmente das pessoas com mais idade. Jovane Sales sempre gostou de política, foi Vereador, trabalhou na Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa da Bahia e atualmente é funcionário concursado da Prefeitura de Macaúbas. Pensando na população ele criou um Blog para atualizar a todos sobre o que está acontecendo na Região da Bacia do Paramirim, Bahia, Brasil e mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *